• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os benefícios terapêuticos da sauna

Opinião  »  2017-02-16  »  Juvenal Silva

"A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude"

A sauna é um benefício por muitos desconhecido e por outros negligenciado, sendo contudo, um dos melhores métodos para o aperfeiçoamento da forma física e da beleza, constituindo um tratamento de excelência na depuração orgânica e de extraordinária eficácia para o fortalecimento dos músculos, das articulações e,no aumento do rendimento da atividade, tanto física como intelectual.
A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude, do bem estar e reveste-se da maior importância para quem exerce desportos de grande exigência física.
- A sauna já era utilizada pelos nómadas Finlandeses, desde há 9 mil anos, como terapia de recurso na cura ou tratamento de várias enfermidades, em que se destacam:
- Afeções devidas a resfriados, gripe, constipações, catarro das vias respiratórias.
- Afeções nervosas do sistema neurovegetativo, insónia, tendências depressivas.
- Afeções reumatismais como mialgia crónica ou aguda, lumbago, ciática, articulações.
- Afeções da pele como furunculose, acne, abcesso das glândulas sudoríparas, erupções cutâneas com prurido, reações alérgicas da pele.
- Perturbações do metabolismo como obesidade, pela estimulação do maior emunctório do organismo que é a pele, para a eliminação dos resíduos metabólicos, sempre associado a regime nutricional específico.
A sudação é necessária ao coração porque exerce um alívio produzido pela transpiração, mas é necessário não exceder 15 minutos e, não é recomendável a quem sofra de afeção valvular ou miocárdio.
Durante a sudação, a diurese diminui, do que resulta um esforço da concentração da urina e é sobre o coração e a circulação sanguínea que a sauna exerce a sua ação mais importante. Verifica-se, por vezes, que a tensão arterial normal não sofre qualquer modificação, ou quando muito, uma ligeira descida.
Nos casos de hipertensão ligeira, assiste-se geralmente a uma baixa sensível e as perturbações associadas a esta afeção, como dores de cabeça, diminuem.
Para quem não saiba, na Finlândia a sauna é uma paixão nacional e, para uma população de 5.300 milhões de pessoas, existem 3.3 milhões de saunas…
A sauna utilizada para efeitos terapêuticos,não deverá ultrapassar 15 minutos de permanência e deverá ser seguida de banho de água fria em piscina ou chuveiro, por alguns segundos. Poderá repetir-se uma vez mais, de acordo com a capacidade de cada pessoa.
A isto chama-se terapia por contraste de temperaturas, porque o calor produz vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, acelerando as funções vitais, enquanto que o frio provoca a vasoconstrição e facilita o retorno sanguíneo, equilibrando as funções do organismo.
A sauna está contra indicada para crianças, tuberculose, insuficiência valvular e miocárdio, hipertensão arterial, pós trombose, esgotamento intenso, emagrecimento acentuado, anemias ou leucemias, cancro, epilepsia, doenças mentais, doenças oculares e doenças venéreas. Equilibrar a alimentação tanto em proteínas, como minerais e vitaminas e, baseá-la em produtos de fácil digestão
- Proporcionar ao organismo momentos de diversão e horas livres de lazer e repouso.
- Exercitar o organismo com atividades e físicas ao livre.
Com a devida vénia, cito o saudoso Dr. Bernard Detmar: “Até onde nos é dado ver, há forças na Natureza que nos impelem para a saúde, para o pleno desenvolvimento e maturidade, e isto tanto no que diz respeito ao homem como aos animais.
Quando verificamos que um homem nos seus melhores anos de rendimento decai e adoece, podemos concluir com absoluta segurança que foi vencido por algum poder estranho à natureza e inimigo desta.”

 

 

 Outras notícias - Opinião


O quarto milagre de Fátima »  2018-09-13  »  Jorge Carreira Maia

O começo do ano lectivo é marcado pela generalização de uma nova reforma do sistema educativo. A ideia que está na base de mais uma aventura na educação portuguesa prende-se com a convicção da actual equipa do Ministério da Educação de que o trabalho realizado pelo professorado está globalmente desadequado às exigências do século XXI.
(ler mais...)


Poesia nos posters »  2018-09-12  »  José Mota Pereira

Eu não entendia. Nem poderia entender (aos seis, sete, oito anos de idade) o alcance daquelas palavras. Mas havia naqueles dois posters um magnetismo, uma espécie de magia que me prendiam às palavras que deles saltavam para os meus olhos.
(ler mais...)


Rentrée »  2018-09-12  »  Anabela Santos

O mês de Agosto já passou, acabaram as férias, o verão vai deixar-nos e aproxima-se o Outono.

Chegou Setembro, o mês do(s) recomeço(s). Na minha opinião, seria a altura de abrirmos uma garrafa de champanhe, de fazer um brinde à nova época, um brinde à vida.
(ler mais...)


Ansiedade: uma doença da sociedade moderna »  2018-09-12  »  Juvenal Silva

O que é a ansiedade?

A ansiedade é uma emoção causada por uma ameaça observada ou experimentada e, que o organismo utiliza como mecanismo para reagir de forma saudável às pressões da vida ou até a situações de perigo.
(ler mais...)


Olha, a gaivota! Olha a gaivota! »  2018-09-01  »  Maria Augusta Torcato

 As ideias estão ainda de férias. Se a palavra não fosse tão feia, eu até a utilizaria mais – procrastinação. Meu Deus, que palavra horrível para dizer apenas que se anda com  preguiça, sem vontade, a adiar o que tem de ser feito.
(ler mais...)


O passado e a tradição »  2018-08-30  »  Jorge Carreira Maia

Graças a um artigo de António Guerreiro, no Público, descobri dois versos extraordinários do realizador e poeta italiano Pier Paolo Pasolini. Deste, conheço alguns filmes, mas nunca li a sua poesia.
(ler mais...)


Ética »  2018-08-29  »  Inês Vidal

As novas tecnologias e a Internet - admirável mundo este que nos leva ao outro lado do globo num segundo - vieram mudar os nossos dias, rotinas, até o tom e a forma das nossas conversas. “O meio é a mensagem”, já anunciavam há muito alguns teóricos destas coisas da comunicação.
(ler mais...)


Agosto »  2018-08-29  »  José Mota Pereira

O mês de Agosto vai-se despedindo, a pouco e pouco, nestes dias e noites quentes.

Não há novidade nisto: Agosto ainda é o mês em que, por todo o país, se toma conta dos largos e se dança, canta, convive nas festas populares, trazendo vida aos territórios a que chamamos aldeias e de onde, se há notícias ao longo do ano, é para contar do abandono e da desertificação.
(ler mais...)


Uso e abuso de substancias químicas: a dependência de drogas e álcool »  2018-08-29  »  Juvenal Silva

O uso e abuso de substâncias químicas caracteriza-se por uma dependência, tanto psicológica como física, de drogas, incluindo-se medicamentos com receita médica e álcool.

O que é uma dependência química? Acontece quando um indivíduo necessita de uma droga para funcionar.
(ler mais...)


Protectorado »  2018-08-16  »  Jorge Carreira Maia

O Verão teve, até agora, dois acontecimentos políticos maiores. O caso Robles e o fogo de Monchique. Maiores para os mass media e para uma certa direita social. Por direita social não me refiro aos partidos políticos de direita, os quais não estiveram particularmente mal em ambos os casos, mas àqueles que se manifestam nas redes sociais, nas caixas de comentários dos jornais online, que surgem como espontâneos nos directos das televisões, isto é, a uma militância informe, mas muito activa, que vive despeitada pelos seus não estarem no governo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2018-09-13  »  Jorge Carreira Maia O quarto milagre de Fátima
»  2018-09-12  »  José Mota Pereira Poesia nos posters
»  2018-09-12  »  Anabela Santos Rentrée