• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 18° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 13° / 4°
Céu nublado
Ter.
 13° / 6°
Claro
Torres Novas
Hoje  15° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os benefícios terapêuticos da sauna

Opinião  »  2017-02-16  »  Juvenal Silva

"A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude"

A sauna é um benefício por muitos desconhecido e por outros negligenciado, sendo contudo, um dos melhores métodos para o aperfeiçoamento da forma física e da beleza, constituindo um tratamento de excelência na depuração orgânica e de extraordinária eficácia para o fortalecimento dos músculos, das articulações e,no aumento do rendimento da atividade, tanto física como intelectual.
A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude, do bem estar e reveste-se da maior importância para quem exerce desportos de grande exigência física.
- A sauna já era utilizada pelos nómadas Finlandeses, desde há 9 mil anos, como terapia de recurso na cura ou tratamento de várias enfermidades, em que se destacam:
- Afeções devidas a resfriados, gripe, constipações, catarro das vias respiratórias.
- Afeções nervosas do sistema neurovegetativo, insónia, tendências depressivas.
- Afeções reumatismais como mialgia crónica ou aguda, lumbago, ciática, articulações.
- Afeções da pele como furunculose, acne, abcesso das glândulas sudoríparas, erupções cutâneas com prurido, reações alérgicas da pele.
- Perturbações do metabolismo como obesidade, pela estimulação do maior emunctório do organismo que é a pele, para a eliminação dos resíduos metabólicos, sempre associado a regime nutricional específico.
A sudação é necessária ao coração porque exerce um alívio produzido pela transpiração, mas é necessário não exceder 15 minutos e, não é recomendável a quem sofra de afeção valvular ou miocárdio.
Durante a sudação, a diurese diminui, do que resulta um esforço da concentração da urina e é sobre o coração e a circulação sanguínea que a sauna exerce a sua ação mais importante. Verifica-se, por vezes, que a tensão arterial normal não sofre qualquer modificação, ou quando muito, uma ligeira descida.
Nos casos de hipertensão ligeira, assiste-se geralmente a uma baixa sensível e as perturbações associadas a esta afeção, como dores de cabeça, diminuem.
Para quem não saiba, na Finlândia a sauna é uma paixão nacional e, para uma população de 5.300 milhões de pessoas, existem 3.3 milhões de saunas…
A sauna utilizada para efeitos terapêuticos,não deverá ultrapassar 15 minutos de permanência e deverá ser seguida de banho de água fria em piscina ou chuveiro, por alguns segundos. Poderá repetir-se uma vez mais, de acordo com a capacidade de cada pessoa.
A isto chama-se terapia por contraste de temperaturas, porque o calor produz vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, acelerando as funções vitais, enquanto que o frio provoca a vasoconstrição e facilita o retorno sanguíneo, equilibrando as funções do organismo.
A sauna está contra indicada para crianças, tuberculose, insuficiência valvular e miocárdio, hipertensão arterial, pós trombose, esgotamento intenso, emagrecimento acentuado, anemias ou leucemias, cancro, epilepsia, doenças mentais, doenças oculares e doenças venéreas. Equilibrar a alimentação tanto em proteínas, como minerais e vitaminas e, baseá-la em produtos de fácil digestão
- Proporcionar ao organismo momentos de diversão e horas livres de lazer e repouso.
- Exercitar o organismo com atividades e físicas ao livre.
Com a devida vénia, cito o saudoso Dr. Bernard Detmar: “Até onde nos é dado ver, há forças na Natureza que nos impelem para a saúde, para o pleno desenvolvimento e maturidade, e isto tanto no que diz respeito ao homem como aos animais.
Quando verificamos que um homem nos seus melhores anos de rendimento decai e adoece, podemos concluir com absoluta segurança que foi vencido por algum poder estranho à natureza e inimigo desta.”

 

 

 Outras notícias - Opinião


O que se perfila »  2017-11-30  »  Jorge Carreira Maia

Apesar dos trágicos acontecimentos ligados aos incêndios e de algumas patetices governamentais, a esquerda continua, nas sondagens, a ser largamente maioritária. O problema começa agora que os acordos, que estabeleceram a coligação parlamentar, estão praticamente cumpridos.
(ler mais...)


O sentido da vida »  2017-11-29  »  Carlos Tomé

Há pessoas que vivem toda a vida sem se dar por elas. No fundo parece que não calcam o mesmo chão, que não bebem o seu café na Praça, uma italiana com adoçante faxavor, parece que não andam cá por estas bandas, são como o homem invisível, por vezes só se vê o contorno do casaco, remetendo-se a um silêncio exasperante e a uma invisibilidade que nos alimenta a ilusão de termos alguma importância ao pé deles.
(ler mais...)


TRANSIÇÃO EM CURSO »  2017-11-29  »  Denis Hickel

Nos dias que correm, quando falamos sobre o futuro das cidades, devemos acrescentar à lista dos problemas ambientais em curso o futuro robótico que se avizinha e o impacto geral que a tecnologia poderá trazer para as nossas vidas.
(ler mais...)


Palermas de serviço »  2017-11-29  »  Maria Augusta Torcato

Pode inferir-se uma modalidade depreciativa a partir do título, mas esta classe, que se pode subdividir em subclasses, tem um papel fundamental na orgânica da vida e das estruturas organizacionais do sistema (ou sistemas) em que nos integramos e de que dependemos.
(ler mais...)


ORU »  2017-11-29  »  António Gomes

A operação de reabilitação urbana – ORU – que tem estado em discussão pública, é um documento importante pelas consequências que poderá trazer à cidade de Torres Novas.
(ler mais...)


Deus 2.0 »  2017-11-29  »  José Ricardo Costa

O problema da existência de Deus foi, até ao século XIX, tema incontornável da Filosofia, não havendo filósofo que não metesse a sua colherada nem que fosse para deitar veneno. Depois, quase recebeu a extrema-unção.
(ler mais...)


Propólis: um poderoso antibiótico natural »  2017-11-29  »  Juvenal Silva

As abelhas protegem com segurança o seu reduto, a colmeia: contra os fungos, os vírus e as bactérias que se formam com a decomposição dos bichos que tentam entrar nos seus enxames, como ratos, vermes, aranhas, etc.
(ler mais...)


Os corvos-marinhos estão de volta. »  2017-11-29  »  Nuno Curado

Já há alguns anos que os choupos encostados à ponte da Levada são o pouso matinal de um grupo de corvos-marinhos que frequenta a cidade. Para quem não os conhece, parecem umas garças de cor preta e bico mais grosso, com uma mancha branca e amarela na face.
(ler mais...)


“A política é como os amigos” »  2017-11-29  »  Rosa Amora

A política, meus amigos, é como vocês. Por vezes leve, às vezes pesada, pode ser tão brincalhona como tão séria que chega a doer.
E a amizade é mesmo como a política. Tem altos e baixos, é inspiração, é luta, é carinho pelos outros.
(ler mais...)


A Nikita em Torres Novas (ou uma crónica pessoal pouco ou nada revolucionária no Centenário da Revolução de Outubro) »  2017-11-29  »  José Mota Pereira

Recuemos a 1985. Ao final desse ano. Elton John lançou “Nikita” um dos seus maiores sucessos musicais. A temática era claramente influenciada pelo ambiente de mudança que se começava a viver na Europa de Leste, desde que em março, na União Soviética, Gorbachev chegara a secretário geral do PCUS, anunciando um plano de reformas – a Perestroyka – que viria a alterar o mapa do mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)