• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 12 de Dezembro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 16° / 6°
Céu nublado
Sex.
 15° / 7°
Períodos nublados
Qui.
 15° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  13° / 9°
Céu muito nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os benefícios terapêuticos da sauna

Opinião  »  2017-02-16  »  Juvenal Silva

"A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude"

A sauna é um benefício por muitos desconhecido e por outros negligenciado, sendo contudo, um dos melhores métodos para o aperfeiçoamento da forma física e da beleza, constituindo um tratamento de excelência na depuração orgânica e de extraordinária eficácia para o fortalecimento dos músculos, das articulações e,no aumento do rendimento da atividade, tanto física como intelectual.
A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude, do bem estar e reveste-se da maior importância para quem exerce desportos de grande exigência física.
- A sauna já era utilizada pelos nómadas Finlandeses, desde há 9 mil anos, como terapia de recurso na cura ou tratamento de várias enfermidades, em que se destacam:
- Afeções devidas a resfriados, gripe, constipações, catarro das vias respiratórias.
- Afeções nervosas do sistema neurovegetativo, insónia, tendências depressivas.
- Afeções reumatismais como mialgia crónica ou aguda, lumbago, ciática, articulações.
- Afeções da pele como furunculose, acne, abcesso das glândulas sudoríparas, erupções cutâneas com prurido, reações alérgicas da pele.
- Perturbações do metabolismo como obesidade, pela estimulação do maior emunctório do organismo que é a pele, para a eliminação dos resíduos metabólicos, sempre associado a regime nutricional específico.
A sudação é necessária ao coração porque exerce um alívio produzido pela transpiração, mas é necessário não exceder 15 minutos e, não é recomendável a quem sofra de afeção valvular ou miocárdio.
Durante a sudação, a diurese diminui, do que resulta um esforço da concentração da urina e é sobre o coração e a circulação sanguínea que a sauna exerce a sua ação mais importante. Verifica-se, por vezes, que a tensão arterial normal não sofre qualquer modificação, ou quando muito, uma ligeira descida.
Nos casos de hipertensão ligeira, assiste-se geralmente a uma baixa sensível e as perturbações associadas a esta afeção, como dores de cabeça, diminuem.
Para quem não saiba, na Finlândia a sauna é uma paixão nacional e, para uma população de 5.300 milhões de pessoas, existem 3.3 milhões de saunas…
A sauna utilizada para efeitos terapêuticos,não deverá ultrapassar 15 minutos de permanência e deverá ser seguida de banho de água fria em piscina ou chuveiro, por alguns segundos. Poderá repetir-se uma vez mais, de acordo com a capacidade de cada pessoa.
A isto chama-se terapia por contraste de temperaturas, porque o calor produz vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, acelerando as funções vitais, enquanto que o frio provoca a vasoconstrição e facilita o retorno sanguíneo, equilibrando as funções do organismo.
A sauna está contra indicada para crianças, tuberculose, insuficiência valvular e miocárdio, hipertensão arterial, pós trombose, esgotamento intenso, emagrecimento acentuado, anemias ou leucemias, cancro, epilepsia, doenças mentais, doenças oculares e doenças venéreas. Equilibrar a alimentação tanto em proteínas, como minerais e vitaminas e, baseá-la em produtos de fácil digestão
- Proporcionar ao organismo momentos de diversão e horas livres de lazer e repouso.
- Exercitar o organismo com atividades e físicas ao livre.
Com a devida vénia, cito o saudoso Dr. Bernard Detmar: “Até onde nos é dado ver, há forças na Natureza que nos impelem para a saúde, para o pleno desenvolvimento e maturidade, e isto tanto no que diz respeito ao homem como aos animais.
Quando verificamos que um homem nos seus melhores anos de rendimento decai e adoece, podemos concluir com absoluta segurança que foi vencido por algum poder estranho à natureza e inimigo desta.”

 

 

 Outras notícias - Opinião


O drama dos partidos de poder »  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia

A crise em que se arrasta o principal partido da oposição, o PSD, é sintomática da natureza dos partidos de poder em Portugal. São fortes e sólidos quando estão no poder; são frágeis e à beira da desagregação quando a governação lhes foge.
(ler mais...)


Mulheres »  2018-12-07  »  Inês Vidal

São mulheres. São presidentes, directoras, empresárias, polícias, bombeiras, autarcas, entre tantas outras profissões ou actividades. Acima de tudo, são mulheres. Ocupam cargos que um dia foram tradicionalmente de homens, ou foram as primeiras a fazê-lo por estas bandas.
(ler mais...)


Direito à indignação »  2018-12-07  »  Fernando Faria Pereira

O conceito deve-se, tanto quanto me lembro a Mário Soares, figura incontornável da democracia, que protagonizou a Presidência Aberta pelo Ambiente em resposta ao artigo 66º da constituição (ambiente e qualidade de vida) que estipula no seu nº 1: todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.
(ler mais...)


Amasso Friday »  2018-12-07  »  Miguel Sentieiro

Vi as imagens daquela massa humana compactada à porta da loja de aspiradores na tal Black Friday. Numa primeira análise temo confessar que também embarquei na tese “ o que passa na cabeça destes mentecaptos para, numa 6ª feira de manhã, se sujeitarem a uma espera de horas neste degredo massivo?”.
(ler mais...)


As estradas do concelho de Torres Novas »  2018-12-07  »  António Gomes

Uma parte muito significativa das estradas, ruas, ruelas, largos, rotundas, somando mais de cem, que fazem parte da rede viária deste concelho, encontram-se em estado de deterioração mais ou menos avançado. Algumas situações estão mesmo num estado miserável, como sabemos.
(ler mais...)


Como funciona a nossa memória »  2018-12-07  »  Juvenal Silva

 

A memória é essencial para a nossa capacidade de gravar, armazenar e recuperar informações. A nossa memória é uma máquina fantástica, que contém as nossas perceções, os nossos sentimentos, as nossas memórias, imaginação e permite-nos pensar e, ser quem somos.
(ler mais...)


Filhos e netos »  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia

Para o meu neto Manuel.

Há uma diferença essencial, para um pai e avô, entre o nascimento de um filho e o de um neto. O nascimento do filho traz com ele, para além do prazer que a sua vinda significa, problemas práticos.
(ler mais...)


Palavra passe »  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira

Estaciono à primeira. Entro no café. Portas automáticas. 3 rapazes: o do lado de lá e outros 2. Boa noite! Bnoite. 1 Água com gás natural sem copo. A televisão está no CM: desgraças, previsíveis ameaças.
(ler mais...)


Biblioteca com vida »  2018-11-21  »  Anabela Santos

Há muitos anos, não quero lembrar quantos para não recordar que já estou na “meia idade”, subia, com alguma regularidade, a ladeira de Salvador e dirigia-me à biblioteca municipal, que ficava junto da igreja.
(ler mais...)


Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados »  2018-11-21  »  Juvenal Silva

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, são mais comuns entre as estações de outono e inverno.

Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor garganta, cansaço, perda de apetite, febre baixa, embora nas crianças possa ser mais elevada ocasionalmente.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia Filhos e netos
»  2018-11-21  »  Juvenal Silva Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados
»  2018-11-21  »  Anabela Santos Biblioteca com vida
»  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira Palavra passe
»  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia O drama dos partidos de poder