• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 20 de Outubro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 25° / 11°
Períodos nublados
Dom.
 22° / 10°
Períodos nublados
Sáb.
 21° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  23° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os benefícios terapêuticos da sauna

Opinião  »  2017-02-16  »  Juvenal Silva

"A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude"

A sauna é um benefício por muitos desconhecido e por outros negligenciado, sendo contudo, um dos melhores métodos para o aperfeiçoamento da forma física e da beleza, constituindo um tratamento de excelência na depuração orgânica e de extraordinária eficácia para o fortalecimento dos músculos, das articulações e,no aumento do rendimento da atividade, tanto física como intelectual.
A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude, do bem estar e reveste-se da maior importância para quem exerce desportos de grande exigência física.
- A sauna já era utilizada pelos nómadas Finlandeses, desde há 9 mil anos, como terapia de recurso na cura ou tratamento de várias enfermidades, em que se destacam:
- Afeções devidas a resfriados, gripe, constipações, catarro das vias respiratórias.
- Afeções nervosas do sistema neurovegetativo, insónia, tendências depressivas.
- Afeções reumatismais como mialgia crónica ou aguda, lumbago, ciática, articulações.
- Afeções da pele como furunculose, acne, abcesso das glândulas sudoríparas, erupções cutâneas com prurido, reações alérgicas da pele.
- Perturbações do metabolismo como obesidade, pela estimulação do maior emunctório do organismo que é a pele, para a eliminação dos resíduos metabólicos, sempre associado a regime nutricional específico.
A sudação é necessária ao coração porque exerce um alívio produzido pela transpiração, mas é necessário não exceder 15 minutos e, não é recomendável a quem sofra de afeção valvular ou miocárdio.
Durante a sudação, a diurese diminui, do que resulta um esforço da concentração da urina e é sobre o coração e a circulação sanguínea que a sauna exerce a sua ação mais importante. Verifica-se, por vezes, que a tensão arterial normal não sofre qualquer modificação, ou quando muito, uma ligeira descida.
Nos casos de hipertensão ligeira, assiste-se geralmente a uma baixa sensível e as perturbações associadas a esta afeção, como dores de cabeça, diminuem.
Para quem não saiba, na Finlândia a sauna é uma paixão nacional e, para uma população de 5.300 milhões de pessoas, existem 3.3 milhões de saunas…
A sauna utilizada para efeitos terapêuticos,não deverá ultrapassar 15 minutos de permanência e deverá ser seguida de banho de água fria em piscina ou chuveiro, por alguns segundos. Poderá repetir-se uma vez mais, de acordo com a capacidade de cada pessoa.
A isto chama-se terapia por contraste de temperaturas, porque o calor produz vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, acelerando as funções vitais, enquanto que o frio provoca a vasoconstrição e facilita o retorno sanguíneo, equilibrando as funções do organismo.
A sauna está contra indicada para crianças, tuberculose, insuficiência valvular e miocárdio, hipertensão arterial, pós trombose, esgotamento intenso, emagrecimento acentuado, anemias ou leucemias, cancro, epilepsia, doenças mentais, doenças oculares e doenças venéreas. Equilibrar a alimentação tanto em proteínas, como minerais e vitaminas e, baseá-la em produtos de fácil digestão
- Proporcionar ao organismo momentos de diversão e horas livres de lazer e repouso.
- Exercitar o organismo com atividades e físicas ao livre.
Com a devida vénia, cito o saudoso Dr. Bernard Detmar: “Até onde nos é dado ver, há forças na Natureza que nos impelem para a saúde, para o pleno desenvolvimento e maturidade, e isto tanto no que diz respeito ao homem como aos animais.
Quando verificamos que um homem nos seus melhores anos de rendimento decai e adoece, podemos concluir com absoluta segurança que foi vencido por algum poder estranho à natureza e inimigo desta.”

 

 

 Outras notícias - Opinião


Torres Novas, hoje, é um activo tóxico »  2017-10-17  »  Ana Trincão

Como é que o município pensa atrair investimento para as zonas industriais sem fazer o trabalho de casa primeiro? Vamos imaginar um cenário possível, que não agrada ao dono da Fabrióleo por razões que não vêm aqui ao caso - o da deslocalização da empresa para a zona industrial de Torres Novas: este cenário também não agrada à gestão da nossa câmara municipal e muito menos à empresa Águas do Ribatejo.
(ler mais...)


Assobiar para o lado »  2017-10-17  »  João António

Escrevo-vos sobre um tema que me é caro, o associativismo desportivo, ao qual já dediquei mais de metade da minha vida com grande amor e paixão. Notem que é nas mãos dos clubes e associações desportivas que está o principal motor de desenvolvimento do desporto, um dos sectores mais mediático e em que o país é mais competitivo.
(ler mais...)


Intestino, o nosso segundo cérebro »  2017-10-17  »  Juvenal Silva

É no intestino que se produz um importantíssimo neurotransmissor, a serotonina, a hormona responsável pelo bem estar, otimismo e autoconfiança. O intestino, para além de ajudar a digerir e absorver os alimentos, os seus micróbios, são agora suspeitos de nos angustiar, deprimir ou alegrar.
(ler mais...)


Menino crescido... »  2017-10-17  »  Hélder Dias

Vida normal »  2017-10-16  »  Jorge Carreira Maia

Há alturas em que o jeito de ser português mostra os seus limites. O ano de 2017 é uma dessas alturas. Não chega a nossa cultura do desenrascanço (palavra horrível com que embrulhamos a incompetência na esperteza saloia).
(ler mais...)


Pedro Ferreira »  2017-10-04  »  Jorge Carreira Maia

As eleições torrejanas tinham vários ingredientes que as tornavam muito interessantes. Em primeiro lugar, havia que medir o impacto do corte dramático, ampliado na comunicação social local, de António Rodrigues, o antigo presidente, com o PS, bem como o da avaliação negativa da actuação da câmara veiculada no espaço politizado do concelho.
(ler mais...)


A nutrição é uma força poderosa contra as alergias »  2017-10-03  »  Juvenal Silva

As alergias cada vez mais estão presentes nas nossas vidas e não nos apercebemos que podem desencadear variados tipos de problemas de saúde, por desconhecermos que inúmeros sintomas patológicos poderão estar na sua origem.
(ler mais...)


Milagres precisam-se... »  2017-10-03  »  Hélder Dias

Eleições autárquicas: O que me ocorre dizer »  2017-09-26  »  Jorge Carreira Maia

Consta que vai haver eleições autárquicas no próximo domingo. Eu gostava muito de dizer alguma coisa sobre o assunto, mas, confesso, não me ocorre nada de relevante. Eu sei que são importantes, muito importantes.
(ler mais...)


Agências de rating »  2017-09-21  »  Jorge Carreira Maia

Há uma tendência – à esquerda do PS – para censurar continuamente as agências de rating e o papel que elas têm tido na dívida portuguesa. E como consequência dessa censura dizer-se que as avaliações delas não devem ser tidas em conta, o que interessa é a vida dos portugueses e não a opinião de agências de especuladores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-10-17  »  Ana Trincão Torres Novas, hoje, é um activo tóxico
»  2017-10-17  »  João António Assobiar para o lado
»  2017-10-17  »  Hélder Dias Menino crescido...