• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os benefícios terapêuticos da sauna

Opinião  »  2017-02-16  »  Juvenal Silva

"A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude"

A sauna é um benefício por muitos desconhecido e por outros negligenciado, sendo contudo, um dos melhores métodos para o aperfeiçoamento da forma física e da beleza, constituindo um tratamento de excelência na depuração orgânica e de extraordinária eficácia para o fortalecimento dos músculos, das articulações e,no aumento do rendimento da atividade, tanto física como intelectual.
A sauna tem uma importância primordial na preservação da juventude, do bem estar e reveste-se da maior importância para quem exerce desportos de grande exigência física.
- A sauna já era utilizada pelos nómadas Finlandeses, desde há 9 mil anos, como terapia de recurso na cura ou tratamento de várias enfermidades, em que se destacam:
- Afeções devidas a resfriados, gripe, constipações, catarro das vias respiratórias.
- Afeções nervosas do sistema neurovegetativo, insónia, tendências depressivas.
- Afeções reumatismais como mialgia crónica ou aguda, lumbago, ciática, articulações.
- Afeções da pele como furunculose, acne, abcesso das glândulas sudoríparas, erupções cutâneas com prurido, reações alérgicas da pele.
- Perturbações do metabolismo como obesidade, pela estimulação do maior emunctório do organismo que é a pele, para a eliminação dos resíduos metabólicos, sempre associado a regime nutricional específico.
A sudação é necessária ao coração porque exerce um alívio produzido pela transpiração, mas é necessário não exceder 15 minutos e, não é recomendável a quem sofra de afeção valvular ou miocárdio.
Durante a sudação, a diurese diminui, do que resulta um esforço da concentração da urina e é sobre o coração e a circulação sanguínea que a sauna exerce a sua ação mais importante. Verifica-se, por vezes, que a tensão arterial normal não sofre qualquer modificação, ou quando muito, uma ligeira descida.
Nos casos de hipertensão ligeira, assiste-se geralmente a uma baixa sensível e as perturbações associadas a esta afeção, como dores de cabeça, diminuem.
Para quem não saiba, na Finlândia a sauna é uma paixão nacional e, para uma população de 5.300 milhões de pessoas, existem 3.3 milhões de saunas…
A sauna utilizada para efeitos terapêuticos,não deverá ultrapassar 15 minutos de permanência e deverá ser seguida de banho de água fria em piscina ou chuveiro, por alguns segundos. Poderá repetir-se uma vez mais, de acordo com a capacidade de cada pessoa.
A isto chama-se terapia por contraste de temperaturas, porque o calor produz vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, acelerando as funções vitais, enquanto que o frio provoca a vasoconstrição e facilita o retorno sanguíneo, equilibrando as funções do organismo.
A sauna está contra indicada para crianças, tuberculose, insuficiência valvular e miocárdio, hipertensão arterial, pós trombose, esgotamento intenso, emagrecimento acentuado, anemias ou leucemias, cancro, epilepsia, doenças mentais, doenças oculares e doenças venéreas. Equilibrar a alimentação tanto em proteínas, como minerais e vitaminas e, baseá-la em produtos de fácil digestão
- Proporcionar ao organismo momentos de diversão e horas livres de lazer e repouso.
- Exercitar o organismo com atividades e físicas ao livre.
Com a devida vénia, cito o saudoso Dr. Bernard Detmar: “Até onde nos é dado ver, há forças na Natureza que nos impelem para a saúde, para o pleno desenvolvimento e maturidade, e isto tanto no que diz respeito ao homem como aos animais.
Quando verificamos que um homem nos seus melhores anos de rendimento decai e adoece, podemos concluir com absoluta segurança que foi vencido por algum poder estranho à natureza e inimigo desta.”

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia