• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Aventurazinha no Comboio Fantasma - miguel sentieiro

Opinião  »  2020-09-12  »  Miguel Sentieiro

"Agora, percebo a razão pela qual a maioria das valências cirúrgicas fugiu de Torres Novas para os vanguardistas do hospital de Abrantes. "

Hoje apetece-me escrever uma história baseada em factos verídicos com algumas notas ficcionadas para se conseguir tornar a narrativa menos densa e nauseabunda. Um indivíduo com 80 anos entra na urgência do Hospital de Torres Novas com fortes dores abdominais. O acompanhante tem de ficar de fora. “Por causa do covid, Sabe…”.
“Não tem tosse ou falta de ar?” – Nada disso, só fortes dores abdominais, o que no caso de um transplantado hepático poderia sugerir alguma preocupação. “Não vem de nenhum daqueles lares onde está tudo infectado com covid, pois não?” O doente abana a cabeça negando essa possibilidade e aponta para a barriga dizendo: “Tem é de me resolver esta dor insuportável”.
A urgência estava calma. Poucos doentes, pouco movimento. Voltam a inquirir o senhor sobre os sintomas, desta vez em voz alta. Pode falar mais baixo, que o doente apesar dos 80 anos, ouve, vê e pensa na perfeição. A falta de perfeição está ao nível da sua zona abdominal. Às 4 da manhã chamam uma ambulância para o levar para Abrantes. É lá a especialidade. Parece que a especialidade do Hospital de Torres Novas é enviar doentes, mesmo doentes, para outros hospitais com especialidades a sério. Tornou-se numa espécie de estafeta “recebe e entrega”. Só falta trocar a ambulância por uma motoreta e um tipo com uma mochila térmica às costas que pergunta se quer massa alta e fofa ou fina e estaladiça.
Temos um edifício grande e glamouroso, acessos esplêndidos, uma porta de urgência e tudo, mas se for algo muito especializado (a partir de uma amigdalite já vale), teremos de o levar aos especialistas ali em Abrantes, cidade com um acesso privilegiado nos confins do distrito. Se o senhor tivesse menos de 18 anos, já tínhamos aqui um médico pediatra para o ver com atenção; agora com 80 anos não se safa.
O tipo lá vai a caminho de Abrantes, sem saber o que tem; o diagnóstico é assunto tabu; só pode ser dado por um médico especialista. O familiar acompanhante não o pode acompanhar. “Por causa do covid, sabe…” Em Abrantes as perguntas sobre a tosse e a falta de ar continuam. O paciente explica que já lhe começa a faltar o ar com as dores na barriga que nunca mais aliviam. “Disse falta de ar?...esteve em contacto com muita gente?” Passou a noite e a manhã num corredor vagueando de forma imaginária pelos possíveis cenários: crise de gases, úlcera, gastrite, pancreatite, tumor, indigestão por causa de uma pizza de massa alta e fofa.
Cá fora, os familiares preocupados por não poderem ir lá dentro “por causa do covid, sabe…”, multiplicam-se em esforços para saber alguma coisa. Depois de muita volta, conseguem conquistar um número de telefone; uma espécie de Santo Graal hospitalar: “Este é o número para o qual podem ir ligando e tentar que vos dêem informações.” O “tentar” caracteriza logo a facilidade que se adivinha para falar com alguém do outro lado da linha, num único número de telemóvel para atender todos os familiares de todos os doentes do hospital. Tentaram várias vezes e lá conseguiram ligar. “O doente está a ser acompanhado e já está no serviço de cirurgia.” “Cirurgia!? Mas vai ser operado a quê?...”; “Isso não lhe posso dizer! Só o médico, que não está disponível. Tente ligar mais tarde.”
Então mas que porra de santo Graal é este? Um tipo consegue o feito de ouvir a voz do outro lado, e quando a ouve, ela não diz nada que possa apaziguar ansiedades. Percebendo o logro deste Graal telefónico, seria hora de passar ao Graal do choradinho. Entra-se na urgência e explica-se de forma pedinte que não se sabe nada do familiar, apelando ao lado humano da pessoa que nos recebe. Vem a enfermeira da cirurgia explicar que o doente terá de ser operado em Lisboa. O diagnóstico? “Só o médico pode dizer, mas já o comunicou com certeza ao doente”. Então e a família não pode saber de nada? A enfermeira encolheu os ombros.
Percebendo que o Santo Graal do choradinho não resultou em pleno, a família mergulhou de cabeça no Santo Graal da cunha. Uns telefonemas depois e o diagnóstico foi conseguido nos meandros das travessas mais ocultas. O doente foi para Lisboa. Um familiar conseguiu vislumbrá-lo na breve passagem entre a porta do hospital e a ambulância, afogado no meio de tubos metidos pelo nariz e muita aparelhagem ligada.
Depois da chegada, percebeu-se que ninguém em Abrantes tinha revelado o diagnóstico ao paciente. Ficou a saber o que tinha, em primeira mão, pelos serviços secretos da cunha. Em Lisboa tudo correu bem. Recebeu finalmente o diagnóstico oficial e foi operado com sucesso por uma equipa competente e disponível. No rescaldo deste desafio superado, fica a estratégia do corpo clínico de Abrantes na utilização de uma terapia de choque inovadora à imagem do comboio fantasma da feira popular. Metemos o tipo na ambulância na total escuridão e ele vai a imaginar, no meio do aparato electrónico e abanões, que a sua maleita será muito mais grave do que o diagnóstico real que nós sonegámos. Quando a viagem chegar ao fim e lhe disserem que, afinal, as teias de aranha e os sustos dos mortos vivos do caminho não tinham razão de ser, será um alívio e funcionará como um poderoso antídoto. Agora, percebo a razão pela qual a maioria das valências cirúrgicas fugiu de Torres Novas para os vanguardistas do hospital de Abrantes.
Hoje , em conversa com o meu pai, pessoa de 80 anos que sobreviveu a duas campanhas na guerra do Ultramar, a um grave acidente de viação, a um transplante de fígado e a uma cirurgia em Lisboa, quando lhe falei nesse método terapêutico do comboio-fantasma, na sua lucidez, respondeu-me: Sabes, onde é que eles podem meter o comboio fantasma?… Pergunta só se querem com massa alta e fofa ou fina e estaladiça…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia