• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Miguel Sentieiro

 

Na corrente do rio - miguel sentieiro »  2021-05-10 

Esta imagem foi tirada há 32 anos. Eu sei que está pouco nítida, mas é a única que assinala a primeira vez que desci o desfiladeiro do rio Paiva, um dos mais majestosos e bonitos rios do nosso país. Foi uma aventura fabulosa, num dia bem invernoso de geada, chuva e muito frio. Essa entrada num rio caudaloso de águas bravas, totalmente desconhecido para os três que se aventuraram nesse dia,... (ler mais...)


Os 2,36 euros extra…ordinários - miguel sentieiro »  2021-04-10 

Num momento em que o sentimento generalizado sobre os chineses é de alguma desconfiança, preparo-me aqui para contrapor e dar uma oportunidade aos tipos. Eu sei que nos foram mandando com a peste bubónica, a gripe asiática, a gripe das aves, o corona vírus. Além disso mandaram também pelo AliExpress um par de sapatilhas que demoraram 5 meses a chegar e 2 dias a romper. Mas neste momento sinto qu... (ler mais...)


A amona - miguel sentieiro »  2021-03-08 

Encontro-me neste momento a tentar escrever num artigo de opinião sem grande opinião (?).  Parece um claro contrassenso no contexto actual, uma vez que toda a malta consegue opinar sobre o covid-19, esse malfadado vírus que nos remeteu ao enclausuramento colectivo. Com a proliferação de tantas fontes de informação, a minha opinião tornou-se frouxa; foi perdendo pujança, at&eac... (ler mais...)


A bolha - miguel sentieiro »  2020-09-28 

O início das aulas em época de covid exigia medidas drásticas para que o descalabro pandémico não surgisse em todo o seu esplendor. As equipas especializadas do ministério da educação, em estreita ligação com as equipas especializadas da DGS, montaram uma estratégia especializada infalível baseada num único conceito: a bolha…!

Eu sei que o... (ler mais...)


Aventurazinha no Comboio Fantasma - miguel sentieiro »  2020-09-12 

Hoje apetece-me escrever uma história baseada em factos verídicos com algumas notas ficcionadas para se conseguir tornar a narrativa menos densa e nauseabunda. Um indivíduo com 80 anos entra na urgência do Hospital de Torres Novas com fortes dores abdominais. O acompanhante tem de ficar de fora. “Por causa do covid, Sabe…”.
“Não tem tosse ou falta de ar?” – Nada disso... (ler mais...)


A bocarra - miguel sentieiro »  2020-08-19 

Estão 40 graus. Tenho de ir dar um mergulho senão as minhas células refogam. Onde vamos mergulhar aqui perto? A piscina de Torres Novas não existe. Aquele espaço aprazível de verão onde passei toda a adolescência a mergulhar, a nadar e a conviver foi convertido numa piscina coberta aquecida para a malta aprender a nadar durante as outras estações do ano. Parece que a coisa re... (ler mais...)


Panificação em tempo de pandemia - miguel sentieiro »  2020-06-18 

Depois de 3 meses com o cérebro enclausurado, decidi desconfinar e escrever finalmente sobre esta fase isolamento forçado. Aproveitando a loucura geral da libertação da malta que, de súbito, decidiu invadir esplanadas, praias e praças, também eu comecei meter a cabeça de fora. Vê-se que o portuga não foi feito para grandes tempos de apneia; isso é tarefa para os mergul... (ler mais...)


Espreitar a Greta pela greta da janela »  2019-12-20 

7h35 da matina, a Greta estava prestes a sair do comboio em Madrid. Eu estava prestes a trincar a minha sandes de manteiga, acompanhada por um galão. Liguei a televisão na TVI e a repórter falava entusiasmada antecipando a saída da miúda sueca por aquela porta, com mais de uma centena de jornalistas e câmaras apontadas para o local. A Greta tardava em sair; a repórter enchia chouriços com ... (ler mais...)


Eu é que sei »  2019-11-21 

Vinha a ouvir no rádio do carro a rubrica “Eu é que sei!” A ideia passa por lançar perguntas às crianças para elas opinarem sobre o que pensam de cada temática. Eu é que sei…. “O que é um estetoscópio”, “porque há pessoas boas e más”, “porque as pessoas usam malas”, “porque é que as aranhas têm ... (ler mais...)


O Nhonhinhas »  2019-03-22 

A nonhinhisse como fenómeno social surgiu para nos pôr à prova. Entrou nas nossas vidas sem se dar por isso, mas percebemos o efeito corrosivo que tem no nosso bem estar. Um indivíduo coloca-se na fila de uma repartição comercial. Tem a senha 47 na mão e vê no ecrã que vai na 43. “é rápido” pensa. Ao fim de uma hora é recebido pelo tipo que lhe pergun... (ler mais...)


O Cacetete »  2018-12-19 

Neste momento de convulsão social, com inúmeras classes profissionais em greve, existe uma em particular que não me consegue deixar indiferente. A greve dos guardas prisionais acontece por uma clara falta de diálogo e de desconhecimento por parte dos sindicatos do plano estratégico mais profundo que se trata da criação de um novo super herói tuga chamado “Guarda Prisional numa cadei... (ler mais...)


Amasso Friday »  2018-12-07 

Vi as imagens daquela massa humana compactada à porta da loja de aspiradores na tal Black Friday. Numa primeira análise temo confessar que também embarquei na tese “ o que passa na cabeça destes mentecaptos para, numa 6ª feira de manhã, se sujeitarem a uma espera de horas neste degredo massivo?”. Depois de alguma reflexão, decidi ver o lado White do cenário Black. Em primeiro lu... (ler mais...)


Venha daí um refrigerante fresquinho! »  2018-10-12 

Sumol é um dos actuais alvos da implacável máquina fiscal. Essa refrescante bebida de laranja, com bolhinhas, que nos alivia o calor no pingo do verão, afinal é um vilão cheio de sacarose para nos envenenar. Parece que o gangue dos refrigerantes se juntou para assaltar a nossa preciosa saúde. Vai daí, o justiceiro do bem estar, pegou nas suas armas fiscais e tratou de disparar taxas sobre... (ler mais...)


Geringonça festiva »  2018-01-17 

A indignação invadiu as hostes mais puritanas deste país ao saber-se o ministro das finanças, Mário Centeno, pediu uma borla de bilhetes para o cássico Benfica/Porto na época passada. Quando questões éticas se levantam nesta associação “bola à borla” estimulando acesas discussões repudiando esse pedido especial, sinto que tenho obrigaç... (ler mais...)


A cronologia da fivela »  2016-01-20 

Dei um abraço caloroso a um primo que já não via há mais de um ano. Ele olhou-me com atenção e lançou um “Eh pá, estás muito mais gordo!”. Fiquei extremamente sensibilizado; aliás, não esperava frase mais fraternal do que esta para início de reencontro. Ainda bem que não perdeu tempo com lamechices do género “que saudades” ... (ler mais...)


Um Bitoque p’rá supervisão »  2015-12-25 

Ao quarto banco falido, já começo a ficar um bocadinho farto. Sobretudo, depois de saber que cá em casa, teremos de desembolsar um subsídio que já não existe, não para comprar prendas de natal para os amigos, mas para enterrar num Banif enterrado . Eu sei que no Natal deveria estar a falar no banco de madeira junto da lareira, a aquecer as mãos, a ajeitar as meias e a confraternizar com a... (ler mais...)


O Eclipse »  2015-03-27 
Fui assolado pela loucura do eclipse solar. Um fenómeno único, que só daqui a 11 anos poderemos ver outra vez. ”Então e onde vamos ver o tal eclipse?”; ”Disseste ver?... olhar para o acontecimento com atenção? Não podes! Causa cegueira!” Digam-me lá se faz algum nexo; publicita-se um acontecimento espectacular, deixa-se a malta em polvorosa, combinam-se festarolas, compram-se as moelas e as cervejas e depois dizem que não se pode... (ler mais...)

O pai Ambrósio »  2015-01-22 
Hoje irei debruçar-me sobre a complexa temática do ”pai Ambrósio”, espécime antropológico esquecido de forma injusta em todos os manuais de taxonomia do reino animal. Já tinha aflorado este tema de forma superficial, baseado apenas na constatação da vida desenfreada de alguns amigos, na tentativa chegarem a tempo às aulas de violino, de equitação, de ténis e de inglês dos filhos. Como desejava comprovar a minha teoria do ”pai A... (ler mais...)

Meteorologia natalícia »  2015-01-01 
Estava a minha dentição entretida a trucidar os coscorões e todas as iguarias que o metabolismo merece enfardar no dia de Natal, quando alguém teve a genial ideia de ligar a televisão. Em uníssono, ouvimos um apelo colectiv ”Esse tipo é que não!... desliga isso, senão a fruta cristalizada não passa no esófago!!” Entre o ligar, o apelo e o desligar, sobraram alguns segundos, suficientes para ficar colada aos nossos coscorões a mít... (ler mais...)

A brochura reluzente »  2014-11-14 
O Jornal Torrejano fez 20 anos e comemorou a efeméride com uma encadernação de capa reluzente, onde os colaboradores e cronistas davam a sua opinião sobre a data. Eu fiquei de fora desse caderno. É verdade, fiquei invejoso com a oportunidade perdida de conspurcar uma brochura reluzente com os meus rugosos escritos. Tinham-me pedido uma crónica há muito tempo e o email ficou guardado nos confins do meu computador, até dar de caras com a lu... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia