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Porque fracassam a maioria das dietas na perda de peso

Opinião  »  2016-09-08  »  Juvenal Silva

"VIVER BEM, BEM VIVER"

A ânsia de resultados imediatos na busca do peso ideal, leva as pessoas a adotar dietas radicais e muito restritivas, provocando emagrecimento temporário, com maior perda de líquidos do que gorduras. Este tipo de procedimento tem um efeito muito curto, porque não representa um estilo de vida, mas uma restrição alimentar temporária.

É fundamental estudar a nossa história nutricional e os nossos hábitos de vida, para que se possa organizar um estilo de vida fundamentado na saúde.
Controlar o peso por motivos estéticos, eliminando refeições, ou substituindo-as por cocktails ou batidos, é um erro contranatura e com graves prejuízos na saúde futura.

O organismo necessita de energia para o desempenho das suas funções vitais mais elementares, cujo aporte diário se obtém através dos alimentos na forma de três macronutrientes:
- Proteínas presentes na carne, peixe, ovos, soja etc.
- Lípidos ou gorduras do azeite, óleos vegetais, etc.
- Glícidos ou hidratos de carbono com origem nos cereais integrais, massa, pão, arroz.

Acrescendo ainda, legumes, vegetais e frutas.

O equilíbrio energético é determinado por dois fatores muito concretos: As calorias ingeridas têm que ter a mesma equivalência de calorias gastas.

Os grandes desequilíbrios nos hábitos da sociedade moderna são a ingestão de alimentos ricos em gorduras, açúcar, sal, a generalização do fast-food, bebidas altamente calóricas, disfarçadas de sumos naturais(?) ou refrigerantes light, uma vida sedentária e cada vez mais doentia, a exposição massiva aos campos magnéticos e, reduzida atividade física.

Quando nos referimos ao estilo de vida e, hábitos alimentares saudáveis, pretendemos valorizar os bons hábitos no dia a dia.

Por exemplo: É frequente as pessoas comerem saladas e vegetais só quando fazem “dieta” e, depois? Assim como fazer ginásio intensivo e, depois?

Aqui reside o grande erro, porque os vegetais são alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais, necessários todos os dias e, particularmente às refeições principais. Assim como a atividade física é fundamental, porque exercita os músculos e fortifica os ossos, beneficiando também o sistema respiratório, cardiovascular e sistema nervoso.

Em termos de reeducação alimentar é fundamental determinar o que comer, quanto comer e quando comer e, ter sempre em mente o velho provérbio chinês: “Pequeno almoço de Rei, almoço de Príncipe e jantar de mendigo”.

O estilo de vida saudável deverá ser aplicado durante toda a vida e, representar uma constância de prazer e bem estar.

 

 

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