• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Sex.
 33° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Espanhol

Opinião  »  2018-06-06  »  Inês Vidal

"Para mim, e para muitos, não restam dúvidas que o João José deixará uma marca na história do nosso concelho"

A minha filha pedia-me hoje que a ajudasse a escolher um local e uma figura da nossa terra. Procurava uma resposta para um trabalho de estudo do meio. Lembrei-me do castelo, por conhecer o seu gosto pela história dos reis e rainhas de Portugal, mas quanto às figuras, andámos por ali as duas a deambular entre várias hipóteses, mas nenhum que nos arrebatasse de uma só vez. Quando me sento para escrever estas linhas, já a Ana João dorme, a escolha tornou-se evidente (pelo menos para mim; não tenho a certeza que tenha a aprovação da pequena, talvez por ser nova demais para entender o alcance da coisa). A Casa Hespanhol e o seu rosto mais conhecido, João José Lopes, poderiam bem ser a resposta que a Ana João procurava. Para mim, e para muitos, não restam dúvidas que o João José deixará uma marca na história do nosso concelho, não só pelo percurso que fez na música, como pelo trabalho que fez na sua loja e fora dela, sempre que era chamado a abrir aquela porta para que mais ninguém tinha a chave. São factos e já estão escritos por quem de direito. Para mim, sou sincera, há uma coisa que no meu imaginário perdurará acima de todas as suas capacidades vocais ou da arte em que transformou o seu ofício. Uma coisa que muitos de nós vamos perdendo, à medida que nos tornamos adultos cinzentos e iguais a todos os outros, mais um entre tantos. A forma como se mantém fiel a si e aos seus ideais, nunca escondendo aquilo em que acredita com medo de represálias quer na sua vida pessoal, quer no seu negócio. Quando chegar a vez de ser a Maria Rita a pedir-me ajuda para encontrar uma figura importante da nossa terra, já sei o que lhe dizer, sem hesitar: o João “Espanhol”, um artista, um homem que sabe do seu ofício como ninguém, mas acima de tudo um homem que continua a acreditar, com convicção, sem se deixar levar em modas ou conveniências. A acreditar, apenas isso. Concorde-se, ou não!

 

 

 Outras notícias - Opinião


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-19  »  Inês Vidal Democracia, por Inês Vidal
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Problemas de memória
»  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia Autarquias, professores, padres casados e futebol
»  2019-06-19  »  José Ricardo Costa O Tempo dos Gelados