• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 12 de Dezembro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 16° / 6°
Céu nublado
Sex.
 15° / 7°
Períodos nublados
Qui.
 15° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  13° / 9°
Céu muito nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Primavera - época de limpeza e renovação

Opinião  »  2017-04-05  »  Juvenal Silva

"Uma dieta vegetariana crudívora, durante um mês, será de importância vital extraordinária"

É principalmente na Primavera que se manifestam insuficiências orgânicas e alguns tipos de enfermidades, caraterizadas por cansaço e diversos tipos de toxicidade, a que normalmente chamamos impurezas no sangue.
As curas de depuração na Primavera são importantes e necessárias para reativar o metabolismo, normalizá-lo e estimulá-lo, condição para a sua força vital.
Os caminhos que nos transportam para uma limpeza do sangue na Primavera são muitos. Basta recordar as dietas, as curas de sumos de fruta, o regime de vegetais crus, infusões de plantas medicinais, banhos de vapor, sauna e caminhadas ao ar livre.
Qualquer pessoa pode organizar uma limpeza do seu organismo de acordo com a sua condição física, para melhor rendimento e eficácia do seu metabolismo.
A cura de depuração do sangue é um tratamento básico e a química do metabolismo assim o demonstra, pois as forças ativas na formação e degradação da hemoglobina levam-nos à convicção de que a vida dos nossos tecidos orgânicos depende da capacidade de respiração das células e, sobretudo, da capacidade de absorção e expulsão de oxigénio.
O fígado é considerado o maior “laboratório” do nosso metabolismo e, por isso, precisa de um descanso anual bem generoso, com posterior renovação e estímulo de todas as suas numerosas funções por meio de matérias ativas, tais como as que existem nos sumos de plantas e frutas, plantas medicinais, verduras e saladas, na forma mais natural e sem químicos. Toda a limpeza do sangue e dos tecidos deverá ser precedida de conveniente limpeza intestinal, pois está demonstrado que, se o intestino funcionar defeituosamente, se poderá converter num foco de graves infeções que transitarão para o sangue, intoxicando-o.
O sal conduz à obstrução dos processos de combustão e a uma acumulação de resíduos do metabolismo. Como as curas de limpeza do sangue estimulam todos os órgãos de eliminação, as frutas e verduras frescas fornecem suficiente material de combustão e eliminam o sal pela sua abundância em potássio. Estes fatores tornam-se muito importantes e eficientes para evitarmos graves enfermidades e o envelhecimento precoce.
A principal condição para o êxito de um regime depurativo do sangue é a transformação de hábitos de vida e hábitos alimentares.
Durante um mês dever-se-á reduzir, ou mesmo suprimir completamente todos os alimentos que contenham ácido úrico, como carnes, ovos, queijo, café ou chá. São muito eficazes a fruta fresca, incluindo limão e laranjas, sumos naturais, infusão de plantas como dente de leão, cardo mariano e alcachofra, couve fermentada (choucroute), couve crua, kefir, kombucha.
Para além disto, é de elementar importância o bom funcionamento do intestino, pois é o princípio básico de toda a limpeza do sangue e cura da Primavera.
Considerando este princípio básico, é imperativa a desparasitação intestinal.
Uma dieta vegetariana crudívora, durante um mês, será de importância vital extraordinária, pois proporcionará a mudança dos humores (sangue, linfa e outros líquidos).
A conjugação de sumos crus aumentará a eficácia depurativa do organismo.
Em qualquer circunstância, deverá existir sempre acompanhamento médico, ou profissional de saúde qualificado, pois cada indivíduo representa um organismo único e diverso.
“O homem, porém, não deve só pedir ao seu Criador saúde e uma longa vida, mas tem também, de aplicar a sua inteligência para descobrir e apreciar os tesouros que o bondíssimo Pai de todos colocou na natureza, para remédio dos muitos males da nossa vida” - Sebastian Kneipp).

 

 

 Outras notícias - Opinião


O drama dos partidos de poder »  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia

A crise em que se arrasta o principal partido da oposição, o PSD, é sintomática da natureza dos partidos de poder em Portugal. São fortes e sólidos quando estão no poder; são frágeis e à beira da desagregação quando a governação lhes foge.
(ler mais...)


Mulheres »  2018-12-07  »  Inês Vidal

São mulheres. São presidentes, directoras, empresárias, polícias, bombeiras, autarcas, entre tantas outras profissões ou actividades. Acima de tudo, são mulheres. Ocupam cargos que um dia foram tradicionalmente de homens, ou foram as primeiras a fazê-lo por estas bandas.
(ler mais...)


Direito à indignação »  2018-12-07  »  Fernando Faria Pereira

O conceito deve-se, tanto quanto me lembro a Mário Soares, figura incontornável da democracia, que protagonizou a Presidência Aberta pelo Ambiente em resposta ao artigo 66º da constituição (ambiente e qualidade de vida) que estipula no seu nº 1: todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.
(ler mais...)


Amasso Friday »  2018-12-07  »  Miguel Sentieiro

Vi as imagens daquela massa humana compactada à porta da loja de aspiradores na tal Black Friday. Numa primeira análise temo confessar que também embarquei na tese “ o que passa na cabeça destes mentecaptos para, numa 6ª feira de manhã, se sujeitarem a uma espera de horas neste degredo massivo?”.
(ler mais...)


As estradas do concelho de Torres Novas »  2018-12-07  »  António Gomes

Uma parte muito significativa das estradas, ruas, ruelas, largos, rotundas, somando mais de cem, que fazem parte da rede viária deste concelho, encontram-se em estado de deterioração mais ou menos avançado. Algumas situações estão mesmo num estado miserável, como sabemos.
(ler mais...)


Como funciona a nossa memória »  2018-12-07  »  Juvenal Silva

 

A memória é essencial para a nossa capacidade de gravar, armazenar e recuperar informações. A nossa memória é uma máquina fantástica, que contém as nossas perceções, os nossos sentimentos, as nossas memórias, imaginação e permite-nos pensar e, ser quem somos.
(ler mais...)


Filhos e netos »  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia

Para o meu neto Manuel.

Há uma diferença essencial, para um pai e avô, entre o nascimento de um filho e o de um neto. O nascimento do filho traz com ele, para além do prazer que a sua vinda significa, problemas práticos.
(ler mais...)


Palavra passe »  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira

Estaciono à primeira. Entro no café. Portas automáticas. 3 rapazes: o do lado de lá e outros 2. Boa noite! Bnoite. 1 Água com gás natural sem copo. A televisão está no CM: desgraças, previsíveis ameaças.
(ler mais...)


Biblioteca com vida »  2018-11-21  »  Anabela Santos

Há muitos anos, não quero lembrar quantos para não recordar que já estou na “meia idade”, subia, com alguma regularidade, a ladeira de Salvador e dirigia-me à biblioteca municipal, que ficava junto da igreja.
(ler mais...)


Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados »  2018-11-21  »  Juvenal Silva

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, são mais comuns entre as estações de outono e inverno.

Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor garganta, cansaço, perda de apetite, febre baixa, embora nas crianças possa ser mais elevada ocasionalmente.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia Filhos e netos
»  2018-11-21  »  Juvenal Silva Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados
»  2018-11-21  »  Anabela Santos Biblioteca com vida
»  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira Palavra passe
»  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia O drama dos partidos de poder