• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Primavera - época de limpeza e renovação

Opinião  »  2017-04-05  »  Juvenal Silva

"Uma dieta vegetariana crudívora, durante um mês, será de importância vital extraordinária"

É principalmente na Primavera que se manifestam insuficiências orgânicas e alguns tipos de enfermidades, caraterizadas por cansaço e diversos tipos de toxicidade, a que normalmente chamamos impurezas no sangue.
As curas de depuração na Primavera são importantes e necessárias para reativar o metabolismo, normalizá-lo e estimulá-lo, condição para a sua força vital.
Os caminhos que nos transportam para uma limpeza do sangue na Primavera são muitos. Basta recordar as dietas, as curas de sumos de fruta, o regime de vegetais crus, infusões de plantas medicinais, banhos de vapor, sauna e caminhadas ao ar livre.
Qualquer pessoa pode organizar uma limpeza do seu organismo de acordo com a sua condição física, para melhor rendimento e eficácia do seu metabolismo.
A cura de depuração do sangue é um tratamento básico e a química do metabolismo assim o demonstra, pois as forças ativas na formação e degradação da hemoglobina levam-nos à convicção de que a vida dos nossos tecidos orgânicos depende da capacidade de respiração das células e, sobretudo, da capacidade de absorção e expulsão de oxigénio.
O fígado é considerado o maior “laboratório” do nosso metabolismo e, por isso, precisa de um descanso anual bem generoso, com posterior renovação e estímulo de todas as suas numerosas funções por meio de matérias ativas, tais como as que existem nos sumos de plantas e frutas, plantas medicinais, verduras e saladas, na forma mais natural e sem químicos. Toda a limpeza do sangue e dos tecidos deverá ser precedida de conveniente limpeza intestinal, pois está demonstrado que, se o intestino funcionar defeituosamente, se poderá converter num foco de graves infeções que transitarão para o sangue, intoxicando-o.
O sal conduz à obstrução dos processos de combustão e a uma acumulação de resíduos do metabolismo. Como as curas de limpeza do sangue estimulam todos os órgãos de eliminação, as frutas e verduras frescas fornecem suficiente material de combustão e eliminam o sal pela sua abundância em potássio. Estes fatores tornam-se muito importantes e eficientes para evitarmos graves enfermidades e o envelhecimento precoce.
A principal condição para o êxito de um regime depurativo do sangue é a transformação de hábitos de vida e hábitos alimentares.
Durante um mês dever-se-á reduzir, ou mesmo suprimir completamente todos os alimentos que contenham ácido úrico, como carnes, ovos, queijo, café ou chá. São muito eficazes a fruta fresca, incluindo limão e laranjas, sumos naturais, infusão de plantas como dente de leão, cardo mariano e alcachofra, couve fermentada (choucroute), couve crua, kefir, kombucha.
Para além disto, é de elementar importância o bom funcionamento do intestino, pois é o princípio básico de toda a limpeza do sangue e cura da Primavera.
Considerando este princípio básico, é imperativa a desparasitação intestinal.
Uma dieta vegetariana crudívora, durante um mês, será de importância vital extraordinária, pois proporcionará a mudança dos humores (sangue, linfa e outros líquidos).
A conjugação de sumos crus aumentará a eficácia depurativa do organismo.
Em qualquer circunstância, deverá existir sempre acompanhamento médico, ou profissional de saúde qualificado, pois cada indivíduo representa um organismo único e diverso.
“O homem, porém, não deve só pedir ao seu Criador saúde e uma longa vida, mas tem também, de aplicar a sua inteligência para descobrir e apreciar os tesouros que o bondíssimo Pai de todos colocou na natureza, para remédio dos muitos males da nossa vida” - Sebastian Kneipp).

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente