• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 29 de Maio de 2017
Pesquisar...
Qui.
 29° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 13°
Claro
Ter.
 28° / 12°
Claro
Torres Novas
Hoje  27° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Primavera - época de limpeza e renovação

Opinião  »  2017-04-05  »  Juvenal Silva

"Uma dieta vegetariana crudívora, durante um mês, será de importância vital extraordinária"

É principalmente na Primavera que se manifestam insuficiências orgânicas e alguns tipos de enfermidades, caraterizadas por cansaço e diversos tipos de toxicidade, a que normalmente chamamos impurezas no sangue.
As curas de depuração na Primavera são importantes e necessárias para reativar o metabolismo, normalizá-lo e estimulá-lo, condição para a sua força vital.
Os caminhos que nos transportam para uma limpeza do sangue na Primavera são muitos. Basta recordar as dietas, as curas de sumos de fruta, o regime de vegetais crus, infusões de plantas medicinais, banhos de vapor, sauna e caminhadas ao ar livre.
Qualquer pessoa pode organizar uma limpeza do seu organismo de acordo com a sua condição física, para melhor rendimento e eficácia do seu metabolismo.
A cura de depuração do sangue é um tratamento básico e a química do metabolismo assim o demonstra, pois as forças ativas na formação e degradação da hemoglobina levam-nos à convicção de que a vida dos nossos tecidos orgânicos depende da capacidade de respiração das células e, sobretudo, da capacidade de absorção e expulsão de oxigénio.
O fígado é considerado o maior “laboratório” do nosso metabolismo e, por isso, precisa de um descanso anual bem generoso, com posterior renovação e estímulo de todas as suas numerosas funções por meio de matérias ativas, tais como as que existem nos sumos de plantas e frutas, plantas medicinais, verduras e saladas, na forma mais natural e sem químicos. Toda a limpeza do sangue e dos tecidos deverá ser precedida de conveniente limpeza intestinal, pois está demonstrado que, se o intestino funcionar defeituosamente, se poderá converter num foco de graves infeções que transitarão para o sangue, intoxicando-o.
O sal conduz à obstrução dos processos de combustão e a uma acumulação de resíduos do metabolismo. Como as curas de limpeza do sangue estimulam todos os órgãos de eliminação, as frutas e verduras frescas fornecem suficiente material de combustão e eliminam o sal pela sua abundância em potássio. Estes fatores tornam-se muito importantes e eficientes para evitarmos graves enfermidades e o envelhecimento precoce.
A principal condição para o êxito de um regime depurativo do sangue é a transformação de hábitos de vida e hábitos alimentares.
Durante um mês dever-se-á reduzir, ou mesmo suprimir completamente todos os alimentos que contenham ácido úrico, como carnes, ovos, queijo, café ou chá. São muito eficazes a fruta fresca, incluindo limão e laranjas, sumos naturais, infusão de plantas como dente de leão, cardo mariano e alcachofra, couve fermentada (choucroute), couve crua, kefir, kombucha.
Para além disto, é de elementar importância o bom funcionamento do intestino, pois é o princípio básico de toda a limpeza do sangue e cura da Primavera.
Considerando este princípio básico, é imperativa a desparasitação intestinal.
Uma dieta vegetariana crudívora, durante um mês, será de importância vital extraordinária, pois proporcionará a mudança dos humores (sangue, linfa e outros líquidos).
A conjugação de sumos crus aumentará a eficácia depurativa do organismo.
Em qualquer circunstância, deverá existir sempre acompanhamento médico, ou profissional de saúde qualificado, pois cada indivíduo representa um organismo único e diverso.
“O homem, porém, não deve só pedir ao seu Criador saúde e uma longa vida, mas tem também, de aplicar a sua inteligência para descobrir e apreciar os tesouros que o bondíssimo Pai de todos colocou na natureza, para remédio dos muitos males da nossa vida” - Sebastian Kneipp).

 

 

 Outras notícias - Opinião


O véu ideológico »  2017-05-18  »  Jorge Carreira Maia

A reivindicação pelo PSD e CDS do mérito pelo actual desempenho da economia portuguesa é não apenas uma jogada de oportunismo político mas, o que é pior, um sinal de que a direita ainda vive sob o véu ideológico que a conduziu nos anos da troika.
(ler mais...)


O poder e a vontade de poder »  2017-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Um artigo do jornal Público dava conta de um estudo da psicóloga experimental portuguesa Ana Guinote (University College de Londres) sobre o poder. Uma das evidências da investigação é que a correlação entre inteligência e ocupação de lugares de poder é fraca.
(ler mais...)


PEDU, novo episódio »  2017-05-04  »  António Gomes

Há dias fomos confrontados com a colocação de placards a anunciar obras em vários locais da cidade, todas por conta do PEDU. A curiosidade é que esses placards agradecem o contributo da população relativamente aos projetos apresentados.
(ler mais...)


Compreender e prevenir as alergias »  2017-05-04  »  Juvenal Silva

As alergias são reações anormais do nosso sistema imunitário a substâncias proteicas estranhas ao organismo.
Qualquer substância estranha de natureza proteica é normalmente identificada pelo nosso sistema de defesa e, a partir desse momento, controlada na maioria das vezes.
(ler mais...)


Marcelo, Marcelo »  2017-04-20  »  Jorge Carreira Maia

A imagem das pessoas e o desejo que delas sentimos são regulados pelos mesmos mecanismos que regem os mercados onde se transaccionam os bens de consumo. Sempre que um produto é escasso o preço sobe.
(ler mais...)


O clube dos escritores traídos »  2017-04-06  »  Jorge Carreira Maia

Há umas semanas noticiou-se que a editora de Agustina Bessa-Luís mandara retirar do mercado os livros desta autora. Parece que já não vendia o suficiente. Há claramente um conflito negocial, digamos assim, entre a editora e representantes da escritora.
(ler mais...)


Inspiring future »  2017-03-23  »  Jorge Carreira Maia

Assisti há dias, na escola onde lecciono, a uma intervenção da Yorn Inspiring Future que, para além de trazer consigo um conjunto de sessões e workshops, onde 37 universidades e politécnicos tentaram cativar os alunos do 12º ano, explicou, numa sessão de pouco mais de uma hora, o processo de candidatura.
(ler mais...)


Aaaaaaaargh! »  2017-03-21  »  Hélder Dias

Breve reflexão sobre a origem das doenças »  2017-03-21  »  Juvenal Silva

O que origina a doença?
O organismo degrada-se, fundamentalmente, por dois motivos, pela intoxicação e pela falta de nutrientes para se constituir e renovar.
As substâncias nutritivas contidas nos alimentos servem para a elaboração das células e dos líquidos orgânicos; além disso, o nosso corpo funciona graças a elas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)