Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-47981b7a): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 01 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 34° / 18°
Céu limpo
Qui.
 39° / 18°
Céu limpo
Qua.
 36° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  35° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Peixoto - rui anastácio

Opinião  »  2021-01-10  »  Rui Anastácio

"Poucos intelectuais do nosso país entendem verdadeiramente o país em que vivem."

Há uns meses, em circunstâncias que não vêm ao caso, tive o prazer de privar com José Luís Peixoto e a sua mulher, Patrícia Pinto. Foram dias muito agradáveis em que fiquei a conhecer um pouco da pessoa que está por trás do escritor.

Não tinha lido muita coisa do José Luís, mas tinha gostado muito do pouco que tinha lido. Desde logo, o magnífico livro sobre a Coreia do Norte, país que sempre me despertou uma enorme curiosidade. O culto do Querido Líder ou da Querida Líder, é algo com que tropeçamos frequentemente, mesmo que em escalas diminutas e com as devidas reservas e distâncias.

Comecei o ano a ler “Galveias”, devidamente autografado pelo autor no dia 17 de Novembro de 2020. O livro começa com uma descrição dos cães que ladram durante a noite na aldeia de Galveias, sua terra natal, “...mas depois um cão noutra ponta da vila e outro noutra e outro noutra, cães infinitos, como se desenhassem um mapa de Galveias e, ao mesmo tempo, assegurassem a continuação da vida e, desse jeito, oferecessem a segurança que faz falta para se adormecer.”

Poucos intelectuais do nosso país entendem verdadeiramente o país em que vivem. Peixoto, Saramago ou Torga são gente que entende o Portugal profundo. É isso, entre outras coisas, que os torna grandes escritores da nossa língua materna. Portugal é um país difícil de entender, é um país de mil cores e de muitas subtilezas. Vivo há 50 anos neste país, os mesmos que tenho de vida, e ainda hoje tenho dificuldade em perceber se a falta de frontalidade que tanto se pratica por terras lusas é fruto de cobardia ou de hiper sensibilidade. Não gostamos de ser desagradáveis. Mesmo quando não ser desagradável é, por si só, desagradável. Mesmo quando não ser desagradável é cobardia em estado puro.

A liberdade não é algo que se conceda ou se receba, é algo que se tem ou não se tem. Intrinsecamente. Nunca ceder a nossa liberdade é duro. Obriga, quase sempre, a sacrifícios nossos e até dos que nos são próximos. É algo que caracteriza os homens e as mulheres de carácter.

Como diria Torga: “Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado, saborear, enfim, o pão da minha fome.

- Liberdade, que estais em mim, Santificado seja o vosso nome”.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros