• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 01 Outubro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 21° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 19° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 13°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Rui Anastácio

 

Boys - rui anastácio »  2020-09-28 

A palavra parece ser inglesa, mas é apenas aparência. É uma palavra portuguesa, com certeza. Foi proferida, pela primeira vez, nos idos anos 90 pelo actual secretário-geral das nações unidas. “No jobs for the boys”.

Os boys aparecem em todo o lado, são assim como moscas em Setembro. Com a diferença que se mantém activos todo o ano. Manterem-se activos é, a... (ler mais...)


A mesa - rui anastácio »  2020-09-12 

Tenho um certo fascínio por mesas. Ao longo da minha vida já mandei fazer algumas. Quase sempre mesas grandes e robustas. Onde se possam sentar muitas pessoas. Onde se possa beber um bom vinho, comer muito, conversar muito, discutir muito, praguejar, gritar, lutar por ideias e ideais.
Dizem que à mesa não se envelhece. Estou tentado a acreditar nisso. Parece que o tempo pára quando estamos entre bons ami... (ler mais...)


Agricultores - rui anastácio »  2020-09-01 

Falámos em Inglês. Não sei de onde vinham, vinham de bicicleta de bem longe, pela sua tez seriam originários do centro da Europa. Uma das bicicletas estava furada, com o pneu destroçado. Ofereci-lhes o meu spray antifuro. Recusaram.
Andariam 4 ou 5 km até à povoação mais próxima e eu teria uma longa estrada florestal pela frente, “o piso estava em muito mau estado&... (ler mais...)


NÓS NÃO PODÍAMOS SER ASSIM? Utreque - rui anastácio »  2020-08-19 

Fica na Holanda, uma pequena cidade onde se cruzam as principais linhas de caminho de ferro do país.

Num país que, tal como o nosso, é pequeno, e os holandeses terão pensado que Utreque talvez fosse a cidade ideal para construir a FIL lá do sítio. Não em Amesterdão, não em Roterdão, nem sequer em Haia.

Imaginem que há 20 anos atrás, aquando da c... (ler mais...)


530 mil - rui anastácio »  2020-07-18 

É o número de jovens que abandonaram o país nos últimos 10 anos.

Perante este número, é impossível não concluir que somos um país falhado. Não somos só um país falhado. Somos um país miserável. Um país de homens e mulheres que expulsou os seus jovens.

É fácil responsabilizar os políticos. Essa classe abo... (ler mais...)


Velhos - rui anastácio »  2020-06-18 

Passaram por guerras, ditaduras, fome, e por tudo o que de bom e de mau a vida teve para lhes oferecer nos últimos 80 anos. Não podem beijar nem abraçar os netos. Há limites para o paternalismo.

Percebo que numa situação de potencial colapso do nosso SNS se possa apelar a cuidados especiais. Não percebo que se peça ao velhos que deixem de viver os últimos anos das suas vida... (ler mais...)


Roçadora - rui anastácio »  2020-06-07 

Não simpatizo com generalizações. Tenho para mim que as generalizações estão na génese de todos os populismos. Em todas as tribos existem pessoas decentes e bem formadas. Há no entanto uma subespécie das pessoas que vivem em meio urbano, que eu designaria por “urbanoides”, que aparentemente se tem dado bem no nosso ecossistema, uma vez que parece haver cada vez mais ind... (ler mais...)


Sinais de Fogo - rui anastácio »  2020-05-25 

Por vezes, penso que Portugal é uma obra-prima inacabada, tal como o romance “Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena.
Portugal é um país maravilhoso com um povo também, razoavelmente maravilhoso. Um povo com uma enorme sabedoria, mas desconfiado e invejoso por natureza. Quanto mais conheço o mundo, mais me convenço que Portugal é dos melhores países para se viver tranquilamen... (ler mais...)


2 beijos »  2020-05-09 

Peúgas escuras, peúgas brancas, peúgas escuras. Um beijo, 2 beijos, um beijo vs 2 beijos.
Tinha três anos no dia 25 de Abril de 1974.

Sou um amante da liberdade e um amante incondicional da liberdade de expressão. Não quero parecer ingrato, mas uma vez que tive a felicidade de crescer em democracia, não me lembro de nada relevante que tenha mudado desde a minha infância.

<... (ler mais...)

Vergel »  2020-04-17 

Lugar arborizado com plantas de horta ou de jardim.
Gosto de árvores, por isso acabei por me formar em engenharia florestal. Gosto muito de árvores, de florestas, de jardins, podem até ter patinhos, e repuxos de água, e peixes vermelhos. Bom, pensando bem, peixes vermelhos é que não. Muito menos agora, que o Sporting não perde um jogo há mais de um mês.
Voltando ao assunto... (ler mais...)


Extraordinário »  2020-03-19 

A Henriqueta tem 14 anos, é minha filha e teve a delicadeza de me informar que quem diz extraordinário são os velhos. Claro está, que eu do alto dos meus 49 anos não me considero um velho e vivo sobretudo a pensar no futuro, frequentemente não vivendo o presente e sendo por isso extraordinariamente estúpido.

Ainda ontem. caminhando de mãos atrás das costas e falando sozinho... (ler mais...)


Carso, por Rui Anastácio »  2020-03-09 

Ao que parece, a CIM do Médio Tejo iniciou a colocação de sinalização da “Grande Rota do Carso”. Hoje, as grandes rotas podem ser um importante instrumento de desenvolvimento turístico. Em Portugal, temos o extraordinário exemplo da Rota Vicentina, que leva todos os anos muitos milhares de turistas, de todo o mundo, ao sudoeste alentejano e à costa vicentina.

A Rota Vi... (ler mais...)


Ulmeiros »  2020-02-22 

O nosso Ulmeiro (Ulmus minor) encontra-se distribuído por quase toda a Península Ibérica, aceitando-se hoje o seu carácter autóctone nesta região. No país vizinho diz-se: “Não peças pêras aos Ulmeiros”. Será que podemos pedir a um país, que todos os estudos demonstram que é racista, que não seja racista? Podemos sim!

Podemos, de... (ler mais...)


“Xuxu” »  2020-02-07 

“Não há pior ameaça à paz do que os que foram cobardes em tempo de guerra: eles têm contas a ajustar consigo mesmos e os outros é que as pagam”.

A frase é do Miguel Sousa Tavares, com quem não concordo muitas vezes, mas que leio religiosamente todas as semanas, a ele e à Clara Ferreira Alves.
O Expresso é hoje uma relíquia do bom jornalismo. C... (ler mais...)


O João »  2020-01-30 

“O João é gente boa! Sabe o que acontece? A cabeça dele é que não funciona na hora certa.”
O sotaque era brasileiro, pintor de fachadas e alguma sabedoria tolerante na voz, trazidas certamente por uma longa e dura vida pendurada em andaimes.
Sinto frequentemente que Portugal é como a cabeça do João.

Portugal não colocou na prisão os banqueiros s... (ler mais...)


Brio »  2020-01-09 


“Um café bem tirado e com bons modos.”
Fiquei com esta frase na cabeça. Foi dita em tom brincalhão por uma Senhora septuagenária, algures num quiosque à beira mar plantado. Uma forma simples e simpática de pedir competência e brio profissional.

Escrever sobre brio profissional parece algo bastante maçador e sem graça. Revela, no mínimo, que que... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-09-01  »  José Mota Pereira O rio do fururo - josé mota pereira
»  2020-09-28  »  Maria Augusta Torcato Ironia do destino ou lei do retorno? - maria augusta torcato
»  2020-09-01  »  Rui Anastácio Agricultores - rui anastácio
»  2020-09-12  »  Mariana Varela Democracia e representatividade - mariana varela
»  2020-09-01  »  Mariana Varela O debate e a ditadura de pensamento - mariana varela