• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 07 Dezembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 14° / 5°
Céu nublado
Seg.
 16° / 7°
Períodos nublados
Dom.
 17° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 6°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alimentos preciosos para uma saúde duradoira

Opinião  »  2014-09-12  »  Juvenal Silva

Da imensa variedade de alimentos disponíveis para uma alimentação saudável, destaco alguns, que considero indispensáveis para bom uso, no nosso quotidiano, pela importância nutricional e biofuncionalidade:

AVEIA - Fornece substâncias essenciais ao organismo, contém vitaminas do complexo B, E, zinco, silício. Ajuda a reduzir o colesterol, o açúcar no sangue e ao trânsito intestinal. É saciante, fonte de energia física e intelectual, reforça o sistema imunitário, a formação de espermatozóides e a produção de colagénio. Consumir 3 colheres de sopa de flocos diariamente.

ALHO – Tem actividade antibiótica, ajuda a reduzir colesterol, reforça sistema imunitário, combate constipações e infecções virais, melhora a circulação sanguínea, tonifica e limpa o fígado, ajuda a expulsar os parasitas , reduz a hipertensão arterial e, açúcar no sangue. Ajuda no combate de tumores cancerígenos. Consumir diariamente, 1 dente de alho cruo picado durante o almoço e o jantar.

AZEITE – Preferencialmente biológico extra virgem. É forte antioxidante. Contribui para diminuir doenças cardiovasculares, cancerosas, equilibrar colesterol e pressão arterial. Activa as secreções pancreáticas e biliares e ajuda a remover cálculos biliares. Idealmente utilizar todos os dias 1 colher de sopa. Jamais deve ser utilizado em fritos porque a alta temperatura destrói as propriedades terapêuticas.

IOGURTE - Para se obter maior valor nutricional, aconselha-se natural e não açucarado, assim como utilizado uma semana ou mais antes da data de validade, terá maior quantidade de bactérias activas. Doutro modo os microorganismos vão desaparecendo, embora se mantenham as suas propriedades nutritivas e o cálcio.

O consumo diário ajuda a reduzir as bactérias prejudiciais ao intestino e contribui para o equilíbrio do ecossistema bacteriano intestinal. Promove o estímulo do sistema imunitário, ajuda ao trânsito intestinal, redução do colesterol e hipertensão. Contribui para tratar e evitar infecções renais, gastrointestinais e combater diarreias. Tem uma acção preponderante sobre os efeitos danosos dos antibióticos.

LIMÃO – Tem propriedades muito poderosas e deve constar da nossa alimentação todos os dias. Contém vitaminas A, B1, B2, B3, Vitamina C, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Enxofre, Ácido Cítrico. Contém também limoneno que ajuda a combater os radicais livres, a manter o colagénio e a hemoglobina. É um poderoso anti-séptico e antioxidante. É eficaz no combate de doenças hepáticas, reumáticas, ácido úrico, alcoolismo, anemia, asma, arteriosclerose e, é útil, em quase todas as patologias.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


No Jornal Torrejano, uma torrejana “dos quatro costados” »  2019-12-05  »  Ana Lúcia Cláudio

Quase dez da noite da última sexta-feira de Novembro, no aeroporto da Portela. Está quente para quem acaba de chegar de um país mais frio. Apanho um táxi para o centro de Lisboa, uma distância suficientemente curta para não ser do agrado dos taxistas.
(ler mais...)


Há um elefante na sala: o ensino superior da região! »  2019-12-05  »  Jorge Salgado Simões

Podemos não falar do assunto. Podemos todos ir pensando nisto sem dizer o que quer que seja, ou fazer do tema não mais do que uma conversa de café, para não melindrar ninguém.

Temos um problema na região com o ensino superior público: dois Institutos Politécnicos, Tomar e Santarém (IPT e IPS), demasiado pequenos e demasiado sozinhos, desligados entre si, pouco atrativos, pouco diferenciadores e com uma sustentabilidade mais do que duvidosa.
(ler mais...)


A biblioteca no mercado semanal »  2019-12-05  »  António Gomes

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes mudou-se para o mercado, literalmente. Às terças, quinzenalmente, é lá que se encontra.

Misturar as couves, as cebolas, o pão, o queijo, as flores e as pessoas com os livros é uma ideia que deve ser valorizada e apreciada.
(ler mais...)


O senhor da maquineta »  2019-12-05  »  Anabela Santos

Estamos no outono, muito perto da chegada do inverno. Uma estação bonita, de cores únicas, temperatura amena e blá, blá, blá… tudo de bom para dizer desta época do ano.

É também a altura em que as árvores de folha caduca se despem totalmente e deixam os seus ramos apanhar sol, ganhando assim força até à chegada da primavera, momento em que nos presenteiam, novamente, com a sombra das suas folhas.
(ler mais...)


A cantiga é uma arma... »  2019-11-29  »  Hélder Dias

O desafio da direita democrática »  2019-11-22  »  Jorge Carreira Maia

Comecemos pelo trivial, mas que muitas vezes é esquecido. O papel do PSD e do CDS tem sido fundamental para a consolidação de um regime democrático-liberal no nosso país. Uma democracia representativa não pode subsistir sem a existência de pluralidade política e de partidos de direita e de esquerda.
(ler mais...)


Deixaram morrer a tarambola »  2019-11-21  »  António Gomes

Pode dizer-se que é desolador, uma tristeza, que não querem saber, quem pode não quer, está tudo desprezado, é uma grande irresponsabilidade, é um desconsolo e mais uns quantos adjectivos, mas creio que é mais do que isso e mais grave.
(ler mais...)


Eu é que sei »  2019-11-21  »  Miguel Sentieiro

Vinha a ouvir no rádio do carro a rubrica “Eu é que sei!” A ideia passa por lançar perguntas às crianças para elas opinarem sobre o que pensam de cada temática. Eu é que sei…. “O que é um estetoscópio”, “porque há pessoas boas e más”, “porque as pessoas usam malas”, “porque é que as aranhas têm 8 olhos” , “o que é um pirilampo”, “para que serve a manete de mudanças.
(ler mais...)


Nazismo e comunismo »  2019-11-09  »  Jorge Carreira Maia

No mês passado o Parlamento Europeu aprovou uma resolução de condenação dos regimes nazi e comunista. Na verdade, ambos os regimes perseguiram e mataram adversários e o Estado teve neles uma configuração totalitária.
(ler mais...)


Quando eu for grande... »  2019-11-06  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-11-09  »  Jorge Carreira Maia Nazismo e comunismo
»  2019-11-22  »  Jorge Carreira Maia O desafio da direita democrática
»  2019-11-21  »  António Gomes Deixaram morrer a tarambola
»  2019-11-21  »  Miguel Sentieiro Eu é que sei
»  2019-11-29  »  Hélder Dias A cantiga é uma arma...