• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 26 Junho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 29° / 15°
Períodos nublados
Sex.
 29° / 14°
Céu limpo
Qui.
 27° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alimentos preciosos para uma saúde duradoira

Opinião  »  2014-09-12  »  Juvenal Silva

Da imensa variedade de alimentos disponíveis para uma alimentação saudável, destaco alguns, que considero indispensáveis para bom uso, no nosso quotidiano, pela importância nutricional e biofuncionalidade:

AVEIA - Fornece substâncias essenciais ao organismo, contém vitaminas do complexo B, E, zinco, silício. Ajuda a reduzir o colesterol, o açúcar no sangue e ao trânsito intestinal. É saciante, fonte de energia física e intelectual, reforça o sistema imunitário, a formação de espermatozóides e a produção de colagénio. Consumir 3 colheres de sopa de flocos diariamente.

ALHO – Tem actividade antibiótica, ajuda a reduzir colesterol, reforça sistema imunitário, combate constipações e infecções virais, melhora a circulação sanguínea, tonifica e limpa o fígado, ajuda a expulsar os parasitas , reduz a hipertensão arterial e, açúcar no sangue. Ajuda no combate de tumores cancerígenos. Consumir diariamente, 1 dente de alho cruo picado durante o almoço e o jantar.

AZEITE – Preferencialmente biológico extra virgem. É forte antioxidante. Contribui para diminuir doenças cardiovasculares, cancerosas, equilibrar colesterol e pressão arterial. Activa as secreções pancreáticas e biliares e ajuda a remover cálculos biliares. Idealmente utilizar todos os dias 1 colher de sopa. Jamais deve ser utilizado em fritos porque a alta temperatura destrói as propriedades terapêuticas.

IOGURTE - Para se obter maior valor nutricional, aconselha-se natural e não açucarado, assim como utilizado uma semana ou mais antes da data de validade, terá maior quantidade de bactérias activas. Doutro modo os microorganismos vão desaparecendo, embora se mantenham as suas propriedades nutritivas e o cálcio.

O consumo diário ajuda a reduzir as bactérias prejudiciais ao intestino e contribui para o equilíbrio do ecossistema bacteriano intestinal. Promove o estímulo do sistema imunitário, ajuda ao trânsito intestinal, redução do colesterol e hipertensão. Contribui para tratar e evitar infecções renais, gastrointestinais e combater diarreias. Tem uma acção preponderante sobre os efeitos danosos dos antibióticos.

LIMÃO – Tem propriedades muito poderosas e deve constar da nossa alimentação todos os dias. Contém vitaminas A, B1, B2, B3, Vitamina C, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Enxofre, Ácido Cítrico. Contém também limoneno que ajuda a combater os radicais livres, a manter o colagénio e a hemoglobina. É um poderoso anti-séptico e antioxidante. É eficaz no combate de doenças hepáticas, reumáticas, ácido úrico, alcoolismo, anemia, asma, arteriosclerose e, é útil, em quase todas as patologias.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)


Encruzilhada »  2019-06-06  »  António Gomes

Já assim era, mas depois das últimas eleições europeias a interrogação subiu de tom: vai ou não haver geringonça após as próximas eleições legislativas? – as pessoas perguntam.
(ler mais...)


GREVE? »  2019-06-06  »  Denis Hickel

gre·ve
(francês grève)
substantivo feminino
Interrupção temporária, voluntária e colectiva de atividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação (ex.
(ler mais...)


Quando a pedra é o sapato »  2019-06-06  »  Ana Sentieiro

Ontem trajei pela primeira vez. A Noite de Serenatas enlatou a comunidade académica da Universidade do Minho no Largo da Sé. A escuridão dos trajes iluminava os corações dos presentes, aquecia os abraços e motivava as lágrimas ao som da melodia das guitarras portuguesas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia
»  2019-06-06  »  Ana Sentieiro Quando a pedra é o sapato
»  2019-06-06  »  António Gomes Encruzilhada
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-06  »  Denis Hickel GREVE?