• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Confissões de um cronista bem-disposto

Opinião  »  2014-09-25  »  José Ricardo Costa

Um dia, o João Carlos Lopes apanha-me na rua e pergunta-me se eu alinho em escrever para o JT. Senti-me a gravar uma cena de um filme cómico, pois a ideia de escrever num jornal pareceu-me tão parva como ser sócio do Sporting ou concorrer ao Preço Certo.

A razão é simples. O meu pai era um devorador de jornais, tendo por isso crescido no meio deles. Do Diário de Lisboa, que tantas vezes ele me mandou comprar com 15 tostões no bolso. Do República, que eu próprio tirava todos os dias da caixa do correio à hora de almoço e folheava depois sentado na sanita, ritual de anos, apesar dos editoriais de Raul Rêgo serem menos emocionantes do que as coelhinhas da Playboy. Ainda antes do 25 de Abril, começou a aparecer o Expresso. Mais tarde, a azáfama do PREC transformou o República n’A Luta e, mais tarde ainda, passei a conviver com o Jornal Novo e O Jornal. Sem esquecer o mais esporádico Notícias da Amadora.

Daí achar uma parvoíce a ideia de escrever num jornal. Um jornal era uma coisa intelectualmente séria e eu sempre tive alguma dificuldade em me levar a sério. Foi pois com uma mistura de pessimismo schopenhauriano e hilaridade circense que aceitei. O meu problema era saber o que podia acontecer assim de vagamente excitante na minha encrustada cabeça que pudesse interessar ao menino jesus, ainda que aureolado por uma evangélica indulgência face ao clube dos pobres de espírito, cuja camisola rota e cheia de nódoas eu vestia.

Tinha também pela frente um desafio hercúleo, como diria um plumitivo novecentista: fingir que o que escrevesse podia ter algum interesse ou, pior ainda, tentar ser compreendido. Eu tinha feito o curso de Filosofia, tendo por isso desenvolvido com enorme sucesso a arte de ser incompreendido.

Para grande alívio, percebi que, ao contrário do que se pensa quando se escreve pela primeira vez num jornal, o mundo continua a ser o mesmo e é possível continuar a sair à rua sem que a rua dê pela nossa existência. O que escrevemos não tem, felizmente, qualquer importância, e o seu fim no contentor do lixo com os restos do jantar é uma poética imagem do seu valor. Escrever num jornal acaba mesmo por favorecer um saudável cepticismo, uma vez que contribui para a consciência deste imenso turbilhão que é a realidade. Quanto mais olhamos para ela, melhor percebemos as suas contingências e que tudo está sujeito ao aveludado pântano da dúvida.

Um problema com que me deparei foi o do estilo. Eu precisava de um estilo, pois, a começar no cabelo do CR7, tudo tem de ter um estilo. Anos depois, dizia-me a dona Dina Borges Simão que eu andava a perder a graça, enfim, que já não era o Zé Ricardo de outros tempos, que já não tinha o mesmo sentido de humor. Confesso ter sentido algum desconforto com a ideia de eu ser uma espécie de humorista, coisa que jamais me passaria pela cabeça. Como pode alguém ser humorista depois de ter lido o Cioran? O Woody Allen conseguiu, mas tinha a vantagem de não ser português e de nunca ter visto as conferências de imprensa de Jorge Jesus. Agora, uma coisa é ser humorista, outra é estar bem-disposto. Se alguma vez escrevi alguma coisa que vagamente sugerisse sentido de humor, foi apenas por estar bem-disposto e não por razões de estilo, embora quanto mais escrevesse mais ia percebendo que o que escrevia era risível. Por isso, se alguma vez cheguei a ter um estilo foi o da boa disposição, o qual incluiu uma boa relação com o erro, um luxo dentro do próprio jornal, que não pode ser feito de erros. Errar é outra maneira de estar vivo e sempre disponível para a mudança e de ser alérgico a minerais imobilismos. É por isso que a secção de opinião está nos antípodas da secção de necrologia, sendo por isso, felizmente, a que é para ser levada menos a sério. Uf!

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia