• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Má digestão e flatulência

Opinião  »  2014-10-10  »  Juvenal Silva

A má digestão e flatulência são um desconforto no aparelho digestivo, que normalmente provocam gazes e azia.

A causa pode estar associada a excesso de alimentos, má mastigação, podem desencadear refluxos gástricos ou azia, que provoca uma sensação de ardor. Esta constante irritação ao nível do esófago pode evoluir para uma inflamação mais conhecida por gastrite, que se não for tratada poderá ter consequências desagradáveis.

O que é a azia – é um sintoma de má digestão por erros alimentares e que provoca o retorno de substâncias digestivas do estômago (ácido clorídrico) ao esófago. Os principais fatores que desencadeiam este sintoma sã comer em excesso – mastigar mal os alimentos – ingestão de alimentos ácidos, gordurosos ou picantes, adormecer com estômago cheio.

Vários estudos descrevem a cafeína, teobromina, teofilina e gordura presentes no chocolate, como potenciadores do aumento de ácido gástrico que se movimenta para o esófago provocando azia. Os alimentos ácidos, condimentados, gordurosos e o álcool são fatores de desconforto.

Sugestões alimentares – No final das refeições tomar chá de camomila, boldo, flor funcho, hortelã, porque têm uma acção antiácida e inibidora da produção do suco gástrico. A pimenta preta triturada no momento da ingestão estimula os líquidos digestivos. O abacaxi tem uma enzima que se denomina bromalina, a papaia papaina e são excelentes para anulação de crises de azia. Alimentos fritos devem ser preteridos e substituídos por cozidos ou grelhados.

Flatulência e gazes – Podem ser formados por ingestão de ar quando comemos ou bebemos e pela acção das bactérias que fermentam durante o processo digestivo. Esta situação provoca uma dilatação do abdómen e desencadeia um mal estar com muitos gazes e às vezes cólicas. As causas mais comuns estão associadas a intolerâncias alimentares, ingestão de alimentos que fermentam mais, ingestão de bebidas com gás.

Os gazes também podem ser provocados pela candida albicans, particularmente nas pessoas com prisão de ventre.

Alimentos que provocam gazes - Leite, derivado à lactose - batata doce, trigo, aveia, pão, por serem ricos em amido, os bróculos, repolho, couve flor, por conterem enxofre. Feijão, grão, contêm açúcares que não são bem digeridos. Contudo, esta situação poderá ser ultrapassada com tisanas de plantas medicinais de erva doce, endro, cravinho, canela, cominho, que ajudam a prevenir e aliviar a flatulência.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-19  »  Inês Vidal Democracia, por Inês Vidal
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Problemas de memória
»  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia Autarquias, professores, padres casados e futebol
»  2019-06-19  »  José Ricardo Costa O Tempo dos Gelados