• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 35° / 15°
Períodos nublados
Ter.
 33° / 16°
Períodos nublados
Seg.
 36° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Uma conversa inesperada

Opinião  »  2014-10-16  »  Afonso Borga

– Não viajou, pois não?

Não compreendi a pergunta, nem o contexto em que ela se inseria, e perguntei:

– Desculpe? Não percebi…

– Estou a perguntar se viajou recentemente!

– Ah! Não, não se preocupe!

Aquela simples pergunta desencadeou uma conversa inesperada…

Estava no comboio, a ler um jornal, a caminho de Torres Novas quando um senhor, já na casa dos ”30”, com uma garrafa de cerveja na mão, que trazia dentro de um pequeno saco de cartão que usava para disfarçar o conteúdo, entrou no comboio e sentou-se ao meu lado.

Estava a ler uma reportagem sobre o ébola, daí ter associado a pergunta à ocasião!

A partir dessa pergunta a conversa foi fluindo naturalmente. É certo que o facto de ele já estar um pouco com as ”pernas trocadas” foi ”meio caminho andado” para a conversa se proporcionar.

Já tinha referido noutras crónicas o quão estranho era cruzar-me todas as semanas com dezenas de pessoas que partilhavam o mesmo lugar comigo no comboio ou no autocarro e nunca ter mantido um diálogo com nenhuma. Aquela era uma oportunidade e dei toda a atenção à conversa que aquela pessoa tinha para mim.

Numa descontração impressionante, de alguém que, como me disse, queria ultrapassar rapidamente aquela meia hora que fazia todas as semanas para ir visitar o pai, que estava doente, falamos do ébola, do Jorge Jesus e até das primárias do PS!

– É o cliente habitual das quintas-feiras! – Disse-me o ”pica”.

– Ah, então já o conhecem por aqui – Disse para o senhor.

– É como te digo, rapaz, todas as quintas-feiras vou visitar os meus pais porque o meu pai está doente. Acabo por beber um pouco mais porque fico nervoso.

Trato-o por ”senhor” ao longo da crónica porque acabei por não ficar a saber o seu nome, nem ele o meu. Fomos dois autênticos anónimos, mas são estes anónimos como ele que mudam os nossos dias, inesperadamente, e são estes momentos que recordamos inevitavelmente no final do dia! Fez-me lembrar uma frase escrita numa ponte em Lisboa que tem arrancado sorrisos a centenas, que diz, ”Já sorriu hoje”?

apborga@live.com.pt

 

 

 Outras notícias - Opinião


Balanço político da legislatura »  2019-07-20  »  Jorge Carreira Maia

Partido Socialista. Nunca, na história da democracia portuguesa, tinha havido um governo suportado por toda a esquerda parlamentar. António Costa e os socialistas foram os grandes beneficiários da inovação.
(ler mais...)


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-07-05  »  Inês Vidal Umbigos, por Inês Vidal
»  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica
»  2019-07-04  »  António Gomes PLANTAR ÁRVORES
»  2019-07-20  »  Jorge Carreira Maia Balanço político da legislatura