• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A Rosa do Nome - josé ricardo costa

Opinião  »  2021-03-20  »  José Ricardo Costa

"Há terras cujo nome é bonito, enaltecendo quem lá vive, como Vila do Paço, Ribeira Branca, Bom Amor, Lapas, Cardais, Vale da Serra "

Faço uma bela caminhada matinal que me leva a passar pela Caveira, Bonflorido e Vale de Carvão e sou levado a pensar em três pessoas, uma de cada aldeia, escrevendo as suas moradas para uma encomenda. O que pensarão lá longe destes nomes? Ao contrário das sensações que nos obrigam a ver uma cadeira se estamos diante de uma cadeira ou a cheirar frango assado se for frango assado, ao contrário da razão que nos obriga a dizer que o dobro de dois é quatro e não cinco, a imaginação, graças às suas livres jogadas, tem a capacidade de prodigalizar o que não existe.

O que lembra Caveira? Pois, uma caveira é uma caveira é uma caveira. Em suma, uma caveira. Se quisermos sublimar um bocadinho, podemos ainda pensar num título de um conto de Edgar Allan Poe ou um daqueles filmes de terror dos anos 70 em que se vê bem que o sangue é molho de tomate. Uma coisa é certa: jamais abonará a favor de quem lá vive. Imagina-se uma população esquálida, desvitalizada, noctívagas almas penadas num romântico locus horrendus. Já Bonflorido, ah, Bonflorido, transpira lirismo por todos os poros. Podia ser tirada de um poema de António Ramos Rosa ou Eugénio de Andrade, um jovial pedaço de Bernardim Ribeiro. Na cabeça da pessoa que envia a encomenda lê «Bonflorido» começa logo a soar “Feno de Portugal, aroma da natureza” ou a voz de Meredith Monk na Memory Song "Trees… trees… birds… birds… coffee, coffee, coffee". Pois, mas com Vale Carvão voltamos a regredir. Vale de Carvão poderia ser uma versão portuguesa de uma aldeia inglesa algures entre Manchester e Liverpool, casas com telhados pretos da fuligem e cuja população caminha pelas ruas a tossir e a lamentar How green was my valley, neste caso, na língua de Camões.

Eis, pois, a indomável imaginação a fazer o seu trabalho. Mas ao passar pelas três terras, encostadinhas umas às outras, vejo-as como se fossem uma só. A nossa percepção do mundo é bem diferente a pé ou de carro e mais ainda do que simples nomes. Percebi que o ar puro que respirava era o mesmo, como era a mesma a luz do Sol ou o encantador chilrear dos passarinhos, as casas, as ruas, enfim, três terras cujos nomes as separam com a mesma distância ontológica de um Dr Jekyll e de um Mr Hyde, e que se tornam tão iguais na sua natureza, como na Divina Trindade.

Há anos tive uma aluna chamada Cátia Vanessa e que sofria imenso com o seu desgraçado destino. Eu dizia, vá, é só um nome, que importância tem um nome, mas ela tinha toda a razão. É muito mais do que um nome, é todo um programa. Ela era inteligente, boa aluna, bonita, tinha bom gosto, mas será toda a vida perseguida pelo nome. Dói um dente e a pessoa sabe de uma dentista chamada Cátia Vanessa. Como pode uma pessoa sentir-se confiante ao abrir a boca para uma drª Cátia Vanessa? Precisa-se de um arquitecto para desenhar uma casa. Sisa, Souto de Moura, Gonçalo Byrne, Carrilho da Graça? Sim, tudo nomes bem perfumados. Até Taveira, enfim. Agora, alguém pediria a uma Cátia Vanessa, ainda que com um apelido sonante, para desenhar uma casa? Viriam logo à cabeça as casas do engº Sócrates no distrito da Guarda, que até tem nome de filósofo com pedigree mas seria a última pessoa a quem quase (pobres quase!) 10 milhões de portugueses comprariam um carro em segunda mão e mesmo em primeira sabe Deus.

No caso das terras também não há volta a dar. As pessoas não escolhem as terras pelo nome. Porém, têm de se mentalizar que tal como o carro em que andam também o nome da terra pode ser importante para o seu estatuto social, isto, porque a imaginação não perdoa. Já houve quem pensasse que Torres Novas fosse uma cidade nova e toda moderna por causa do seu nome. Não, o Entroncamento é que é, Torres Novas é antiga com cortes e tudo e famílias com nome sonante. É como confundir Chambord com a Trump Tower.

Se querem Pé de Cão já sabem que não se livram de ficar associados a um chefe índio apesar de em Portugal só os ter havido na Meia Praia. Terras Pretas faz lembrar uma aldeia da Beira Alta dos anos 60, com velhas de cabeça coberta a espreitar pelo postigo numa casa por cima do estábulo. A aliteração de Carreiro da Areia é horrível e a semântica não é melhor, mais parecendo um daqueles caminhos que vão dar a uma obra. Pafarrão poderia ser uma personagem de Rabelais, Molière ou de uma ópera de Rossini. Videla faz arrepiar, remetendo para uma ditadura militar sul-americana. E por falar em militar, Boquilobo sugere pessoas que vão mesmo enfiar-se na boca do lobo, terra onde, por isso, é perigoso nascer. Fungalvaz lembra constipações. Valhelhas parece uma mistura de velha com balhelhas. Rexaldia poderia ser palavra para som estridente. Gavata não existe no Houaiss mas bem poderia ser um buraco feito por uma galinha. Borreco até é fofinho mas tem ao mesmo tempo algo de cómico, retirando alguma gravitas social a quem lá mora. Rendufas podiam ser uns chinelos de quarto do século XVIII, elegância barroca sem dúvida, mas se pensarmos que naquele tempo as pessoas não tomavam banho ficamos conversados. Lamarosa tem rosa mas também tem lama. Assentiz parece uma noção matemática, até tem a sua graça, bem poderia ser uma das ilhas das Viagens de Gulliver, mas a sua pura racionalidade tira-lhe alguma vinculação comunitária. Enfim, Alcorriol é uma desgraça onomástica tão grande que nem merece comentários. 

Mas há terras cujo nome é bonito, enaltecendo quem lá vive, como Vila do Paço, Ribeira Branca, Bom Amor, Lapas, Cardais, Vale da Serra, Casal dos Ramos (ao contrário de Casal do Cepo, um verdadeiro anátema para quem lá more), Carvalhal da Aroeira ou Chancelaria. Seja como for, nomes são nomes são nomes e, como diria um medieval, não passam de flatus vocis. Mas, como diria a minha aluna, não é bem assim. A imaginação humana quando ligada à perversão e ao cinismo é implacável. Por isso, pelo sim, pelo não, se quisesse comprar um terreno na zona do Vale Carvão ou Caveira, creio que o iria comprar uns metros mais à frente só para poder morar no Bonflorido.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia