• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 02 Abril 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 19° / 12°
Céu nublado com chuva moderada
Sáb.
 18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 21° / 5°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  19° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O IVA e o desenvolvimento

Opinião  »  2020-01-30  »  António Gomes

"O PS adiou por tempo indeterminado o desenvolvimento do concelho, onde o caso da Zona Industrial de Riachos é o melhor exemplo"

A última tentativa do PS/Torres Novas para branquear a situação em que tem vindo a transformar o concelho desmoronou-se como um castelo de cartas.

A Lei das Finanças Locais sofreu uma alteração positiva para as autarquias, ao passar a atribuir a estas 7,5% do IVA cobrado no respectivo concelho e relativo a restauração, hotelaria, electricidade, gás, comunicações e água.

O Orçamento do Estado, ainda em discussão, atribui 1 milhão e 472 mil euros ao concelho de Torres Novas por via dos 7,5% de IVA atrás referido.
Mas o interessante da coisa é que o PS fez de imediato uma campanha em volta desta verba, como se significasse ou fosse o resultado do grande desenvolvimento do concelho - muitas empresas, muito emprego, muito turismo, aumento de população, muito progresso, etc.. Pois é, somos dos concelhos que mais recebe, à frente de Coimbra, de Setúbal, de Cascais, Oeiras, Gaia, de Braga, etc., só ultrapassados por Lisboa , Porto e Sintra. Ou seja, o PS tinha colocado o município mesmo no pelotão da frente, em 4ª lugar, inédito. A oposição devia render-se, pois os números ai estão.

Era óbvio que os interessados nesta matéria, a começar pela Associação Nacional de Municípios (onde o presidente de Torres Novas tem assento no Conselho Directivo) não achariam muita graça ao caso e como era de esperar, já pediram explicações ao governo.

Não se conhecem os números do IVA cobrado relativo àqueles sectores, a não ser que a Autoridade Tributária os forneça a tempo de serem analisados no processo do Orçamento em discussão, mas bastava verem que o IVA total cobrado em 2017 referente ao concelho de Torres Novas ocupou a 89ª posição a nível nacional.
Algo está errado na atribuição dos montantes aos municípios, criando uma situação de injustiça flagrante, que não pode ser aproveitada oportunisticamente por quem teve a sorte do engano os ter contemplado.

Não é preciso pensar muito para concluir que havia qualquer coisa que não batia certo, todos gostaríamos muito que assim fosse mas parece que não é: um pouco de humildade fica bem a toda a gente e a verdade deve pautar a conduta de quem ocupa cargos públicos.

O PS adiou por tempo indeterminado o desenvolvimento do concelho, onde o caso da Zona Industrial de Riachos é o melhor exemplo, pois espera há quase 20 anos pela sua infraestruturação, condição primeira para a implantação de empresas. O PS tem muito que pedalar para que o município receba, por direito próprio, as verbas agora anunciadas.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Três efeitos virais »  2020-03-20  »  Jorge Carreira Maia

POLÍTICA E ECONOMIA. De um momento para o outro todo um modo de compreender a política se alterou. Por influência das duas principais constelações ideológicas nascidas do Iluminismo – o liberalismo e o marxismo – a política tinha, paulatinamente, sucumbido aos imperativos da economia.
(ler mais...)


Extraordinário »  2020-03-19  »  Rui Anastácio

A Henriqueta tem 14 anos, é minha filha e teve a delicadeza de me informar que quem diz extraordinário são os velhos. Claro está, que eu do alto dos meus 49 anos não me considero um velho e vivo sobretudo a pensar no futuro, frequentemente não vivendo o presente e sendo por isso extraordinariamente estúpido.
(ler mais...)


Carso, por Rui Anastácio »  2020-03-09  »  Rui Anastácio

Ao que parece, a CIM do Médio Tejo iniciou a colocação de sinalização da “Grande Rota do Carso”. Hoje, as grandes rotas podem ser um importante instrumento de desenvolvimento turístico. Em Portugal, temos o extraordinário exemplo da Rota Vicentina, que leva todos os anos muitos milhares de turistas, de todo o mundo, ao sudoeste alentejano e à costa vicentina.
(ler mais...)


Outra vez as estradas »  2020-03-07  »  António Gomes

A Assembleia Municipal de Torres Novas foi chamada a pronunciar-se sobre o estado das estradas do concelho e sobre uma solução apresentada pelo Bloco.
A proposta recomendava o levantamento rigoroso da dimensão da rede viária a necessitar de intervenção (o que existe é um levantamento feito pelas juntas de freguesia que nos diz que existem 126 estradas e ruas em mau estado), a abertura de um concurso público para empreitada a realizar nos próximos 3 anos e com um valor de 5 milhões de euros.
(ler mais...)


A SAGA / FUGA DE FRANCISCO DUARTE MENDES »  2020-03-07  »  José Alves Pereira

O título deste texto é uma adaptação, a partir de uma obra de ficção, do escritor galego Gonzalo Torrente Ballester, A Saga e Fuga de J.B. Como veremos, seria difícil encontrar um título que melhor correspondesse aos factos aqui reportados, sendo que são já poucos os viventes que de tal guardam memória.
(ler mais...)


Fabrióleo »  2020-03-07  »  Acácio Gouveia

As notícias sobre processos intentados pela Fabrióleo contra Pedro Triguinho merecem algumas reflexões. Pedro Triguinho, recorde-se, havia acusado a Fabrióleo de ser causadora de cancros na população vítima da poluição produzida por aquela empresa.
(ler mais...)


Um vírus abre uma fresta »  2020-03-06  »  Jorge Carreira Maia

Nos acontecimentos ligados à emergência do coronavírus, podemos dizer que há duas realidades ligadas acidentalmente. A primeira diz respeito à eventual pandemia, à facilidade do contágio que proporciona um mundo aberto e no qual toda gente viaja para todo o lado.
(ler mais...)


Terminal 3 em Tancos? Sim, era mesmo isto. »  2020-03-06  »  Jorge Salgado Simões

Portugal precisa de uma solução aeroportuária para Lisboa. O aeroporto Humberto Delgado está saturado, a sofrer obras que vão permitir aumentar ainda mais o tráfego aéreo na capital e que dão muito jeito à concessionária da ANA, mas que não resolvem o problema de base: aquela localização, no centro da cidade, não tem futuro, não tem capacidade, não é aceitável do ponto de vista da segurança ou da qualidade de vida dos milhares de residentes próximos.
(ler mais...)


Retratos, por Inês Vidal »  2020-03-03  »  Inês Vidal

Matilde é filha de um alfaiate que costurava togas para juízes em Coimbra e de uma modista de alta costura, responsável pelas criações que a mulher de Carmona vestia. Filipe é alentejano e foi atrás de Cristina, que chegou a Torres Novas.
(ler mais...)


Pau de dois bicos »  2020-02-22  »  Anabela Santos

Como sabemos, um pau de dois bicos tem dois lados, o positivo e o negativo. É normalíssimo que, ao longo da vida, se encontrem várias situações que consideramos trazerem, ao mesmo tempo, vantagens e desvantagens por variadas razões.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-03-06  »  Jorge Salgado Simões Terminal 3 em Tancos? Sim, era mesmo isto.
»  2020-03-07  »  Acácio Gouveia Fabrióleo
»  2020-03-06  »  Jorge Carreira Maia Um vírus abre uma fresta
»  2020-03-09  »  Rui Anastácio Carso, por Rui Anastácio
»  2020-03-07  »  António Gomes Outra vez as estradas