• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 15 Dezembro 2018    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 16° / 4°
Céu nublado com chuva moderada
Seg.
 14° / 5°
Períodos nublados
Dom.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  17° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados

Opinião  »  2018-11-21  »  Juvenal Silva

"A causa dos resfriados pode ser qualquer um dos mais de duzentos vírus"

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, são mais comuns entre as estações de outono e inverno.

Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor garganta, cansaço, perda de apetite, febre baixa, embora nas crianças possa ser mais elevada ocasionalmente. As pessoas com o sistema imunitário mais fragilizado são as mais afectadas por motivos variados, como excesso de trabalho, doenças preexistentes ou por falta de uma alimentação equilibrada e actividade física.

A causa dos resfriados pode ser qualquer um dos mais de duzentos vírus que infectam o trato respiratório superior. Os resfriados espalham-se no ar por meio dos espirros e da tosse ou pelo contacto de objectos contaminados. Ao reagir à invasão de um vírus do resfriado, as membranas que revestem as narinas e a garganta incham e começam a produzir mais muco. Como resultado dessa reacção, surge a congestão nasal, espirros, tosse e um mal-estar geral, formas que o organismo tem para expelir e acalmar o vírus. Quando o vírus se estabelece com intensidade, é muito importante utilizar terapias naturais com atividade antiviral e, estimular o sistema imunitário para erradicar o vírus.

Os resfriados podem durar entre 3 a 10 dias. É muito comum tomar medicamentos sem receita médica, o que não é nada conveniente, pois os sintomas de resfriado são uma tentativa do sistema imunitário de expulsar o vírus, enquanto os medicamentos os suprimem e podem efectivamente prolongar o resfriado e provocar uma recaída. O melhor tratamento para o resfriado reside na estimulação das defesas naturais do organismo, imediatamente logo que surjam os primeiros sintomas.

É difícil distinguir um resfriado de uma gripe, contudo, nos adultos, a presença de dores no corpo e febre alta costumam indicar gripe, embora uma febre baixa possa coexistir com um resfriado. As crianças poderão apresentar febre como fazendo parte de um resfriado normal. Se um adulto tiver mais que dois resfriados por ano, poderá ser uma indicação de toxicidade subjacente no organismo, que por sua vez usa o vírus do resfriado como meio de se desintoxicar por meio de eliminação do muco e da redução do apetite. Um sistema imunitário enfraquecido por causa de maus hábitos alimentares, estilo de vida desequilibrado e deficiências nutricionais, poderá ter mais resfriados como forma natural de se autocurar.

                                                                                                                                                                         Terapias naturais como forma de tratamento e autocura: alimentos leves como hortaliças cozinhadas ao vapor, sopas de legumes, chás de plantas e fruta natural rica em vitamina C. Os líquidos são muito importantes: Aajudam a hidratar e promovem a eliminação das toxinas e evitam que o sistema respiratório fique seco. Os antigos utilizavam com grande sucesso sopa quente de cebola, de alho e canja de galinha. Os povos asiáticos utilizam os caldos de gengibre e curcuma, muito poderosos também.

Alimentos que se deverão evitar: o açúcar, porque reduz a quantidade de glóbulos brancos que o organismo produz e enfraquece o sistema imunitário. Todo tipo de lacticínios e gorduras, porque aumentam a produção de mucos e provocam obstrução nas vias respiratórias. Ao contrário, o mel sendo doce, e porque é muito rico em vitaminas em minerais, é muito eficaz para o reforço do sistema imunitário e, conjugado com limão e canela, o efeito é muito terapêutico e salutar.

Outras recomendações: dormir bem e descansar. Não havendo febre, fazer um passeio higiénico rápido ajuda a expulsar o muco e a espantar a tristeza. Em caso de dor de garganta e como recurso imediato, gargarejar água com sal grosso bem diluído.

Normalmente, os resfriados passam por toda a família, mas nós podemos quebrar esse ciclo, mantendo as mãos bem limpas e adoptando uma alimentação rica em nutrientes. Em casos mais agudos e persistentes, deve-se consultar um profissional de saúde habilitado.

                                                                                         

 

 

 Outras notícias - Opinião


O drama dos partidos de poder »  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia

A crise em que se arrasta o principal partido da oposição, o PSD, é sintomática da natureza dos partidos de poder em Portugal. São fortes e sólidos quando estão no poder; são frágeis e à beira da desagregação quando a governação lhes foge.
(ler mais...)


Mulheres »  2018-12-07  »  Inês Vidal

São mulheres. São presidentes, directoras, empresárias, polícias, bombeiras, autarcas, entre tantas outras profissões ou actividades. Acima de tudo, são mulheres. Ocupam cargos que um dia foram tradicionalmente de homens, ou foram as primeiras a fazê-lo por estas bandas.
(ler mais...)


Direito à indignação »  2018-12-07  »  Fernando Faria Pereira

O conceito deve-se, tanto quanto me lembro a Mário Soares, figura incontornável da democracia, que protagonizou a Presidência Aberta pelo Ambiente em resposta ao artigo 66º da constituição (ambiente e qualidade de vida) que estipula no seu nº 1: todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.
(ler mais...)


Amasso Friday »  2018-12-07  »  Miguel Sentieiro

Vi as imagens daquela massa humana compactada à porta da loja de aspiradores na tal Black Friday. Numa primeira análise temo confessar que também embarquei na tese “ o que passa na cabeça destes mentecaptos para, numa 6ª feira de manhã, se sujeitarem a uma espera de horas neste degredo massivo?”.
(ler mais...)


As estradas do concelho de Torres Novas »  2018-12-07  »  António Gomes

Uma parte muito significativa das estradas, ruas, ruelas, largos, rotundas, somando mais de cem, que fazem parte da rede viária deste concelho, encontram-se em estado de deterioração mais ou menos avançado. Algumas situações estão mesmo num estado miserável, como sabemos.
(ler mais...)


Como funciona a nossa memória »  2018-12-07  »  Juvenal Silva

 

A memória é essencial para a nossa capacidade de gravar, armazenar e recuperar informações. A nossa memória é uma máquina fantástica, que contém as nossas perceções, os nossos sentimentos, as nossas memórias, imaginação e permite-nos pensar e, ser quem somos.
(ler mais...)


Filhos e netos »  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia

Para o meu neto Manuel.

Há uma diferença essencial, para um pai e avô, entre o nascimento de um filho e o de um neto. O nascimento do filho traz com ele, para além do prazer que a sua vinda significa, problemas práticos.
(ler mais...)


Palavra passe »  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira

Estaciono à primeira. Entro no café. Portas automáticas. 3 rapazes: o do lado de lá e outros 2. Boa noite! Bnoite. 1 Água com gás natural sem copo. A televisão está no CM: desgraças, previsíveis ameaças.
(ler mais...)


Biblioteca com vida »  2018-11-21  »  Anabela Santos

Há muitos anos, não quero lembrar quantos para não recordar que já estou na “meia idade”, subia, com alguma regularidade, a ladeira de Salvador e dirigia-me à biblioteca municipal, que ficava junto da igreja.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2018-11-23  »  Jorge Carreira Maia Filhos e netos
»  2018-11-21  »  Juvenal Silva Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados
»  2018-11-21  »  Anabela Santos Biblioteca com vida
»  2018-11-21  »  Fernando Faria Pereira Palavra passe
»  2018-12-07  »  Jorge Carreira Maia O drama dos partidos de poder