• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 20 Março 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 24° / 8°
Céu limpo
Sex.
 21° / 5°
Céu limpo
Qui.
 20° / 6°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 8°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Orçamento municipal 2019

Opinião  »  2018-11-09  »  António Gomes

"O que é que tem o orçamento municipal (OM) para 2019 para que o Bloco de Esquerda se abstenha?"

O OM é o documento orientador mais importante da gestão municipal.

É um documento técnico que deve ter plasmadas as contas do município, mas é sobretudo um documento político que espelha as prioridades e as opções de quem aqui governa. A sua concretização é outra conversa, depende em grande parte da capacidade em passar das intenções à obra e esse é o desafio que está colocado ao PS.

Ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição sempre o BE tem apresentado um conjunto de ideias e propostas sobre o que considera prioritário para o concelho e baseadas no programa que apresentou aos torrejanos e torrejanas. Até agora não têm tido acolhimento.

Para 2019 foram apresentadas 15 propostas ao presidente da câmara: sobre o rio, a rede viária, o centro histórico, a zona industrial dos Riachos, o mercado municipal, as bandas filarmónicas e ranchos, na área da educação, …

O documento, já aprovado na CM, contem um conjunto de intensões importantes que devem ser valorizadas, a saber: a rede viária do concelho (tem sido uma das prioridades do BE) deve ser olhada como um todo, feito o seu levantamento e classificada quanto ao seu estado de conservação, entre estradas, ruas, largos, ruelas, etc.. São mais de cem a necessitarem de intervenção, só assim podem ser alocadas verbas priorizadas. No orçamento estão contempladas as verbas para a estrada de Alcorochel / Charneca de Alcorochel, calçada António Nunes, rua Casal Gaspar, rua Bênção do Gado, como obras a realizar no próximo ano.

O rio Almonda é o principal património natural de Torres Novas, encontra-se abandonado, a necessitar de intervenção rápida, a verba para o início da sua limpeza passou para 50 000 euros.

A economia e o emprego foram apresentados como prioridades no programa do BE, este orçamento tem, finalmente, 260 000 euros para o início da infraestruturação da zona industrial de Riachos.

O compromisso em reabilitar duas casas no centro histórico e colocá-las no mercado de arrendamento para que se comece a inverter o despovoamento que se tem verificado.

As bandas filarmónicas são uma parte importante da identidade cultural do concelho, integram um conjunto significativo de voluntários cujo trabalho deve ser reconhecido, passam a receber mensalmente 500.00, mais 150 do que recebem agora.

A aprovação das ARU (áreas de reabilitação urbana) para Lapas e Riachos são fundamentais para a reabilitação urbana, naquelas localidades.

O mercado municipal encontra-se em regressão acelerada, os negócios ali instalados necessitam urgentemente de uma injeção de confiança, está previsto investimento municipal.

Este orçamento tem certamente um conjunto de opções que não são as do BE, mas considero que o Bloco faz bem em valorizar as propostas descritas atrás, pois a concretizarem-se valorizam a qualidade de vida dos e das torrejanas e podem contribuir para um apoio efetivo à economia local.

O voto de abstenção significa maior exigência na concretização das medidas agora aprovadas, significa que o BE não desperdiça nenhuma oportunidade para melhorar a vida das pessoas.

Antonio Gomes

 

 

 Outras notícias - Opinião


Brasil, China, Entre-os-Rios e Novo Banco »  2019-03-09  »  Jorge Carreira Maia

1. A DOENÇA DO BRASIL. Apesar de sermos latinos e de permitirmos coisas inaceitáveis nos países do centro e do norte da Europa, ainda é difícil para os portugueses compreender a doença que ataca com virulência inusitada o Brasil.
(ler mais...)


Remodelação, Bloco, Greves e Exames »  2019-02-22  »  Jorge Carreira Maia

1. REMODELAÇÃO DO GOVERNO. A importância da remodelação do governo ocorrida no início da semana é, do ponto de vista da orientação política, tendencialmente nula.
(ler mais...)


Mulher »  2019-02-21  »  Margarida Oliveira

Se é adquirido que com o 25 de Abril de 1974, as mulheres alcançaram o reconhecimento dos seus direitos mais fundamentais, exigindo a igualdade na vida, entre mulheres e homens, certo é, que fora o que seria obrigatório conceder, com o objectivo de serenar os ânimos reivindicativos femininos, praticamente tudo continua por fazer.
(ler mais...)


Em suma, não se fotografa o que se come, come-se para fotografar. »  2019-02-21  »  José Ricardo Costa

Por estranho que pareça, houve um tempo em que se ia ao restaurante sobretudo para comer. Sim, também para conviver, comemorar, fazer negócios, mas sempre com o prazer da boa mesa como alvo. Nós, portugueses, para além de comer adoramos falar sobre o que comemos, nem que seja para lembrar, com a expressão lúbrica do lobo dos desenhos animados, o maravilhoso cabrito com grelos que comemos há 20 anos.
(ler mais...)


Aero… coisa, mas muito séria »  2019-02-21  »  António Gomes

A noticia teve origem na informação prestada em reunião de câmara pelo vice-presidente da mesma: aeroporto internacional, 4 Kms de pista, 160 voos/dia, 200 milhões de investimento, etc..

E foi apresentada com pompa e circunstância, uma grande mais valia para Torres Novas e arredores.
(ler mais...)


Opções »  2019-02-21  »  Anabela Santos

E de repente, quando somos agradavelmente surpreendidos por um montante razoável em euros de que não estávamos à espera, a reação é de espanto e de alegria. Faz falta, é sempre bem vindo.

A partir do momento em que recebemos tão agradável notícia, impõe-se um pensamento … o que fazer com todo o dinheiro recebido?
O mais correto e consciente seria poupar, mas como há tantas coisas pendentes que nunca foram resolvidas por não haver essa tal quantia, a hipótese da poupança põe-se logo de parte.
(ler mais...)


Para quê tanto vermelho? »  2019-02-21  »  Ana Sentieiro

O Dia de São Valentim é, à semelhança do Carnaval, do Dia da Mulher, do Dia da Aproximação do Pi ou do próprio Dia do Pi, uma celebração à qual não foi atribuída o estatuto de feriado e, como tal, não é respeitada no agregado de festividades.
(ler mais...)


Beija o chão e abraça a humilhação »  2019-02-15  »  Ana Sentieiro

Olá! O meu nome é Ana, mas podes tratar-me por “caloira” num tom agressivo e um tanto incomodativo ou, se preferires, “besta”, acompanhado com “Enche vinte!” entoado de um modo pouco sugestivo.
Desde miúdos que somos inevitavelmente encurralados, durante um almoço com amigos dos nossos pais, no meio de breves golos de cerveja e rápidas trincas no papo-seco com patê de atum, na conversa dos “áureos tempos de faculdade”… Esta conversa consiste na partilha de histórias que remontam ao tempo em que todos eles possuíam um farfalhudo cabelo e conseguiam apertar o cinto das calças, bem como subir ao segundo andar sem se agarrarem ao corrimão com a língua de fora e a respiração acelerada.
(ler mais...)


Caixa, Marcelo, Venezuela e Papa »  2019-02-08  »  Jorge Carreira Maia

1. CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS. O que se tem vindo a saber da Caixa Geral de Depósitos dá razão aos que, na União Europeia, julgam ser necessário impor uma espécie de protectorado aos países do sul da Europa.
(ler mais...)


Lisboetas? »  2019-02-07  »  Inês Vidal

Tento fazer este exercício: o que é que as pessoas que não conhecem Torres Novas ficaram a saber sobre o nosso concelho, depois de lerem o artigo publicitário disfarçado de reportagem, que saiu no sábado numa alegada revista, de um honrado semanário nacional? Ora bem.
(ler mais...)


 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-02-22  »  Jorge Carreira Maia Remodelação, Bloco, Greves e Exames
»  2019-02-21  »  Anabela Santos Opções
»  2019-02-21  »  António Gomes Aero… coisa, mas muito séria
»  2019-02-21  »  José Ricardo Costa Em suma, não se fotografa o que se come, come-se para fotografar.
»  2019-02-21  »  Margarida Oliveira Mulher