• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 09 Maio 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 18° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 17° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 11°
Períodos nublados com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Orçamento municipal 2019

Opinião  »  2018-11-09  »  António Gomes

"O que é que tem o orçamento municipal (OM) para 2019 para que o Bloco de Esquerda se abstenha?"

O OM é o documento orientador mais importante da gestão municipal.

É um documento técnico que deve ter plasmadas as contas do município, mas é sobretudo um documento político que espelha as prioridades e as opções de quem aqui governa. A sua concretização é outra conversa, depende em grande parte da capacidade em passar das intenções à obra e esse é o desafio que está colocado ao PS.

Ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição sempre o BE tem apresentado um conjunto de ideias e propostas sobre o que considera prioritário para o concelho e baseadas no programa que apresentou aos torrejanos e torrejanas. Até agora não têm tido acolhimento.

Para 2019 foram apresentadas 15 propostas ao presidente da câmara: sobre o rio, a rede viária, o centro histórico, a zona industrial dos Riachos, o mercado municipal, as bandas filarmónicas e ranchos, na área da educação, …

O documento, já aprovado na CM, contem um conjunto de intensões importantes que devem ser valorizadas, a saber: a rede viária do concelho (tem sido uma das prioridades do BE) deve ser olhada como um todo, feito o seu levantamento e classificada quanto ao seu estado de conservação, entre estradas, ruas, largos, ruelas, etc.. São mais de cem a necessitarem de intervenção, só assim podem ser alocadas verbas priorizadas. No orçamento estão contempladas as verbas para a estrada de Alcorochel / Charneca de Alcorochel, calçada António Nunes, rua Casal Gaspar, rua Bênção do Gado, como obras a realizar no próximo ano.

O rio Almonda é o principal património natural de Torres Novas, encontra-se abandonado, a necessitar de intervenção rápida, a verba para o início da sua limpeza passou para 50 000 euros.

A economia e o emprego foram apresentados como prioridades no programa do BE, este orçamento tem, finalmente, 260 000 euros para o início da infraestruturação da zona industrial de Riachos.

O compromisso em reabilitar duas casas no centro histórico e colocá-las no mercado de arrendamento para que se comece a inverter o despovoamento que se tem verificado.

As bandas filarmónicas são uma parte importante da identidade cultural do concelho, integram um conjunto significativo de voluntários cujo trabalho deve ser reconhecido, passam a receber mensalmente 500.00, mais 150 do que recebem agora.

A aprovação das ARU (áreas de reabilitação urbana) para Lapas e Riachos são fundamentais para a reabilitação urbana, naquelas localidades.

O mercado municipal encontra-se em regressão acelerada, os negócios ali instalados necessitam urgentemente de uma injeção de confiança, está previsto investimento municipal.

Este orçamento tem certamente um conjunto de opções que não são as do BE, mas considero que o Bloco faz bem em valorizar as propostas descritas atrás, pois a concretizarem-se valorizam a qualidade de vida dos e das torrejanas e podem contribuir para um apoio efetivo à economia local.

O voto de abstenção significa maior exigência na concretização das medidas agora aprovadas, significa que o BE não desperdiça nenhuma oportunidade para melhorar a vida das pessoas.

Antonio Gomes

 

 

 Outras notícias - Opinião


Doutor Amnésia »  2021-05-05  »  Hélder Dias

Isaltix »  2021-04-29  »  Hélder Dias

Empréstimo »  2021-04-13  »  Hélder Dias

Sombra suspeita »  2021-04-13  »  Hélder Dias

Os 2,36 euros extra…ordinários - miguel sentieiro »  2021-04-10  »  Miguel Sentieiro

Num momento em que o sentimento generalizado sobre os chineses é de alguma desconfiança, preparo-me aqui para contrapor e dar uma oportunidade aos tipos. Eu sei que nos foram mandando com a peste bubónica, a gripe asiática, a gripe das aves, o corona vírus.
(ler mais...)


#torresnovas@weshallover.com - josé ricardo costa »  2021-04-10  »  José Ricardo Costa

É muito bom viver em Torres Novas mas também se sente o peso de estar longe do que de verdadeiramente moderno se passa no mundo, enfim, nada de #Me Too, Je suis Charlie Hebdo, vetustas estátuas transformadas em anúncios da Benetton.
(ler mais...)


Rever a revisão, já! - josé mota pereira »  2021-04-10  »  José Mota Pereira

 

 Recuemos no tempo. Entremos numa máquina do tempo e cliquemos no botão que nos leve até ao ano de 2001. Recordemos vagamente que em 2001:

 - Caíram as Torres Gémeas em Nova Yorque em 11 setembro.
(ler mais...)


Na era do ad hominem - jorge carreira maia »  2021-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Quando a internet surgiu e, posteriormente, com a emergência dos blogues e redes sociais pensou-se que a esfera pública tinha encontrado uma fonte de renovação. Mais pessoas poderiam trocar opiniões sobre os problemas que afectam a vida comum, sem estarem controladas pelos diversos poderes, contribuindo para uma crescente participação, racionalmente educada, nos assuntos públicos.
(ler mais...)


Equilíbrio - inês vidal »  2021-04-10 

É e sempre foi uma questão de equilíbrio. Tudo. E todos o sabemos. O difícil é chegar lá, encontrá-lo, ter a racionalidade e o bom senso suficientes para o ter e para o ser. E para saber que o equilíbrio de hoje não é obrigatoriamente o de amanhã, muito menos o que era ontem.
(ler mais...)


As árvores morrem de qualquer maneira e feitio - carlos paiva »  2021-04-10  »  Carlos Paiva

Comemorou-se a 21 de Março o dia da floresta. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) resolveu assinalar a data disponibilizando 50.000 árvores gratuitamente à população. Quem as quisesse plantar, teria de se identificar, inscrever, levantar a árvore (até um máximo de dez árvores por pessoa) e, num prazo de 48 horas, declarar o local onde plantou documentando com fotos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-04-13  »  Hélder Dias Empréstimo
»  2021-04-13  »  Hélder Dias Sombra suspeita
»  2021-04-10  »  José Ricardo Costa #torresnovas@weshallover.com - josé ricardo costa
»  2021-04-29  »  Hélder Dias Isaltix
»  2021-05-05  »  Hélder Dias Doutor Amnésia