• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Orçamento municipal 2019

Opinião  »  2018-11-09  »  António Gomes

"O que é que tem o orçamento municipal (OM) para 2019 para que o Bloco de Esquerda se abstenha?"

O OM é o documento orientador mais importante da gestão municipal.

É um documento técnico que deve ter plasmadas as contas do município, mas é sobretudo um documento político que espelha as prioridades e as opções de quem aqui governa. A sua concretização é outra conversa, depende em grande parte da capacidade em passar das intenções à obra e esse é o desafio que está colocado ao PS.

Ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição sempre o BE tem apresentado um conjunto de ideias e propostas sobre o que considera prioritário para o concelho e baseadas no programa que apresentou aos torrejanos e torrejanas. Até agora não têm tido acolhimento.

Para 2019 foram apresentadas 15 propostas ao presidente da câmara: sobre o rio, a rede viária, o centro histórico, a zona industrial dos Riachos, o mercado municipal, as bandas filarmónicas e ranchos, na área da educação, …

O documento, já aprovado na CM, contem um conjunto de intensões importantes que devem ser valorizadas, a saber: a rede viária do concelho (tem sido uma das prioridades do BE) deve ser olhada como um todo, feito o seu levantamento e classificada quanto ao seu estado de conservação, entre estradas, ruas, largos, ruelas, etc.. São mais de cem a necessitarem de intervenção, só assim podem ser alocadas verbas priorizadas. No orçamento estão contempladas as verbas para a estrada de Alcorochel / Charneca de Alcorochel, calçada António Nunes, rua Casal Gaspar, rua Bênção do Gado, como obras a realizar no próximo ano.

O rio Almonda é o principal património natural de Torres Novas, encontra-se abandonado, a necessitar de intervenção rápida, a verba para o início da sua limpeza passou para 50 000 euros.

A economia e o emprego foram apresentados como prioridades no programa do BE, este orçamento tem, finalmente, 260 000 euros para o início da infraestruturação da zona industrial de Riachos.

O compromisso em reabilitar duas casas no centro histórico e colocá-las no mercado de arrendamento para que se comece a inverter o despovoamento que se tem verificado.

As bandas filarmónicas são uma parte importante da identidade cultural do concelho, integram um conjunto significativo de voluntários cujo trabalho deve ser reconhecido, passam a receber mensalmente 500.00, mais 150 do que recebem agora.

A aprovação das ARU (áreas de reabilitação urbana) para Lapas e Riachos são fundamentais para a reabilitação urbana, naquelas localidades.

O mercado municipal encontra-se em regressão acelerada, os negócios ali instalados necessitam urgentemente de uma injeção de confiança, está previsto investimento municipal.

Este orçamento tem certamente um conjunto de opções que não são as do BE, mas considero que o Bloco faz bem em valorizar as propostas descritas atrás, pois a concretizarem-se valorizam a qualidade de vida dos e das torrejanas e podem contribuir para um apoio efetivo à economia local.

O voto de abstenção significa maior exigência na concretização das medidas agora aprovadas, significa que o BE não desperdiça nenhuma oportunidade para melhorar a vida das pessoas.

Antonio Gomes

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia