• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Olhar o futuro sem perder de vista o passado - Carta aos meus alunos - maria augusta torcato

Opinião  »  2020-08-19  »  Maria Augusta Torcato

"Acreditem sempre. Sonhem sempre, “Pelo sonho é que vamos”..."

O título desta crónica já cá estava no papel, creio que desde abril ou maio, e era para abordar as dádivas desses meses que temos de lembrar todos os dias da nossa vida.

Mas o tempo passou, não consegui ter tempo para pôr no papel o que me ia (e vai sempre muito!) na cabeça e na alma. Por isso, hoje, peguei no título e adicionei-lhe um subtítulo, “Carta aos meus alunos”. Aos meus alunos que acabaram agora o ensino secundário e já não são meus alunos, mas sê-lo-ão sempre. Ao meu 12.º A.

Estou aqui e agora. Olho para trás e para a frente. E quer olhe para um lado ou para o outro vejo-os. Ouço-os. Já tenho imensas saudades deles e do percurso que fizemos. Muitos destes jovens fizeram comigo uma caminhada de seis anos. Ou antes, fui eu que fiz a caminhada com eles. E esta caminhada foi rica em todos os sentidos. Vivenciamos tantas coisas, as normais e as ditas extraordinárias, porque fugiram ou nos fugiram ao normal. Disse-lhes, a determinada altura, que eles talvez fossem os últimos que eu ajudava a preparar, a crescer, e isso dava-me uma grande responsabilidade (dificilmente maior do que a que sempre tive, porque me é inata), mas uma responsabilidade acrescida e bem maior a eles próprios. Eu não quereria outra coisa: tinham de ser boas pessoas e tinham de ajudar a consertar e a concertar o mundo. O mundo que a minha geração, que é a geração dos seus avós, e a geração dos seus pais não conseguiram construir como se sonhou. Como se sonhou lá atrás. Começou-se a construção, não tenhamos dúvidas, fizeram-se coisas boas, muito boas, mas parece que se errou o caminho e se começaram a trilhar uns esconsos becos, atalhos de toda a espécie, e a verdade é que “quem se mete em atalhos se mete em trabalhos”. E hoje olho para o futuro e sinto angústia, sinto medo, mas depois penso em alguns jovens. Penso nos meus alunos e renasce-me algum alento, alguma esperança. E brota do meu coração uma gratidão imensa por ter sido sua professora (destes e de outros, ao longo de muitos anos). Um privilégio que a vida me concedeu. Por isso, aqui vai a carta que lhes dirijo, curta, muito curta para tudo o que lhes quereria dizer. Mas eles sabem que é preciso saber ler nas entrelinhas, é preciso inferir, é preciso ir além… e nós nunca ficamos aquém! Era só o que faltava! Não somos pessoas dessas! Das que ficam aquém! Sabem que eu detesto qualquer forma de mediocridade e de subserviência. Aqui vai:

Jovens, lembram-se da primeira aula do 7.º ano? Ou da do 10.º ano, para os que só comigo iniciaram o percurso nesse ano? Lembram-se da alegoria da carruagem? Lembram, porque me disseram há pouco tempo que nunca esqueceram. Disseram-me também que as leituras que fizemos nos primeiros 10 minutos das aulas, ao longo de vários anos, cada vez fazem mais sentido e que encontram, agora, nelas mensagens importantes para a vida e as compreendem bem melhor. Que bom. Fico mesmo feliz, mas eu já sabia que seria assim.

Jovens, foi tão bom assistir ao vosso crescimento, não apenas por fora, mas essencialmente por dentro. Meu Deus, como alguns de vós cresceram! Como alguns de vós se transformaram! E como se tornaram jovens, rapazes e raparigas, extraordinários. Que boas as nossas leituras, as nossas discussões literárias, o recurso à história e a consciência do dever de ela não se esquecer e articular com a nossa realidade e esta estar sempre espelhada na literatura. Bem vos disse, apesar de serem da área das ciências, que não havia disciplina melhor que a nossa!

Jovens, que descoberta fantástica realizaram, encarnando autores portugueses importantes, colocando-se, empaticamente, no seu lugar! Que envolvimento, que criatividade, que entrega, que alegria, nas tertúlias partilhadas. Que volta vos deu Fernando Pessoa e vós a ele! Juro que nunca pensei que fossem tão longe! Mas foram! Que viagem, ou antes viagens, fizeram com Saramago… e foi tudo tão bom. E foi melhor por saber e por sentir que estavam lá, sempre estiveram. Se alguma dúvida tivesse, bastava-me reler as vossas reflexões finais e bastava-me lembrar as palavras de uma mãe que só conheci há uns dias e que de lágrimas nos olhos me dirigiu estas palavras: “Obrigada, professora, queria muito agradecer-lhe o trabalho que fez com os meus filhos (eram dois!)… queria dar-lhe um forte abraço e não posso…”. Claro que me senti abraçada, meninos… como alguns de vós gostáveis de fazer.

Jovens, quero também agradecer-vos o facto de terem trazido sempre a escola até mim, quando eu não podia ir à escola. Foram outras aprendizagens. Todas elas para a vida. Têm noção do quanto foram importantes e benéficas para mim as vossas visitas e presenças assíduas? Têm noção do quanto foi importante, à 5.ª feira, à tarde, telefonarem-me e dizerem-me: “Stora, estamos a sair de Educação Física, temos um bocadinho, podemos passar aí para a ver?”. Claro que sim, que podiam! Chegavam, cansadas, a transpirar, cheias de sede, porque tinham estado a praticar exercício físico e depois ainda faziam, a pé, cerca de um quilómetro, ou mais, A verdade é que nunca medi! Tinham só um bocadinho, podiam ter ficado a descansar e a conversar, mas vinham. Vieram sempre!

Jovens, lembram-se dos chocolates, das flores, dos livros e das mensagens que me enviaram e ofereceram? As mensagens, então…nem sei que dizer! Sabem que houve quem chegasse a escrever-me uma carta, uma longa, bela e estimulante carta, que depôs na caixa do correio, antes da visita, para que eu, depois, pudesse ler a mensagem que me queria mesmo dizer e não conseguia ali frente-a-frente? Sim, sei que é difícil dizermos tudo o que queremos. Eu descobri a carta dois dias depois. Alguém imaginava uma coisa destas? Sempre que me lembro, choro. Tal como choro quando leio algumas coisas que me escreveram no final deste nosso percurso: “A stora conhece a força que tem?”; “A Stora sabe a influência que tem em nós?”; “ A Stora tem noção do que aprendemos consigo? É que não foram só as coisas da disciplina, foram coisas da vida!”. Pois, mas esse é, deve ser, o programa da disciplina! Foi toda a vida o meu “programa”. Nunca abdiquei disso. Tal como nunca abdiquei dos “ralhetes”, quando são necessários, mas o ralhete vem sempre acompanhado de proteção e orientação. Sempre. Creio que perceberam bem isso, apesar de sabermos que não é fácil perceber e isso também é aprendizagem.

Jovens, lembro a pergunta “Stora vou fazer uma viagem a um país africano. Que animal quer que lhe traga?” Só podia ser um elefante! E o elefante veio! Veio poesia da matemática e tantas, tantas outras coisas. Como lembro com carinho a vossa delegada “É para já, Stora!”; “Às ordens, Stora!”; “Está feito, Stora!”; “Stora, não gosto nada do Ricardo Reis! Tanta passividade, eu não sou assim! Está a ver?! Logo me calhou RR!”. Mas vais aprender, minha querida, que o RR, às vezes, tem razão e nós temos de ter calma. Eu sei que é difícil. Na vossa idade é anti natura.

A carta vai longa. Já ocupei o espaço que não tenho. Mas todos vós sabeis o que é importante eu dizer-vos. Vou só lembrar algumas coisas mesmo importantes:

- Vós sois a carruagem, os cavalos e o cocheiro, tal como na alegoria da carruagem. Não se esqueçam disso.

- Vós sois capazes de fazer a diferença e refazer, e bem, tudo o que os adultos têm andado a fazer mal. Força. Não desistam. Sejam iguais a vocês próprios. Respeitem-se e respeitem!

- Sejam sempre interessados, amem o saber e o conhecimento, esta forma é o caminho que vos liberta e vos realiza, mesmo que vos ofereça sempre dúvidas e questionação.

- Sejam humildes, nunca subservientes. Acreditem em vós. Parem e voltem atrás quando for preciso. E avancem quando acharem que o devem fazer. Lembrem-se que isso é sinal de força e coragem e não de fraqueza. 

- Sejam empáticos! Cuidem, por favor, do nosso mundo, que está muito doente. Cuidem sempre uns dos outros! E desculpem-nos, a nós, adultos, por vos deixarmos uma herança tão pesada! Não somos bons para nós, nem para os outros nem para a Natureza que nos acolhe.

- Acreditem sempre. Sonhem sempre, “Pelo sonho é que vamos”, e sejam sempre descontentes e não conformados, “Ser descontente é ser Homem!”.

- Sejam, por favor, boas pessoas. Muito boas pessoas! É o que mais quero! E é o que o mundo mais precisa!

          Estarei sempre aqui para vós! Sempre estive e sempre estarei para os meus alunos. Foi muito boa a nossa viagem. Gratidão, meninos!

                                                                                 A vossa professora de Português

                                                                                             agosto de 2020

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia