• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 09 Maio 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 18° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 17° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 11°
Períodos nublados com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Voltemos ao comércio local - antónio gomes

Opinião  »  2020-11-06  »  António Gomes

"Será que só pensam naqueles que não precisam de nenhuma ajuda e têm-na toda?"

A situação de pandemia agrava-se aos olhos de toda a gente e as consequências desta situação são evidentes: no emprego/desemprego, na actividade económica, na transacção de mercadorias, em particular no comércio local. Há menos pessoas na rua, há uma certa retracção por via da incerteza no futuro, há menor capacidade financeira das pessoas por via do desemprego ou do lay-off, o que leva a maiores dificuldades de gerar receitas.

As maiores dificuldades atingem especialmente aqueles pequenos negócios que têm que pagar renda todos os meses pelo aluguer de instalações. Realizar receita para fazer face às obrigações do dia a dia já não é fácil, quanto mais para pagar a renda… Será que é só o Bloco de Esquerda que vê isto?

Vamos ouvindo as pessoas, vamos escutando o que nos diz a comunicação social e não podemos ficar impávidos e serenos, como se tudo à nossa volta corresse normalmente, ou podemos?

Será que a câmara municipal, o PS, são insensíveis a esta realidade? Será que não percebem a dimensão do problema? Será que dormem descansados com o que ainda resta do centro histórico? A situação poderá agravar-se ainda mais com falências e encerramentos forçados pelo COVID 19. Paremos para pensar no que seria o centro histórico da cidade sem o pequeno comércio… Será que a maioria que governa a câmara não pensa nas pessoas e nas suas vidas?

Será que só pensam naqueles que não precisam de nenhuma ajuda e têm-na toda, como foi o caso do Intermarché?

É certo que os comerciantes não podem ficar à espera que lhes caia no regaço a ajuda que precisam, têm de se mexer, têm de reivindicar, é mais que justo. Mexam-se!

Mas a Câmara Municipal de Torres Novas não pode continuar alheada daquilo que se passa à sua volta. É tempo de voltar a colocar em cima da mesa a pandemia e as suas consequências na vidas dos munícipes e tomar medidas que ajudem as pessoas e o comercio local, antes que seja tarde.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Doutor Amnésia »  2021-05-05  »  Hélder Dias

Isaltix »  2021-04-29  »  Hélder Dias

Empréstimo »  2021-04-13  »  Hélder Dias

Sombra suspeita »  2021-04-13  »  Hélder Dias

Os 2,36 euros extra…ordinários - miguel sentieiro »  2021-04-10  »  Miguel Sentieiro

Num momento em que o sentimento generalizado sobre os chineses é de alguma desconfiança, preparo-me aqui para contrapor e dar uma oportunidade aos tipos. Eu sei que nos foram mandando com a peste bubónica, a gripe asiática, a gripe das aves, o corona vírus.
(ler mais...)


#torresnovas@weshallover.com - josé ricardo costa »  2021-04-10  »  José Ricardo Costa

É muito bom viver em Torres Novas mas também se sente o peso de estar longe do que de verdadeiramente moderno se passa no mundo, enfim, nada de #Me Too, Je suis Charlie Hebdo, vetustas estátuas transformadas em anúncios da Benetton.
(ler mais...)


Rever a revisão, já! - josé mota pereira »  2021-04-10  »  José Mota Pereira

 

 Recuemos no tempo. Entremos numa máquina do tempo e cliquemos no botão que nos leve até ao ano de 2001. Recordemos vagamente que em 2001:

 - Caíram as Torres Gémeas em Nova Yorque em 11 setembro.
(ler mais...)


Na era do ad hominem - jorge carreira maia »  2021-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Quando a internet surgiu e, posteriormente, com a emergência dos blogues e redes sociais pensou-se que a esfera pública tinha encontrado uma fonte de renovação. Mais pessoas poderiam trocar opiniões sobre os problemas que afectam a vida comum, sem estarem controladas pelos diversos poderes, contribuindo para uma crescente participação, racionalmente educada, nos assuntos públicos.
(ler mais...)


Equilíbrio - inês vidal »  2021-04-10 

É e sempre foi uma questão de equilíbrio. Tudo. E todos o sabemos. O difícil é chegar lá, encontrá-lo, ter a racionalidade e o bom senso suficientes para o ter e para o ser. E para saber que o equilíbrio de hoje não é obrigatoriamente o de amanhã, muito menos o que era ontem.
(ler mais...)


As árvores morrem de qualquer maneira e feitio - carlos paiva »  2021-04-10  »  Carlos Paiva

Comemorou-se a 21 de Março o dia da floresta. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) resolveu assinalar a data disponibilizando 50.000 árvores gratuitamente à população. Quem as quisesse plantar, teria de se identificar, inscrever, levantar a árvore (até um máximo de dez árvores por pessoa) e, num prazo de 48 horas, declarar o local onde plantou documentando com fotos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-04-13  »  Hélder Dias Empréstimo
»  2021-04-13  »  Hélder Dias Sombra suspeita
»  2021-04-10  »  José Ricardo Costa #torresnovas@weshallover.com - josé ricardo costa
»  2021-04-29  »  Hélder Dias Isaltix
»  2021-05-05  »  Hélder Dias Doutor Amnésia