• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 13 de Novembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 20° / 10°
Períodos nublados
Qui.
 20° / 10°
Períodos nublados
Qua.
 20° / 9°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 8°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Diabetes uma doença em plena expansão - II

Opinião  »  2017-11-14  »  Juvenal Silva

"As fibras, para os diabéticos, são os melhores amigos e bons aliados"

Os efeitos adversos da diabetes aumentam 20 vezes mais os riscos de problemas cardíacos e são responsáveis por 25% das operações cardíacas, 40% dos casos de insuficiência renal, 50% das amputações não traumáticas, ou seja, as que não resultam de acidente e 75% de mortes por doenças cardiovasculares. Para além destes problemas de saúde, surgem outros tipos de complicações, como as visuais, neurológicas, infeções frequentes, fadiga e depressão.

Mudar a dieta é fundamental para se atingir um peso normal. A educação alimentar é determinante para a prevenção e tratamento da diabetes, seja de que natureza for, independentemente de tomar ou não antidiabéticos orais ou insulina.

A planificação alimentar deverá ser saudável e equilibrada, ou seja, em proporções adequadas para as necessidades de cada indivíduo, de acordo com o peso, idade e também em função do tipo de atividade física, seja desportiva ou não.
Evitar açúcares, doces, gorduras saturadas e, consumir gorduras saudáveis como o azeite, ou gorduras de Omega 3 que os peixes gordos contêm, como sardinha ou salmão selvagem, ou a linhaça. Incluir alimentos ricos em proteínas saudáveis, como leguminosas, soja e seus derivados biológicos, peixe e carnes magras. Alimentos com hidratos de carbono complexos, como frutas, legumes e produtos integrais e, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, por conterem calorias vazias.

As fibras, para os diabéticos, são os melhores amigos e bons aliados, pelo facto de terem a particularidade de proporcionar uma absorção lenta do açúcar no intestino. Todos os diabéticos deveriam consumir no mínimo entre 30 a 50 gramas de fibra por dia, isto é, o dobro do que normalmente se consome… As fibras são encontradas em maior quantidade nos vegetais, frutas, cereais integrais, etc.
Para além de uma alimentação cuidada, existem outras soluções que bastante beneficiam o equilíbrio dos valores glicémicos, como por exemplo alguns suplementos:

Crómio - Pessoas que sofrem de uma deficiência de crómio são sujeitas a intolerância à glicose. Entre os sinais de deficiência de crómio, há vários sintomas semelhantes aos da diabetes, tais como colesterol elevado e a taxa de transtornos de insulina. Dado que o crómio aumenta a eficácia da insulina, também é possível que aumente os níveis de glicose do sangue em pacientes com hipoglicémia.
Vitamina C - A diabetes pode provocar vários tipos de enfermidades como problemas de visão, insuficiência renal, hipertensão arterial, transtornos neuropáticos, perda de sensibilidade à dor, particularmente ao nível dos pés. Sendo a vitamina C um poderoso antioxidante, um agente redutor e anti-inflamatório, poderá contribuir para a neutralização de alguns danos relacionados com a diabetes.
Vitamina B 12 - Normalmente as pessoas com diabetes tipo I e tipo II, possuem deficiência desta vitamina e a maioria dos diabéticos tem problemas com a absorção desta vitamina. No caso da diabetes tipo II pelo uso da metformina.

No caso da diabetes tipo I, irregularidades auto-imunes em que o sistema imunitário tende a atacar os canais de cálcio medicado utilizados para a absorção de vitamina B12.
A automedicação está contraindicada e somente o médico, ou profissional de saúde autorizado, terão qualificações para a planificação dos tratamentos necessários.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Joaquim Paço d`Arcos »  2018-11-09  »  Jorge Carreira Maia

Foi só agora que cheguei à leitura de Joaquim Paço d’Arcos (1908-1979). Não fazia parte daquele grupo de escritores tidos por referência, apesar de ter sido bastante lido nos anos 40 e 50 do século passado.
(ler mais...)


Orçamento municipal 2019 »  2018-11-09  »  António Gomes

O OM é o documento orientador mais importante da gestão municipal.

É um documento técnico que deve ter plasmadas as contas do município, mas é sobretudo um documento político que espelha as prioridades e as opções de quem aqui governa.
(ler mais...)


Coesão »  2018-10-27  »  João Carlos Lopes

A criação da província do Ribatejo, em 1936, surgiu na sequência de movimentações das “forças vivas” de toda uma vasta região que, grosso modo, vai de Vila Franca a Abrantes, e cujo potencial económico (a agricultura, sobretudo, mas já os grandes polos industriais emergentes), enunciava razões de sobra para um “destaque” face à imensa e diversa Estremadura.
(ler mais...)


O campo das piscinas »  2018-10-27  »  António Gomes

Entendamo-nos: o acesso à fruição de piscinas por puro recreio, manutenção física ou prática desportiva deveria ser de acesso fácil. Infelizmente, em Torres Novas, a generalidade da população, na época do calor, no verão, não tem onde refrescar-se, não temos piscinas de verão e as que já tivemos são recordadas com muita saudade.
(ler mais...)


Compreender e prevenir as doenças cardiovasculares »  2018-10-27  »  Juvenal Silva

Na categoria de doenças cardíacas e cardiovasculares, estão englobadas vários tipos de doenças, entre as quais destaco: aterosclerose, angina de peito e ataque cardíaco.
As artérias desempenham um importantíssimo trabalho de transporte de sangue do coração para outras partes do nosso corpo.
(ler mais...)


O desejo da barbárie »  2018-10-24  »  Jorge Carreira Maia

Vive-se, em Portugal, uma doce ilusão, a de que ainda não fomos tocados pelo vírus do populismo. É um facto que os principais agentes políticos têm evitado recorrer ao mais sombrio populismo político.
(ler mais...)


Casimiro Pereira… dedicação e simplicidade »  2018-10-12  »  Anabela Santos

Pego na caneta, no papel, sento-me na mesa do café e questiono-me: como me atrevo a escrever sobre este senhor? – Não sei, corro o risco, simplesmente.

Era uma miúda, criança mesmo, quando Casimiro Pereira começou a sua vida autárquica em Torres Novas.
(ler mais...)


Como prevenir e tratar infeções urinárias »  2018-10-12  »  Juvenal Silva

Como prevenir e tratar infeções urinárias

As infeções urinárias são muito incómodas e mais recorrentes nas mulheres, que as obrigam a consultas médicas algumas vezes ao ano. Normalmente, o tratamento consiste na toma de antibióticos, que matam a infeção presente, mas deixam a bexiga vulnerável a uma próxima invasão bacteriana.
(ler mais...)


Venha daí um refrigerante fresquinho! »  2018-10-12  »  Miguel Sentieiro

Sumol é um dos actuais alvos da implacável máquina fiscal. Essa refrescante bebida de laranja, com bolhinhas, que nos alivia o calor no pingo do verão, afinal é um vilão cheio de sacarose para nos envenenar.
(ler mais...)


Passa »  2018-10-12  »  Inês Vidal

A Golegã auto intitula-se capital do cavalo. Veiga Maltez gostava de cavalos, havia cavalos na vila, sacou daquela da cartola e um dia disse: “cavalos são na Golegã”. A ideia pegou, vendeu e hoje já não é só o presidente que lhe chama assim.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2018-11-09  »  Jorge Carreira Maia Joaquim Paço d`Arcos
»  2018-11-09  »  António Gomes Orçamento municipal 2019