• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O CRIT já não é de todos os torrejanos - joão carlos lopes

Opinião  »  2021-04-08  »  João Carlos Lopes

"A homenagem realizada no sábado foi a mais despudorada e escandalosa manobra de aproveitamento político de uma instituição a favor de interesses partidários"

Durante décadas, todos os torrejanos ajudaram no que puderam o CRIT, uma obra social que granjeou a estima de todos os cidadãos e empresários, e foram muitos, que sempre disseram sim a todas e quaisquer formas de ajuda em prol da aventura iniciada em 1975. Transversal a pessoas de todas as sensibilidades políticas, o CRIT era uma construção de todos os torrejanos, no sentido em que todos lhe queriam convictamente.

Na história do CRIT há um nome que se confunde com a obra: Pedro Ferreira. Foi um dos fundadores da instituição, sua alma mater durante trinta anos, dirigente máximo, um dos lutadores pela evolução daquele estabelecimento de educação. Aquilo que é hoje Pedro Ferreira, a percepção que dele têm os torrejanos, mesmo como autarca, contabiliza essa sua faceta, engloba já esse capital de simpatia que a sua passagem pelo CRIT lhe proporcionou. Contas saldadas e duas vezes confirmadas.

Os corpos sociais do CRIT tinham legitimidade para fazer uma homenagem a Pedro Ferreira, incluindo atribuir o seu nome a um prédio da instituição situado no centro da cidade? Tinham, obviamente, e acaso houvesse algo de discórdia nessa intenção, aos sócios da instituição cabia avaliar o gesto, corrigi-lo, anulá-lo até. Tudo parece claro.

Os corpos sociais do CRIT deviam realizar a homenagem agora, neste momento, a seis meses de umas eleições em que Pedro Ferreira é candidato? Nunca, em primeiro lugar para o defender, defender a sua idoneidade como político e candidato autárquico. Devia Pedro Ferreira, aceitar como aceitou, uma homenagem deste teor nesta altura? Nunca, para defender a instituição que lhe é tão querida, não deixar que sobre ela caísse o estigma de coisa usada para outros fins e seu benefício pessoal e político. Nunca agora, devia ter dito Pedro Ferreira.

A homenagem realizada no sábado foi a mais despudorada e escandalosa manobra de aproveitamento político de uma instituição a favor de interesses partidários, situação nunca vista, igual ou parecida, em quase meio século de democracia local. Vejamos. A iniciativa teve alto patrocínio e iniciativa do director do CRIT, candidato do Partido Socialista à Câmara nas eleições anteriores e a concordância e apoio da presidente da instituição, ela própria autarca eleita do Partido Socialista. Carlos Ramos, vereador e dirigente socialista (pertence à concelhia), é membro da direcção do CRIT e foi outro arauto da iniciativa. Traduzido, o PS transformou o CRIT num joguete ao serviço de interesses do partido, tratou-o como coisa sua. Os socialistas líderes do CRIT podiam ter esperado uns meses, deixar correr as eleições e fazer a homenagem depois. Pedro Ferreira ainda é novo e tem muitos anos de vida à sua frente.

Não adianta dizer que todos os corpos sociais terão sido, se o foram, concordantes. O dever dos socialistas líderes do CRIT era salvaguardar a independência dos restantes membros dos órgãos sociais, impedindo a contaminação partidária de uma instituição que era querida de todos os torrejanos e evitando que caísse sobre todos eles o anátema do oportunismo político. Não fizeram assim, mas o seu contrário e fizeram-no intencionalmente.

Os socialistas líderes do CRIT deitaram a perder esse capital amealhado pela instituição por pura arrogância, sentimento de impunidade, cegueira partidária. Premeditadamente, quiseram que um dia destes, na inauguração das obras do Caldeirão e do parque Almonda, o que se veja ostensivamente é o descomunal e já agora ridículo e piroso quadro de azulejos (susceptível de vergonha alheia mesmo para quem não tem nada que ver com o assunto), quase do tamanho do prédio, na verdade à dimensão da mesquinhez partidária de quem pensa que o poder absoluto legitima todo poder.

O CRIT deixou de ser uma obra de todos os torrejanos, em resultado da soberba dos líderes socialistas da instituição e de Pedro Ferreira, com eles conluiado, que com este gesto se menorizou e desfez a maior parte do capital que detinha e justamente amealhara enquanto servidor voluntário e altruísta do CRIT. Bastou-lhe um gesto para ferir de morte toda uma obra. Mas é assim: quem tudo quer, tudo pode perder.

Um dia destes, quando o CRIT precisar da ajuda de todos os torrejanos, os torrejanos de todos os quadrantes e sensibilidades políticas, há destes, dos torrejanos, toda a legitimidade para mandarem os seus dirigentes bater à porta do PS. O CRIT passou a ser um assunto interno do PS e manipulável ao sabor dos interesses e da aritmética político-eleitoral do PS. O PS destruiu o CRIT, no sentido em que arrastou a alma da instituição para a lama do golpe partidário e dos interesses políticos pessoais. O CRIT nunca mais será a mesma coisa e essa conta passará a ser paga pelo PS e pelos socialistas líderes do CRIT. Tudo fica claro.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia