• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 05 Agosto 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 27° / 14°
Céu limpo
Sáb.
 27° / 17°
Céu nublado
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Paul do Boquilobo - Inês Vidal

Opinião  »  2020-12-19  »  Inês Vidal

A globalização, um maior conhecimento do outro, que afinal é igual a nós e está ali ao lado, a uma distância reduzida no tempo pela democratização dos meios de transporte, tornou-nos verdadeiros aprendizes de viajantes. É cada vez mais fácil chegar a qualquer ponto do globo, percorrer milhas, cantos e recantos, provar aqui, esmiuçar ali. Entrar na vida alheia, culturas distantes, outras cores, novos cheiros, jeitos diferentes de sentir. Subir montanhas afamadas, mergulhar num qualquer oceano, comer animais que cá não fazem parte do cardápio. Todo um mundo novo ao nosso alcance. Em dez horas chegamos ao Brasil, em menos do que isso entramos no Dubai, Marrocos é ali tão perto e até a Austrália parece fácil, apesar de estar no outro lado do mundo. Há cada vez menos impossíveis. E há cada vez mais vontade de ver mundo. Há cada vez mais vontade de o mostrar.
Com pouco tempo para tanta volta ao globo, acontece inúmeras vezes acabarmos por nos esquecer do que está mais perto. Mas este ano fantástico que vivemos - fantástico, como quem diz do outro mundo - trouxe-nos, pelo menos, isso de bom. Limitados no espaço, sobrou-nos o tempo, e impedidos de ir mais longe, fomos obrigados a criar alternativas, dar oportunidade ao que antes desvalorizávamos, já que a galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha, e muitas vezes dávamos por garantido. Descobrimos a nossa casa, o nosso quarteirão, o nosso concelho. Arranjámos novos destinos e demos vida ao verdadeiro “vá para fora cá dentro”.
Moro há 39 anos no concelho de Torres Novas. Contam-se pelos dedos das mãos as vezes que visitei a Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Algumas delas graças à escola e aos escuteiros, enquanto miúda, outras pelo jornal. Duas delas, só no último mês.
Entre garças, zarros e marrequinhas, muita água e salgueiros, descobri o meu mundo “covid free”, onde mal nos cruzamos com pessoas e a natureza nos dá espaço para respirar sem mordaças. Um cenário onde a vida nunca parou, onde o confinamento se faz sob um gigante céu azul sobrevoado de garças esguias e elegantes e o tempo corre mais lento, a uma velocidade que nos permite sair do ritmo frenético em que nos deixámos enrolar ao aceitar esta vida, que nos querem fazer acreditar não poder ser outra. Na reserva natural do Paul do Boquilobo há um caminho que nos recebe sem medos, não se afasta ou sustém a respiração e há um silêncio que nos leva para longe deste ruído em que se tornaram os nossos dias.
Moro no concelho de Torres Novas há 39 anos. Os mesmos desde que a UNESCO considerou a nossa reserva como Reserva Mundial da Biosfera. Foi, à data, a primeira área protegida portuguesa a integrar a rede mundial de reservas da biosfera, dada a sua importância enquanto local de abrigo para um grande número de aves e seu local de reprodução, alimentação e repouso nas rotas de migração. 39 anos. E contam-se pelos dedos das mãos as vezes que me perdi nos seus braços.
Se a pandemia tem um lado bom, é este: dar valor ao que temos e fazê-lo a um ritmo só nosso, reaprendendo a respirar conscientemente e simplesmente fruir o que o mundo nos dá. Hoje é o nosso dia e nunca sabemos o que o amanhã nos trará.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Ministro de peso... »  2021-07-23  »  Hélder Dias

Alguma seriedade - antónio gomes »  2021-07-17  »  António Gomes

A campanha eleitoral das próximas autárquicas teve o seu inicio, como é normal. As candidatas e candidatos vão-se conhecendo, vão-se anunciando, algumas ideias também vão aparecendo, para o concelho e para as freguesias, é o processo democrático de disputa eleitoral para que os eleitores possam decidir livremente, pois o voto não pertence a nenhum partido, coligação e nem a nenhum candidato.
(ler mais...)


Maria de Lourdes - inês vidal »  2021-07-17  »  Inês Vidal

Há uns anos, quando passeava pela vila de Riachos visitando aquelas ruas engalanadas a propósito da festa Bênção do Gado, deparei-me com uma realidade que na altura me levou, inclusive, a escrever um texto nestas páginas.
(ler mais...)


Justiça, Educação, Pandemia e Claudio Magris - jorge carreira maia »  2021-07-17  »  Jorge Carreira Maia

Justiça. O sistema judicial começou, há tempos, a incomodar pessoas que, por um motivo ou outro, tinham poder no país. Do ponto de vista da defesa do regime democrático, as coisas são sempre complexas.
(ler mais...)


Obras - josé mota pereira »  2021-07-17  »  José Mota Pereira

 O privilégio de vivermos em 2021 e de dispormos da internet permite que através das redes sociais ou nalguns sites mais específicos (visitem o Ephemera, de Pacheco Pereira) possamos ir acompanhando as apresentações e os programas eleitorais das diversas candidaturas autárquicas, dos diversos partidos, coligações e movimentos de independentes, um pouco por todo o país.
(ler mais...)


Ao trabalho. Ao trabalho. Ao trabalho, ao trabalho. - carlos paiva »  2021-07-17  »  Carlos Paiva

 

 Recentemente um amigo, empresário em Torres Novas, telefonou-me. Precisava de contratar um recurso com competências altamente especializadas e perfil adequado ao projecto empresarial que lidera. Não oferecia trabalho mal pago, precário, temporário, nem tampouco uma posição congelada no tempo, sem possibilidade de evolução.
(ler mais...)


Parque urbano/mata municipal »  2021-07-17 

Como estamos em momento pré-eleitoral autárquico, regressam as velhas “promessas”, tais como a defunta e agora ressuscitada “mata municipal”, também adicionada com umas piscinas de verão já que, quem agora promete, mandou destruir as anteriores para lá instalar um mamarracho a que chamaram piscinas municipais Fernando Cunha, que não teve culpa nenhuma dos erros cometidos e que foram atribuídos, pasme-se, à ASAE.
(ler mais...)


Pensar a cidade - mariana varela »  2021-07-14  »  Mariana Varela

A aproximação das Eleições Autárquicas de 2021 convoca, ou deve convocar, em cada um de nós, enquanto seres humanos, cidadãos, estudantes ou trabalhadores, uma reflexão acerca daquilo que se deseja, em abstrato, para uma comunidade e para o território em que esta se move, e em particular, para a cidade e todo o Concelho de Torres Novas.
(ler mais...)


Timor, Portugal e o futebol - anabela santos »  2021-07-13  »  AnabelaSantos

Quase terminada a minha caminhada por Timor Lorosae, a ilha com a história e cultura escritas a sangue, tento fazer um balanço de todo o meu percurso vivido em Díli. Como em tudo na vida, há o bom e o menos bom, mas o resultado é, sem dúvida, positivo.
(ler mais...)


Se eu for presidente... »  2021-07-04  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-07-17  Parque urbano/mata municipal
»  2021-07-14  »  Mariana Varela Pensar a cidade - mariana varela
»  2021-07-23  »  Hélder Dias Ministro de peso...
»  2021-07-17  »  Jorge Carreira Maia Justiça, Educação, Pandemia e Claudio Magris - jorge carreira maia
»  2021-07-17  »  Inês Vidal Maria de Lourdes - inês vidal