Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-f2b23a7b): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

SEQUESTRADOS - josé mota pereira

Opinião  »  2020-07-03  »  José Mota Pereira

"A economia, a nossa, a de todos, estará sequestrada, nela se produz e vende cada vez menos"

Parece inevitável que no próximo ano, ano e meio, possamos desconfinar mais do que estamos. A surgirem alterações, será sempre no sentido do aumento do confinamento e não o seu contrário. Sem prazo à vista para que nos libertemos disto.
Até lá, temos de suportar o sequestro da vida social do ser humano. Suportar o sequestro do convívio familiar e dos amigos. A separação e o afastamento. A impossibilidade do abraço fraterno nas horas felizes e nos momentos tristes. Afastados da arte e da cultura, da música e da dança, do teatro, de tudo, da criatividade colectiva do engenho humano.
Os serviços públicos permanecerão sequestrados no seu atendimento cada vez mais em modo virtual. Continuaremos a assistir ao sequestro da juventude e das suas aventuras, dos seus grupos, dos seus amores. O sequestro do amor, sim. Ainda mal.
Permanecerá o sequestro das escolas, o afastamento a-social, o sequestro do atendimento na saúde com a sombra da pandemia a pairar sobre as cabeças dos profissionais e dos doentes.
O sequestro do trabalho, das condições, dos direitos, das remunerações, da capacidade de intervir colectivamente, já para não falar do sequestro do convívio entre trabalhadores, que vai até às cantinas confinadas, colegas de trabalho postos todos de costas uns para os outros. Até a máquina do café está confinada e o teletrabalho a entrar-nos, sorridente, pela casa dentro.
A economia, a nossa, a de todos, estará sequestrada, nela se produz e vende cada vez menos e menos com menos dá mais crise, portas fechadas, menos subsistência, menos resistência.
Finalmente, o sequestro das nossas democracias, feito de parlamentos que mal funcionam, da fiscalização democrática que não se faz, a nível central ou local, os debates sobre o futuro adiados, a destruição das organizações que não reúnem, não debatem, o pensamento a unificar-se, uma comunicação social a estender a mão abdicando da liberdade crítica, a diversidade a ficar amorfa.
Vamos ficando assim, confinados, cada um de nós, no seu muro. Mais um ano, ano e meio, pelo menos assim.
Sairemos disto, pois claro, todos aqueles a quem a saúde permitir. Mas seremos com toda a certeza uma sociedade muito diferente daquilo que já vivemos nestes milhares de anos. Inevitavelmente. Provavelmente menos humanos, mais sós, mais isolados e egoístas. Disso já não há vacina que nos salve.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial