Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-f3ed695b): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 14 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 30° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 34° / 15°
Céu limpo
Ter.
 36° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Doenças do sistema circulatório

Opinião  »  2017-01-04  »  Juvenal Silva

"Todo o órgão é um campo de actividades, cuja eficácia, em princípio, atinge todo o ser humano"

Em todos os países da esfera cultural do Ocidente tornam-se cada vez mais ameaçadoras as doenças do coração e da circulação. Não é para nós uma experiência estranha que um homem, que se julga na posse de todas as suas forças, de repente interrompe o seu trabalho e em poucos segundos seja arrebatado pelas garras da morte. A apoplexia cardíaca é uma doença dos maus hábitos, cada vez mais presentes na sociedade moderna.
Temos de nos convencer de que só a prudência e a forma de vida regrada evitarão falhas das forças do coração e da circulação, pois estas não se perdem fulminantemente, mas fazem-se anunciar muito antes pelos transtornos do metabolismo.
Uma lesão do miocárdio enfraquece o seu funcionamento como bomba do coração, de modo que se produza perturbações na circulação, quando as exigências impostas ao coração para andar, correr, subir escadas ou trabalhar, excedem a sua capacidade de rendimento. Os transtornos circulatórios fazem-se notar pelas acumulações de sangue e humores nos mais diversos órgãos, como estômago, fígado, pulmões e rins.
As pernas também podem inchar. A diminuição do ritmo da circulação tem como consequência notáveis mudanças no metabolismo. Conduz ao encharcamento dos tecidos por sangue venoso, que leva resíduos metabólicos como ácido carbónico, ureia, ácido lático e muitos outros elementos que devem passar para os órgãos de evacuação e para os pulmões para sua depuração e renovação. A obstrução de tal eliminação prejudica a marcha do processo metabólico, isto é, as funções das células. Isto ocasiona o primeiro passo da saúde para a doença.
Actualmente, os médicos de todos os países organizados, estão de acordo para alcançar formas na melhoria dos hábitos de vida, envolvendo os ministérios da saúde para acções de sensibilização e até na organização legislativa de procedimentos, como por exemplo a redução obrigatória de sal e açúcar.
Este tema tem merecido uma atenção muito particular na comunidade científica e muitos estudos têm sido efectuados para se encontrarem fórmulas de controle, visando a redução de sal. A este propósito, foi divulgado recentemente que investigadores da Universidade do Porto patentearam este mês uma máquina que mede sal na comida em três minutos.
A ingestão de sal não deverá ultrapassar cinco gramas por dia, mas em Portugal há crianças a consumir 17 gramas de sal por dia.
Como medidas preventivas, e de forma a conseguir-se reforçar os bons hábitos para uma saúde melhor, é importante diminuir a quantidade de sal e açúcar, baseando a qualidade nutricional nas verduras de folha verde escuro, vegetais coloridos e frutos.
Este procedimento tem efeitos positivos sobre o sistema renal e todo o tipo de enfermidades, incluindo as oncológicas. Conseguem-se assim efeitos sobre as glândulas de secreção interna, como hipófise, diencéfalo, cápsulas suprarrenais, que regulam o metabolismo da água e do sal.
Convém referir que uma boa conduta do estilo de vida beneficia a totalidade do SER. Não há nenhuma doença limitada a um só ponto.
Todo o órgão é um campo de actividades, cuja eficácia, em princípio, atinge todo o ser humano, em maior ou menor grau. Não é o estômago que tem fome, ou a garganta que tem sede, nem é o cérebro que está alegre ou triste, nem o coração ou os rins que estão doentes: é o homem que está esfomeado ou sequioso, triste ou alegre, doente ou saudável.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial