• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Sociedade...

 


Associação de pais a favor da reabilitação da escola de Santa Maria em vez de uma nova »  2015-04-10 
Há duas soluções em cima da mesa para o futuro centro escolar de Santa Maria e, para a associação de pais e encarregados de educação da escola EB1 e jardim infantil, a mais vantajosa para as crianças passa pela construção dos novos edifícios no mesmo local preterindo, desta forma, a sua deslocalização para um terreno confinante com o hospital de Torres Novas (onde não existe mais nada).
(ler mais...)

Constância: Júlia Amorim pede aos mais antigos para passarem testemunho aos mais novos, sob pena de se perderem as tradições »  2015-04-10 
Algumas dezenas de embarcações representativas dos concelhos Constância, Tomar, Ferreira do Zêzere, Abrantes, Barquinha, Chamusca, Entroncamento, Alpiarça, Almeirim, Santarém, Cartaxo, Alenquer, Vila Franca de Xira, Montijo, Moita, Loures, Lisboa e Paço de Arcos (embarcação esta que ficou em terra, para exposição e é, segundo António Matias, a mais antiga da marinha do Tejo, construída no século XIX), foram engalanadas para uma vez mais subirem o rio Tejo na passada segunda-feira (dia 6 de Abril), entre Tancos e Constância, para o cortejo fluvial das festas Nossa Senhora da Boa Viagem, na ”vila poema”.
(ler mais...)

Torres Novas: Helena Pinto defende existência de lista pública de prioridades na pavimentação de estradas »  2015-04-10 
Uma fatia significativa do saldo do exercício de 2014, que ultrapassa os três milhões de euros, será afecto à reabilitação de estradas degradadas pelo concelho fora. A notícia não é nova e esta intenção, recorde-se, já tem sido falada desde o final do ano passado, mas voltou a ganhar força estes dias em que o valor exacto do saldo de tesouraria do município, referente a 2014, foi aferido pelos serviços: 3 milhões e 38 mil euros.
(ler mais...)

Assentis: Leonel Manha assinou acordo de execução mas diz-se preocupado com escassez de verbas para centro escolar »  2015-04-10 
O presidente da junta de freguesia de Assentis aceitou assinar o acordo de transferência de competências com a câmara municipal, mas não deixou de manifestar a sua reserva face aos baixos valores transferidos da câmara municipal para a junta de freguesia para a execução das tarefas em causa.
(ler mais...)

Rua da Fábrica: cem anos de história reduzidos a pó »  2015-04-10 
Para os olhos de um torrejano de hoje, a paisagem poderia parecer surpreendente: da rua da Fábrica, mais ou menos do local onde hoje está a Adega Regional, vislumbrava-se um panorama tão bucólico quanto normal para aqueles tempos. Ao fundo, o castelo, como hoje, mas entre a posição do observador e o rio estendia-se um vasto terreno agrícola de hortas e árvores de sequeiro, oliveiras e figueiras e o mais que houvesse.
(ler mais...)

Grupo de teatro Juvenil do Virgínia volta a participar no projecto PANOS »  2015-04-10 
“Ódio”, “amor”, “morte”, “horror” e “revolta” são, segundo os actores, alguns adjectivos que caracterizam a peça de teatro “Só há uma vida e nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me” que o grupo de teatro juvenil do Virgínia está a trabalhar no âmbito do projecto PANOS – Palcos Novos Palavras Novas -, da Culturgest e que vai ser apresentado no Teatro Virgínia nos dias 23 e 24 de Abril.
(ler mais...)

Tomar: Festival internacional de tunas anima cidade »  2015-04-10 

A Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) realiza nos dias 17, 18 e 19 de Abril o Festival Internacional de Tunas da Cidade de Tomar, que vai para a 14.ª edição, cujo tema é “Festa dos Tabuleiros”.
(ler mais...)


Chamusca: musical “o Nazareno” levado à cena no dia 18 de Abril »  2015-04-10 
O cine-teatro da Chamusca acolhe no dia 18 de Abril (16 e 21h30) o espectáculo “O Nazareno”, um musical inspirado na obra de Frei Hermano da Câmara, editada em 1978, conta com a colaboração de vários poetas portugueses. Trata-se de uma co-produção do município de Chamusca e da Associação Cultural Cantar Nosso, da Golegã,.
(ler mais...)

Historiadores locais reúnem-e na Golegã »  2015-04-08 
A segunda edição do encontro de historiadores locais do Ribatejo realiza-se no sábado, dia 11 de Abril, na Golegã. A iniciativa pertence do Fórum Ribatejo e visa aprofundar o conhecimento entre as pessoas que se dedicam à investigação e à divulgação da história local no Ribatejo e, por essa via, estimular a continuação e divulgação dos respectivos trabalhos.
(ler mais...)

Casal da Pena celebra Dia do Moinho »  2015-04-08 
O Dia Nacional dos Moinho e os Moinhos Abertos celebra-se no mês de Abril e, no concelho de Torres Novas, a efeméride tem eco na Pena e Casal da Pena, freguesia da Chancelaria, no próximo domingo, dia 12 de Abril. O Centro Cultural e Recreativo da Pena e Casal da Pena organiza um passeio pedestre, com os participantes a concentrarem-se na sede da colectividade às 9 horas, seguindo a marcha em direcção aos moinhos, onde será feita uma vista ao moinho recentemente adquirido pela câmara municipal de Torres Novas.
(ler mais...)
 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena