• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Toca a pedalar! »  2015-08-04  »  Maria Augusta Torcato

A expressão “toca a pedalar” pode apresentar um sentido denotativo, quando se refere à ação de dar aos pedais, pedalar, ou um sentido conotativo, quando quer dizer que é preciso agir, fazer, realizar algo, não ficar parado, passivo ou indiferente.
(ler mais...)


A colecção Cow-Boy »  2015-08-03  »  Jorge Carreira Maia

Já que estamos em tempo de férias, proponho outro tipo de textos que não os das habituais crónicas de incidência política. Há um momento em que se dá, em mim, a transição da leitura de histórias aos quadradinhos (livros de cow-boys) para histórias em texto corrido.
(ler mais...)


Precisamos tanto de uma terapia para o excesso de realidade, como um esquizofrénico para a irrealidade em que se encontra mergulhado. »  2015-07-27  »  José Ricardo Costa

Lembrei-me de Anteu, a célebre personagem mitológica que era invencível se em contacto com o chão mas, tal como Sansão sem cabelo, absolutamente fragilizado se o levantassem. Foi assim que Hércules o venceu.
(ler mais...)


Simix »  2015-07-22  »  Hélder Dias

Lições gregas »  2015-07-22  »  Jorge Carreira Maia

A humilhação a que o governo grego foi submetido pelos membros do Eurogrupo, com a Alemanha à cabeça, traz consigo duas lições fundamentais. Comecemos pelo lado do Syriza. Toda a gente que acompanha a vida política e a vida económica sabia duas coisas.
(ler mais...)


“Não cheiro mal…” »  2015-07-22  »  Maria Augusta Torcato

A manhã estava luminosa. O sol brilhava, mas não estava demasiado quente. Desde o dia anterior que havia programado, na minha agenda mental, que naquela manhã faria um passeio e leria o jornal com tranquilidade na esplanada que ficava perto do centro cívico.
(ler mais...)


Bombeiros: os ganhos e as perdas »  2015-07-22  »  João Carlos Lopes

Os finais de mandato e a proximidade de eleições continuam a ser, infelizmente, momentos em que o oportunismo e a demagogia emergem em todo o seu esplendor. A todo o custo, o governo PSD/ CDS quer resolver o problema do quartel dos bombeiros: a miragem do voto desafia à solução, em poucas semanas, de uma questão que tem anos.
(ler mais...)


Levanta-te! »  2015-07-21  »  Hélder Dias

 

 

 

 


Verbos de encher »  2015-07-11  »  Maria Augusta Torcato

 

Cada um de nós pode formular uma lista enorme com verbos de encher. Estes verbos de encher a que me refiro são verbos que enchem o nosso coração e a nossa alma. Expressam, corporizam ações que são tão elevadas e dignas que nos enchem mesmo as medidas, nos fazem sentir prazer e orgulho de ser quem somos e de estarmos aqui.
(ler mais...)


No reino da estupidez »  2015-07-10  »  Jorge Carreira Maia

Não sei qual vai ser o destino da Grécia e da própria União Europeia. Escrevo na segunda-feira. Quando o Jornal Torrejano sair já muita água terá passado por baixo das pontes.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia