• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 15 Novembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 15° / 5°
Períodos nublados
Dom.
 16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  13° / 7°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Anabela Santos

 

Fazer acontecer »  2019-10-02 

A importância de fazer acontecer é, cada vez mais, uma certeza para mim.
Não sei se tem a ver com a idade, a consciência ou a vivência, mas é raro o dia em que não tenha o tal pensamento … “é mesmo importante o que esta gente faz acontecer”

E, como é óbvio, não me refiro aos actos dos nossos governantes. Esses só fazem o que lhes co... (ler mais...)


Antiga Fábrica de Fiação e Tecidos: sonho ou possível realidade? »  2019-08-25 

Falar da valorização de um espaço que é tão importante para uma grande parte dos torrejanos é imperativo mas não é novidade.
Já muitos falaram e escreveram sobre o assunto, desejando que alguma mente iluminada e com vontade de fazer o melhor pela cidade tome alguma iniciativa no sentido de valorizar o património arquitectónico e histórico de uma fá... (ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06 

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.

Por parte da esquerda canta-se vitória e constrói-se o futuro. A direita reconhece a derrota, aceita sinais, avisos, lições e só tem um c... (ler mais...)


Opções »  2019-02-21 

E de repente, quando somos agradavelmente surpreendidos por um montante razoável em euros de que não estávamos à espera, a reação é de espanto e de alegria. Faz falta, é sempre bem vindo.

A partir do momento em que recebemos tão agradável notícia, impõe-se um pensamento … o que fazer com todo o dinheiro recebido?
O mais correto e conscient... (ler mais...)


Caridade ou justiça social »  2019-02-07 

O “Gui” que não é Gui, torrejano que não é torrejano, miúdo que já não é miúdo, vagueia pela cidade durante o dia e noite absorvido pelos seus pensamentos, com um olhar vago, distante. O Gui não é uma personagem fictícia. Está ali, sempre ali.
– Boa tarde!

Não tenho direito a mais nada, mas o cumprimento sai sempre ... (ler mais...)


O desassossego »  2019-01-11 

Ou eu estou num estado de loucura que me faz confundir o real com o irreal, ou vivo num país imaginário, num sonho (menos bom) permanente, ou totalmente enganada vinte e quatro horas por dia.

Não são poucas as vezes que ouço ou leio nos meios de comunicação que o país vive tempos tranquilos. Ora, o endividamento está a diminuir, há uma queda gradual do desemprego, a ... (ler mais...)


Haja fé »  2018-12-19 

Assim, em pouco mais de um abrir e fechar de olhos, estamos, de novo, em Dezembro. Mês de festa, de família, de celebrar o aniversário de Jesus Cristo, presépio, árvore de Natal, luzes, música, afetos, união e solidariedade. Mês comprido, intenso, amado, odiado e cheio de simbologia.

É o décimo segundo, o último do ano, o que nos leva a pensar num final e num re... (ler mais...)


Biblioteca com vida »  2018-11-21 

Há muitos anos, não quero lembrar quantos para não recordar que já estou na “meia idade”, subia, com alguma regularidade, a ladeira de Salvador e dirigia-me à biblioteca municipal, que ficava junto da igreja.

Repetia várias vezes este caminho. Seria uma “nerd”? Não… Uma adolescente solitária? Não…Obcecada por livros e leituras? Tamb&eac... (ler mais...)


Casimiro Pereira… dedicação e simplicidade »  2018-10-12 

Pego na caneta, no papel, sento-me na mesa do café e questiono-me: como me atrevo a escrever sobre este senhor? – Não sei, corro o risco, simplesmente.

Era uma miúda, criança mesmo, quando Casimiro Pereira começou a sua vida autárquica em Torres Novas. Pela tenra idade, não tinha qualquer perceção do que se passava a nível político e social na altura. Gu... (ler mais...)


Rentrée »  2018-09-12 

O mês de Agosto já passou, acabaram as férias, o verão vai deixar-nos e aproxima-se o Outono.

Chegou Setembro, o mês do(s) recomeço(s). Na minha opinião, seria a altura de abrirmos uma garrafa de champanhe, de fazer um brinde à nova época, um brinde à vida. Afinal, Setembro é considerado o mês da rentrée. A retoma da atividade política, esco... (ler mais...)


O operário »  2018-08-15 

O tempo está ameno, um dia claro, de um azul celeste. O convite para sair de casa estava feito pelas cores e o som da natureza.

Não sei se foi o corpo ou a alma que me empurraram da zona alta para o centro da cidade. Mas fui… E não não vou falar da degradação do centro histórico. Tema tão debatido e que espera por solução. O dia estava bonito demais para olha... (ler mais...)


Cumpre-se a tradição »  2018-06-21 

Junho, mês dos santos populares… António, Pedro e João.
Santo António, conhecido por Santo António de Lisboa, o santo que pregou aos peixes, o Santo casamenteiro, não é exclusivo da nossa capital e não é de Pádua.
Nas minhas memórias ele é torrejano. Nasceu no meu bairro, junto da capela.
Santo António não é dos outros... (ler mais...)


Sua excelência o Mês de Maio »  2018-05-17 

São doze os meses do ano, todos com um significado importante, especial, particular que depende das vivências e das recordações de cada um de nós.
Novembro deveria ser o meu mês de eleição pois, ao contrário de Luís de Camões, eu não maldigo o dia ou o mês em que nasci.

Mas deixo para trás o décimo primeiro mês do calend&aa... (ler mais...)


A história da gente »  2018-04-20 

Sem saber muito sobre o assunto, tenho a certeza de que para entendermos melhor o mundo e a nós próprios, é muito importante conhecermos a história da gente e a gente da história.

É o passado que temos em comum que nos serve como referência e nos ajuda a compreender o presente e a preparar o futuro.

Aos historiadores, agradecemos toda a herança com valor incalculável... (ler mais...)


As máquinas estão a roubar o emprego aos cidadãos »  2018-03-24 

Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r
Eterno!
Forte espasmo retido dos
Maquinismos em fúria!
(…)

Tenho os lábios secos,
ó grandes ruídos
Modernos,
(…)

E arde-me a cabeça de vos querer
Cantar com um excesso
(…)

Com um excesso
contemporâneo de
Vós, ó máquinas!

Tant... (ler mais...)


"Passeio" pela cidade com o Gustavo »  2018-02-15 

Há convites irrecusáveis…
- Gustavo, vamos à festa de aniversário do LIJ (Lar de Infância e Juventude), na alcaidaria do castelo?
O Gustavo com um sorriso de gozo, olhou para baixo e respondeu:
- Não posso! Ei!!! É o Gustavo. É óbvio que não pode, encontra-se numa cadeira de rodas.

Não foi um momento constrangedor. Foi, simplesmente, u... (ler mais...)


Falar por falar »  2017-12-12 

Hoje, sentei-me no sofá em frente à lareira. Trouxe comigo caneta e papel – ainda não me sinto conquistada pelas novas tecnologias – e pensei: “Se estou aqui, “munida com estas armas”, é porque me apetece escrever”. Mas escrever sobre o quê?

Poderia voltar a falar no que está menos bem na nossa cidade. Falar do lixo que encontro, diariamente, nas ruas e que in... (ler mais...)


O Golpe e os Spas »  2009-06-11 

”Demos cabo do país e não foi por falta de avisos nem por particular estupidez dos governantes. Foi, claramente, para servir os interesses particulares que perpetuamente vegetam à sombra do Estado.” - Miguel Sousa Tavares

Cansei-me de homens que julgam ter sempre razão. Deito-me aliviado, sem o cadáver da maioria absoluta a tirar-me o sono.

Sinto que volto a acreditar que talvez seja possível viver em liberdade. Di... (ler mais...)


Genéricos »  2009-05-22 
Tenho seguido com interesse, a guerra dos genéricos. Isto, aliás, é uma luta, que vem de longe. Quando andou pelos jornais, o caso do Sr. Pequito. Delegado de Informação médica de um laboratório. E iam dando com o homem em doido. Como se fosse um anormal extraterrestre. Toda a gente sabe que em parte ele tinha razão, que a denúncia foi mal feita. Que as razões não eram as mais correctas. Mas o Sr. Pequito levantou uma frente do véu de... (ler mais...)

A doença do chefe »  2009-05-07 
Começa a ser insuportável. A obsessão do Sr. Sócrates. Pelo número­ de vezes que aparece na televisão. Os jornais dão-se ao luxo. De publicarem periodicamente. O número de minutos ou até horas. Atri­buídos a cada membro do Governo. Todo este tipo de estatísticas podem ter interesse. Ou começarem a revelar-se como um sintoma de uma doença obsessiva. Manipulada como anda a ser. Reflecte uma projecção narcisista de uma persona... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-10-25  »  Jorge Carreira Maia A doença das democracias liberais
»  2019-11-06  »  Hélder Dias Quando eu for grande...
»  2019-11-09  »  Jorge Carreira Maia Nazismo e comunismo