• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

AnabelaSantos

 

Timor, Portugal e o futebol - anabela santos »  2021-07-13 

Quase terminada a minha caminhada por Timor Lorosae, a ilha com a história e cultura escritas a sangue, tento fazer um balanço de todo o meu percurso vivido em Díli. Como em tudo na vida, há o bom e o menos bom, mas o resultado é, sem dúvida, positivo. Certeza tenho de que a minha vida ganhou uma nova rotina com mais sabor, sentimentos, conhecimentos e pensamentos.

Com um peso fortemente negati... (ler mais...)


Rejuvenescimento político - anabela santos »  2021-04-10 

Hoje, como acontece diariamente, no caminho de casa até à escola, lá se deu o habitual encontro matinal entre mim e o Ananias, o meu amigo ardina. Trocámos algumas palavras, comprei o jornal e seguimos por caminhos opostos que nos levam à nossa missão do dia, o trabalho. Ananias continua pelas ruas de Díli a vender jornais e eu sigo para a Escola Portuguesa para mais um dia de aulas. Mas, antes ... (ler mais...)


Crónicas de timor - Ferik - anabela santos »  2021-03-08 

De Timor irão ficar as imagens, boas e más. As recordações ficarão para sempre. A minha vida ficará marcada pelas lembranças.

Ferik será mais alguém que ficará comigo para sempre. A mulher muito idosa que segue, lentamente, com o cesto na cabeça à espera que alguém olhe para ela e a chame para comprar os seus produtos. Não sabe a idade, n&... (ler mais...)


O meu país - anabela santos »  2021-02-05 

De um modo geral, quando nos ausentamos do nosso país e nos deslocamos para qualquer outro canto do mundo, levamos uma mala cheia de projectos e de esperança. Mas, mais importante que a “bagagem” que transportamos, é o que trazemos no coração. Eu trouxe o meu país e com ele um conjunto enorme de pessoas que têm um valor colossal para mim.

E, agora, aqui estou eu, neste cantinh... (ler mais...)


Como serás tu, 2021? - anabela santos »  2021-01-10 

 

O nosso maior desejo era fechar a porta a 2020 e abrir, com toda a esperança, a janela a 2021. E assim foi. Com música, alegria, festarola e fogo de artifício, tudo com peso e medida, pois havia regras a cumprir. Acreditamos que nos livrámos do peso colossal que nos abateu durante vários meses. O malvado ano de 2020 ficou para trás e recebemos, de braços abertos, 2021.

Mas... (ler mais...)


Ananias Lopes, o ardina amigo - anabela santos »  2020-12-06 

De segunda a sexta feira, a rotina repete-se. Por volta das seis da manhã, o sol entra pela janela, o calor já é muito e são horas de sair da cama. Banho, pequeno almoço, preparar o material para levar para a escola e chega o momento de começar o dia de trabalho.
De Taibessi, local onde vivo, até à rua de Balide, onde se situa a escola portuguesa, são três ou quatro minu... (ler mais...)


Crónicas de Timor I - Vida em isolamento - anabela santos »  2020-10-09 

Este texto será o relato de uma quarentena ou de uma solidão imposta, sem floreamento ou qualquer romantismo pela razão óbvia: é um isolamento e é imposto.
Depois da clausura de vinte e oito horas dentro de um avião que me leva até Timor e que, mesmo fazendo escala no Dubai e na Malásia, não abriu as suas portas para, pelo menos, desentorpecer as pernas e arejar um pou... (ler mais...)


Vivências, aprendizagens e emoções - anabela santos »  2020-09-28 

Para além das vivências, das aprendizagens e das emoções, crescimento, resiliência, luta, trabalho e solidariedade, são estas as palavras que escolho para me acompanharem nos próximos onze meses.

Daqui a algumas horas, um avião me levará até Timor, a ilha encantada, em forma de crocodilo. A ilha do sol onde os portugueses chegaram há cerca de quinhentos anos par... (ler mais...)


Regresso à escola… sim ou não? - anabela santos »  2020-09-01 

Sim, pela aprendizagem, pela rotina, pelos hábitos de trabalho, pela socialização e afectos que não se devem perder. A decisão de fazer regressar os alunos à escola é, com alguma dúvida, a melhor escolha. É impensável continuar com o ensino à distância. Pode vir a ser a única solução (esperemos que não), mas todos sabemos que o que co... (ler mais...)


Des (A) gosto - anabela santos »  2020-08-19 

Por aqui e por ali, fui ouvindo e observando, nestes últimos dias, o testemunho da saudade, da dúvida, do receio, dos adiamentos e dos cancelamentos. Enfim, a necessidade de reprogramar, completamente, os dias e a vida.  

- Os meus pais não vêm passar férias a Portugal, estão retidos em Moçambique.

- A minha filha está em Angola. Não a vou ver este ano.

... (ler mais...)

Tudo vale a pena se a alma não é pequena - anabela santos »  2020-07-03 

Tanto empenho, tanto sofrimento, tantos sacrifícios, tanta luta para alcançar objectivos e pergunta Fernando Pessoa se terá valido a pena, ao que o poeta responde: sim. Se a alma não é pequena, isto é, se é dotada de um espírito bravo, forte e sonhador, nada do que se faz é em vão.

Almas pequenas, almas grandes, almas boas, almas más. Poderá ser a alma... (ler mais...)


“Não são coronas, são flores” - anabela santos »  2020-06-07 

Sentada na esplanada. O café, o jornal e os pensamentos. Desatenta, simplesmente a viver o momento. Aquele momento que há tanto tempo ansiava. A rotina, mas uma rotina boa. De novo, o cheiro a café, a papel, os mesmos rostos do dia a dia. O que tínhamos e nem sentíamos e sei que um dia voltaremos a não sentir.
Envolvida neste ambiente, oiço uma voz de criança, uma voz inocente:
... (ler mais...)


E o futuro? »  2020-05-09 

Não é o futuro depois da pandemia, é o futuro simplesmente.
Vamos deixar, hoje, de lado este campo lexical que tanto nos tem atormentado e que ocupa as vinte e quatro horas do nosso dia: Covid-19, pandemia, confinamento, desconfinamento, estado de emergência, estado de calamidade, vírus, coronavírus, número de mortos, curados e infetados… Vamos descansar!
Mas, se falo em torment... (ler mais...)


Reflexão em tempo de pandemia »  2020-04-17 

A vida antes, agora e depois desta crise pandémica. Sei o que foi, sei o que é, mas não sei o que vai ser. Não consigo saber. Acredito que qualquer opinião, neste momento, venha a ser uma previsão errada ou uma expectativa frustrada.
Na verdade, este tempo de confinamento é merecedor de reflexão: o que fizemos no passado, o que vivemos hoje e o que nos espera no futuro.
O pass... (ler mais...)


Estudar em casa »  2020-04-05 

Devido às Covid-19, este mal que assombra todo o mundo em geral, cerca de dois milhões de alunos, em Portugal, foram retirados da escola e enviados para casa onde, até ao dia de hoje, têm de permanecer, sabendo que “não estão de férias”, como afirma Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Pais, alunos e professores tiveram de se adaptar, a uma veloc... (ler mais...)


Pau de dois bicos »  2020-02-22 

Como sabemos, um pau de dois bicos tem dois lados, o positivo e o negativo. É normalíssimo que, ao longo da vida, se encontrem várias situações que consideramos trazerem, ao mesmo tempo, vantagens e desvantagens por variadas razões. É o que acontece comigo.
– E, qual é, neste momento, o tal pau de dois bicos que me incomoda?
– As actividades que se realizam, semana... (ler mais...)


A imprensa »  2020-01-09 

Feliz Natal, boas festas, bom ano, foram os votos das últimas semanas do mês de Dezembro. Em ambiente de festa, de partilha e de solidariedade, cumpriu-se mais uma época festiva que iniciou lá para meados do mês e terminou no dia 1 de Janeiro.

Entretanto, chegou 2020 em tom de alegria. Desejamos todos, mesmo tendo consciência de que não irá acontecer, que o tom não mude duran... (ler mais...)


O senhor da maquineta »  2019-12-05 

Estamos no outono, muito perto da chegada do inverno. Uma estação bonita, de cores únicas, temperatura amena e blá, blá, blá… tudo de bom para dizer desta época do ano.

É também a altura em que as árvores de folha caduca se despem totalmente e deixam os seus ramos apanhar sol, ganhando assim força até à chegada da primavera, momento em que... (ler mais...)


Fazer acontecer »  2019-10-02 

A importância de fazer acontecer é, cada vez mais, uma certeza para mim.
Não sei se tem a ver com a idade, a consciência ou a vivência, mas é raro o dia em que não tenha o tal pensamento … “é mesmo importante o que esta gente faz acontecer”

E, como é óbvio, não me refiro aos actos dos nossos governantes. Esses só fazem o que lhes co... (ler mais...)


Antiga Fábrica de Fiação e Tecidos: sonho ou possível realidade? »  2019-08-25 

Falar da valorização de um espaço que é tão importante para uma grande parte dos torrejanos é imperativo mas não é novidade.
Já muitos falaram e escreveram sobre o assunto, desejando que alguma mente iluminada e com vontade de fazer o melhor pela cidade tome alguma iniciativa no sentido de valorizar o património arquitectónico e histórico de uma fá... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia