• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

João Lérias

 

A FALTA DE ÉTICA QUE ANDA POR AÍ »  2019-04-20 

Com os recentes casos das nomeações de pais e filhas, maridos e mulheres, primos e sei lá que mais, o país parece ter acordado para uma nova realidade que, não sendo nova, desta vez, sobretudo pela sua dimensão, é censurável.

Trata-se sobretudo de questões do plano ético, e portanto parece pouco viável, que se procure encontrar na lei, mudando-a, ou criando de... (ler mais...)


Abril e a necessária desinfestação da democracia »  2018-05-03 

Celebra-se de novo Abril. Celebra-se a liberdade e a democracia.
Relembramos como é habitual, a linda madrugada de Sophia, a “Grândola” do eterno Zeca e as palavras fortes e sempre bruscas de Ary do Santos. Abril é de facto fantástico, representa um fim e ao mesmo tempo o início de um novo tempo, a que aprendemos a chamar de liberdade e democracia.

Nos corredores do poder, engalanaram-... (ler mais...)


A negação como motor »  2018-01-23 

O silêncio é afinal uma parte daquilo que somos. O ruído e o silêncio das palavras habitam em nós, da mesma forma e com a mesma importância, sucede que em certos momentos, preferimos de longe, a intensidade do silêncio, por ser esse o lugar onde continuamos a pensar, sem a necessidade das palavras.
A utilidade do silêncio, é permitir, quase sempre a identificação de a... (ler mais...)


Lendas e narrativas »  2008-10-30 
A aposta nas questões culturais e patrimoniais foi praticamente uma ausente crónica no discurso oficial do nosso poder local até há pouco tempo. No entanto, constatam-se, por entre os interstícios da urbanização febril e dos faraónicos arranjos paisagísticos do passado, alguns apontamentos de elevadíssima qualidade. Merecem destaque o Museu Municipal, a todos os níveis excepcional no panorama português, e o recente renascimento do Vir... (ler mais...)

Afinal o crime, sempre compensa »  2008-10-23 
Crise, recessão, crash bolsista… Chega um gajo dos dez dias de férias, que os recibos verdes permitem, e tem uma fase B da economia capitalista à perna. Passa os olhos pela opinião comentada e, novidades, só aparentes. Os ultra-liberais da Católica clamam por menos direitos laborais, a esquerda mais nervosa anuncia, pela enésima vez desde 1848, o colapso iminente do sistema, o Mário Soares faz figas para que S. Obama ganhe as ele... (ler mais...)

Sobre o Leste, nada de novo »  2008-08-21 
A geopolítica nunca foi propriamente um jogo justo. Mas assentou, durante século e meio, numa premissa fundamental, a do Estado-nação. Só grupos populacionais com identidade cultural própria, em que uma língua se assumia como a argamassa nacional, podiam almejar a independência. Claro está que tudo dependia das ”amizades” com as potências mundiais ou das suas necessidades estratégicas. Assim, um povo disperso pelo Mundo inteiro, p... (ler mais...)

O regresso da caridade »  2008-07-31 
Para caracterizar uma época histórica, em geral, é necessário algum distanciamento dos acontecimentos, para que todas as variáveis sejam correctamente analisadas e os contraditórios possam esbater-se com a discussão. No entanto, os anos entre o fim da Segunda Guerra Mundial e choque petrolífero dos finais dos setenta, são unanimemente apresentado como um período de inaudita prosperidade.

Eric Hobsbawn, um dos mais conceituados hist... (ler mais...)


A dama de ferro »  2008-07-03 
A formação adquirida junto das instituições oficiais, muito embora não seja o único vector de aprendizagem possível, tem uma característica que a torna substancialmente diferente de todas as restantes: mau grado algumas nuances de estilo, têm como público-alvo a esmagadora maioria da população. Assim, assume um papel inequivocamente formatador da sociedade em geral, função que vai sendo utilizada, com gradações várias de subtilez... (ler mais...)

As folgas dos democratas »  2008-06-26 
Durante décadas, a palavra liberdade foi o ás de espadas da esgrima ideológica que ficou conhecida como Guerra-fria. Mesmo desconfiando, por exemplo de paradoxos como o Chile de Pinochet e considerando outros condicionalismos, como a disponibilidade financeira ou a instrução, importantes grilhões das opções individuais, parecia claro à imensa maioria das populações que estas contradições eram preferíveis a viver do lado de lá da Co... (ler mais...)

A Cruzada »  2008-06-20 
Antes de iniciar, devo anunciar, que não sou, nem nunca fui funcionário público, não tenho familiares próximos que o sejam e poucos dos meus amigos o são. Não me é exigida explicitamente esta declaração de interesses, como era o repúdio de ideias subversivas no Portugal de 1973 ou na Califórnia de ontem à tarde (http://www.guardian.co.uk/world/2008/may/16/usa1 ), mas o meu instinto de sobrevivência transmuta-se, neste caso, em auto-... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia