• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 11 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 22° / 11°
Céu nublado
Seg.
 22° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  20° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


A esperança »  2015-02-19  »  António Gomes
A Grécia mudou de rumo, a esperança renasceu na Europa, outras políticas são possíveis.

Hoje o debate é outr que políticas de crescimento, que políticas de emprego, que políticas económicas? Este é o debate na opinião pública, é o debate que o governo grego trava nas instâncias europeias.
(ler mais...)


Ensino: o saque »  2015-02-19  »  João Carlos Lopes
O modo como um governo, em fim de legislatura, está a querer impor uma ”descentralização de competências”, no âmbito do ensino, para autarquias, constitui uma tentativa final de assassínio puro e duro do ensino público e do que dele resta, a medida final de um amplo e premeditado programa de destruição da escola pública e da distribuição da carne do lombo pela iniciativa privada, ficando os despojos para uma espécie de rede mínima ao serviço dos pobres e desvalidos da sorte.
(ler mais...)

Sacos »  2015-02-12  »  Inês Vidal
Portugal decretou finalmente guerra aos plásticos. A partir deste domingo acabou-se o exagero de um saco plástico por produto ou daquele saco gigante para transportar o batom que, sejamos sinceros, cabia bem no bolso. O princípio é perfeito e só peca por tardia, que o digam as poucas superfícies comerciais que há muito o integraram nas suas boas práticas.
(ler mais...)

Como prevenir a angina de peito »  2015-02-12  »  Juvenal Silva
O que é a angina de peito?

É um problema do coração que se manifesta como dor no peito, bem como uma sensação de compressão ou peso no peito. Quando o ataque de angina é grave, a dor pode estender-se para o ombro esquerdo e ao longo do braço, nas costas, pescoço e mandíbula.
(ler mais...)


Servir os carrascos »  2015-02-12  »  Jorge Carreira Maia
Vítor Bento publicou no Observador um importante ensaio sobre o ajustamento imposto aos países da Europa do sul. Quem é Vítor Bento? É um respeitado economista, muito próximo de Cavaco Silva e do actual governo. O ensaio publicado desmente pura e simplesmente, com análise económica fundamentada, toda a história que o governo e a União Europeia nos andaram a impingir.
(ler mais...)

Missão comprida e cumprida! »  2015-02-12  »  Adelino Pires
Hoje, são cada vez mais os testemunhos que nos chegam das mais variadas formas, de gente que, no fim de uma vida de trabalho, ou ao cabo de muitos anos de luta e labuta se viu, por isto ou por aquilo, obrigada a baixar os braços, depor as armas, mudar o rumo.
(ler mais...)

Conversas sobre saúde »  2015-02-12  »  Acácio Gouveia
A USF - Almonda, unidade de saúde englobada no centro de saúde de Torres Novas, propõe-se iniciar participação regular no JT, abordando temas de saúde, com o objetivo de contribuir para melhorar a literacia neste domínio. Trataremos não só assuntos relacionados com doenças e condições patológicas, mas também outros: políticas de saúde, organização dos serviços prestadores de cuidados de saúde, ou mesmo questões ”filosóficas”, como sejam a ética médica ou as bases científicas das disciplinas médicas.
(ler mais...)

Da necessidade da política »  2015-02-06  »  Jorge Carreira Maia
Devo a Zygmunt Bauman a descoberta do conceito de interregno tal como foi pensado por Gramsci. Interregno é uma situação na qual a antiga maneira de fazer as coisas já não funciona, mas ainda não se encontrou a nova forma de resolver os problemas.
(ler mais...)

Sermões de outrora, discursos de agora »  2015-02-06  »  Adelino Pires
Passam hoje, no dia em que esta crónica é publicada, precisamente 407 anos sobre o nascimento do Padre António Vieira. Nascido em Lisboa, ao que dizem numa modesta casa na zona da Sé, veio a falecer em Salvador da Bahia, quase com 90 anos. Impressiona a sua longevidade, em tempos em que a esperança média de vida seria naturalmente muito curta.
(ler mais...)

Dois beijos ao meu irmão »  2015-02-06  »  Ricardo Jorge Rodrigues
Dou-lhe dois beijos no rosto quando ele chega.

É este o estranho mas saudável hábito que devo guardar há mais anos. Talvez uma forma de dizer: há algo mais que nos une além da obrigatoriedade de convivermos; talvez seja um sinal de honra e respeito como se eu fosse o aprendiz que se curva perante o velho e sábio mestre; por ventura é apenas a minha forma de demonstrar o respeito e o orgulho sem sequer ter de me comprometer com palavras que por vezes custam a sair.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  »  João Carlos Lopes O CRIT já não é de todos os torrejanos - joão carlos lopes
»  2021-03-23  »  João Carlos Lopes Peixes e pombos ou a civilização a andar para trás - joão carlos lopes
»  2021-03-20  »  José Ricardo Costa A Rosa do Nome - josé ricardo costa
»  2021-03-20  »  Jorge Carreira Maia A arte do possível - jorge carreira maia
»  2021-03-20  »  Carlos Paiva São rosas, senhor - carlos paiva