• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


A razão e o sentimento »  2018-03-09  »  Jorge Carreira Maia

Os resultados eleitorais em Itália, a dificuldade de formação de governo na Alemanha e o tremor – ou terror – que cada novo acto eleitoral provoca Europa fora, tudo isso se enraíza num conflito surdo, que durante muito tempo foi disfarçado, entre as elites europeias e as camadas populares dessa Europa.
(ler mais...)


A Igualdade e o Poder Local »  2018-03-08  »  Maria da Luz Lopes

A Igualdade, princípio consignado na Constituição da República Portuguesa, é desígnio da modernidade. É uma questão de Direitos Humanos e representa uma alavanca em termos de coesão social e territorial, reconhecida em relatórios europeus e internacionais e claramente assumida pelas atuais politicas governativas.
(ler mais...)


Restaurante de Serviço »  2018-03-08  »  José Mota Pereira

No Dia Internacional da Mulher multiplicam-se pelos restaurantes a realização de jantares comemorativos da efeméride. Embora a realização da maioria destes jantares ignore as verdadeiras e justas razões que estão na origem da consagração do dia 8 de Março, concordo com existência destes convívios onde afinal a alegria e o companheirismo relevam a importância dos valores subjacentes à emancipação feminina.
(ler mais...)


ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS, haverá coragem para mudar? »  2018-03-08  »  António Gomes

No passado fim-de-semana realizou-se em Lisboa, na sede da Assembleia Municipal, um encontro nacional dedicado ao papel, aos poderes e ao funcionamento das assembleias municipais, organizado pela Associação Nacional das Assembleias Municipais.
(ler mais...)


Gente comum com memória especial »  2018-03-08  »  Carlos Tomé

Como estava farta de ouvir dizer que a PIDE só tinha dado em alguns meliantes umas pancadinhas de-quando-em-vez que não faziam mal nenhum, num processo de branqueamento total do fascismo português, Aurora Rodrigues, antiga militante do MRPP e hoje procuradora da República, decidiu contar as suas histórias na prisão na época do Marcelo Caetano.
(ler mais...)


Não é uma doença, mas sim um sintoma relacionado com uma desordem física »  2018-03-08  »  Juvenal Silva

Não sendo um problema novo, cada vez mais têm surgido casos de incontinência urinária, que tanto afecta homens como mulheres.

A incontinência urinária resulta em perdas de urina incontroláveis e não intencionais, que podem ocorrer durante o dia e durante a noite.
(ler mais...)


Energia é a capacidade de produzir trabalho »  2018-03-08  »  Margarida Oliveira

Não há energia sem trabalho e não há trabalho sem trabalhador. É por isso mais que justo que quem produz trabalho, e por isso gera riqueza, tenha condições dignas para o fazer, e que veja valorizado o seu contributo para a sociedade.
(ler mais...)


- Filha, só velhos, velhos, velhos... »  2018-03-08  »  Maria Augusta Torcato

A minha mãe está doente. E este facto é, e não é, o assunto desta crónica. Haverá, inevitável e infelizmente, muitas mães e muitos pais doentes, cujos filhos ou filhas se preocuparão como eu me preocupo e a sentirem-se impotentes e tristes face à doença, à velhice e ao que ambas carregam.
(ler mais...)


UM ALQUEVA NO TEJO, JÁ OUVIU FALAR? »  2018-03-08  »  Denis Hickel

Soube recentemente de uma iniciativa privada que tem por objectivo criar um “Alqueva no Tejo”; através de um projecto de larga envergadura que promete principalmente combater a crescente falta de água e o problema de salinização a que estão ameaçados os agricultores Ribatejanos.
(ler mais...)


A Mala »  2018-03-08  »  José Ricardo Costa

É uma das mais poderosas e iconográficas imagens do século XX português: homens, mulheres, crianças, carregando malas enormes e pesadas para dentro do Sud Expresso, rumo a Paris, exalando aquela pobreza granítica do quadro O Almoço do Trolha, de Júlio Pomar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia