• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Dom.
 16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Escola...escola, quem és tu? »  2018-04-20  »  Maria da Luz Lopes

Quase a terminar mais um ano letivo, muitos e grandes desafios se colocam à Escola Pública no próximo ano. Flexibilização Curricular ou a Educação Inclusiva são apenas alguns. Abraçá-los, exige um compromisso e um envolvimento de todos há muito reclamado.
(ler mais...)


A anemia democrática »  2018-04-05  »  Jorge Carreira Maia

Se olharmos para as três principais ideologias políticas que estruturaram as democracias representativas, conservadorismo, liberalismo e socialismo (cada uma delas com diversas nuances), descobrimos que resultaram da implosão da visão cristã do mundo.
(ler mais...)


Um sobreiro em Águas de Moura, ondas na Nazaré e eucaliptos em Riachos »  2018-04-04  »  Carlos Tomé

Sempre me arrependi de não ter aceitado o convite, faz agora 40 anos, do Victor Silvino para irmos à Nazaré na sua Vespa ver uma onda enorme que estava a chamar curiosos. Mas na altura a imagem que me apareceu de imediato à frente dos olhos, não foi a do mar em polvorosa, foi a do pendura da motorizada a esbardalhar-se todo pela serra abaixo quando o mais célebre chofer da biblioteca itinerante da Gulbenkian fizesse as curvas de Porto de Mós mais direito do que um fuso, e isso deu razão à nega.
(ler mais...)


Quando se sente que já não se pertence »  2018-04-04  »  Maria Augusta Torcato

Fui ao banco. E uma ação tão singela e banal gerou um terramoto interior, porque o que ali se sentiu era o que se sentia há já algum tempo, mas pela natureza humana de existência e resistência se vai negando ou adiando ou fingindo que não existe – um sentimento de vazio, de quebra de identidade, de não pertença.
(ler mais...)


Crónica para um agradecimento »  2018-04-04  »  Nuno Curado

Obrigado Jorge Carreira Maia, pelo seu último texto neste jornal. Obrigado por ter escrito sobre esse assunto, “Uma ameaça” de facto, com uma eloquência que eu neste momento não consigo.

Muitas descobertas científicas têm estado sob ataque.
(ler mais...)


Ir ao dentista »  2018-04-04  »  José Ricardo Costa

Na Idade Média, um italiano chamado Dante Alighieri escreveu uma obra chamada “Divina Comédia”, cuja primeira parte se chama “Inferno”. Sim, é muita chama para uma só frase mas vem a calhar pois bastou aquele ígneo título para o escritor ser promovido a padroeiro dos jornalistas-que-fazem-directos-durante-a-época-dos-incêndios, falando em “cenário dantesco” com a mesma naturalidade com que o Ronaldo marca golos, mas, no caso deste, sem a mesma volúpia literária, pois a caixa craniana com que se marcam os golos é menos dada à fineza intelectual dos clássicos do que o seu interior.
(ler mais...)


Sopa é um cocktail de saúde »  2018-04-04  »  Juvenal Silva

A sopa, composta por uma boa variedade de vegetais, é um verdadeiro elixir de bem estar, graças à mistura única de sais minerais, fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos. A sopa de verduras e vegetais é um prato nutritivo, equilibrado e completo, excelente para todas as idades: cada porção é equivalente a um total de fibras, proteínas vegetais e carboidratos, enquanto as gorduras são reduzidas ao mínimo.
(ler mais...)


Ciência, Informação e Democracia »  2018-04-04  »  Eduarda Gameiro

A democracia é o meio pelo qual posso ter, à semelhança de qualquer pessoa na sociedade em que me insiro, uma ideia sobre o mundo que me rodeia. Por isso, com base em todos os ensinamentos e tabelas axiológicas que apreendi no decorrer da minha curta vida, creio e defendo que é o regime pelo qual devemos lutar.
(ler mais...)


Abrantes não! »  2018-04-04  »  Inês Vidal

“Não me obriguem a trabalhar na urgência de Abrantes” podia ser, esta semana, a manchete do nosso jornal vizinho. Se, há uns tempos, a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo se indignava com o jornal O Almonda pela sua reportagem “Não me levem para Abrantes”, hoje são os próprios profissionais de saúde – cerca de 90 enfermeiros e assistentes operacionais – a pedir à direcção que os transfira de serviço.
(ler mais...)


Os toques da Crista »  2018-04-04  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira