• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 11 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 22° / 11°
Céu nublado
Seg.
 22° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  20° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Vazios de alma »  2015-04-07  »  João Carlos Lopes

No local onde durante poucos anos, de resto, funcionou a fiação de algodão da Companhia de Torres Novas, abre-se agora um enorme ground zero, sem bomba, clar foi o camartelo que se encarregou de reduzir a pó uma borbulha local da globalização e da abertura dos mercados, dizem eles.
(ler mais...)


Sinal do tempo »  2015-03-27  »  Jorge Carreira Maia

O Papa Francisco tem simbolizado, através da virtude da misericórdia e da ideia de Igreja como hospital de campanha, o desejo de muitos cristãos e não cristãos de uma mais acentuada preocupação social e de uma abertura da Igreja às novas realidades morais.
(ler mais...)


O Eclipse »  2015-03-27  »  Miguel Sentieiro
Fui assolado pela loucura do eclipse solar. Um fenómeno único, que só daqui a 11 anos poderemos ver outra vez. ”Então e onde vamos ver o tal eclipse?”; ”Disseste ver?... olhar para o acontecimento com atenção? Não podes! Causa cegueira!” Digam-me lá se faz algum nexo; publicita-se um acontecimento espectacular, deixa-se a malta em polvorosa, combinam-se festarolas, compram-se as moelas e as cervejas e depois dizem que não se pode olhar, que podemos ficar cegos.
(ler mais...)

Praça do Peixe »  2015-03-27  »  António Gomes
A Praça do Peixe, com uma localização privilegiada no centro histórico da cidade, tem as obras de remodelação concluídas, pesem embora os atrasos verificados.

Importa agora encontrar a melhor ou melhores soluções para dar uso àquele espaço.
(ler mais...)


Uma faca torta corta a direito? »  2015-03-27  »  Maria Augusta Torcato

Há dias ouvi uma expressão idiomática que me ficou no ouvid ”eu cá, a minha faca corta a direito!”, o que quer dizer, creio, para quem a pronuncia, que se entende justo, transparente e verdadeiro. Mas a verdade verdadinha é que as verdades são muito difíceis de encontrar e, quando se encontram, são quase sempre relativas e não verdadeiramente absolutas!

Dentro da minha cabeça, estendi o sentido da expressão para ver até onde poderia ir e não foi difícil encontrar exemplos cheios de paradoxos, ou seja, aquilo que parece direito, justo e transparente está contaminado logo à nascença, o que o faz torto, injusto e turvo.
(ler mais...)


Os jornais são lixo »  2015-03-27  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Os jornais são lixo. São acendalha para atear o lume, são embrulho para castanhas assadas no frio do inverno. São apêndice. Porque são incómodos.

É isto que nos têm dito ao longo dos tempos.
(ler mais...)


Como fortalecer o meu sistema imunitário »  2015-03-27  »  Juvenal Silva

Para estimular o sistema imunitário devemos evitar a perda desnecessária de energia vital que leva ao enfraquecimento do organismo. Devemos evitar os excessos de todos os tipos, desde a fadiga por excesso de trabalho à desvitalização por consumo desarcebado de estimulantes como café, álcool, tabaco, medicamentos, nomeadamente antibióticos.
(ler mais...)


Lista VIP? »  2015-03-27  »  Hélder Dias

Cofres cheios de bolsos vazios »  2015-03-27  »  Adelino Pires

O desplante com que a ministra Luís se referiu ao suposto recheio dos cofres portugueses num país de bolsos vazios, deveria ser punido, no mínimo, com o pecado da gula.

É como se entrássemos numa daquelas confeitarias de encher o olho e salivar a língua, com bolos, bolinhos e salgados e pedíssemos um daqueles suspiros arfados, recheados e reluzentes e que, à primeira trincadela, se percebe que são muita parra e pouca uva.
(ler mais...)


Cão »  2015-03-27  »  Inês Vidal

Há seis anos adoptei uma cadela. Andava perdida e não passava despercebida de tão linda que é: uma Epagnol Breton. E, das duas uma: ou foi abandonada graças ao seu enorme medo de tiros, que a impediam de ser boa para a caça, ou fugiu disso mesmo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  »  João Carlos Lopes O CRIT já não é de todos os torrejanos - joão carlos lopes
»  2021-03-23  »  João Carlos Lopes Peixes e pombos ou a civilização a andar para trás - joão carlos lopes
»  2021-03-20  »  José Ricardo Costa A Rosa do Nome - josé ricardo costa
»  2021-03-20  »  Jorge Carreira Maia A arte do possível - jorge carreira maia
»  2021-03-20  »  Carlos Paiva São rosas, senhor - carlos paiva