• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Fevereiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 8°
Céu limpo
Dom.
 20° / 8°
Céu limpo
Sáb.
 20° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Eles comem tudo…. »  2015-05-31  »  António Gomes

Escrevo este texto quando acabei de presenciar dois factos importantes no Entroncamento.

O primeiro, tem que ver com a inauguração do Museu Nacional Ferroviário, instituição que pode desempenhar um papel importante no turismo, na preservação da história dos caminhos de ferro em Portugal.
(ler mais...)


Bons...muitos sons! »  2015-05-31  »  Inês Vidal

Cem Soldos quer assumir-se como nova capital da música portuguesa. Cá para mim, o título, só por si, vale o que vale. Torres Novas também diz ser a capital dos frutos secos e, na prática, isso não abona grandemente a nosso favor.
(ler mais...)


Não Os Matem »  2015-05-31  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Não Os Matem

Nas últimas semanas tem ressuscitado, mesmo que de forma discreta e sem grande impacto, a discussão sobre a pena de morte. Notícias vindas de um qualquer filme de terror têm-nos presenteado recorrentemente com progenitores (não lhes chamo “pais” porque essa condição nada tem a ver com a genética) que engravidam filhas menores, que esfaqueiam no coração os seus bebés ou maridos que tiram a vida às suas esposas porque tardam em entender que o tempo em que pessoas possuíam outras pessoas como bens já acabou há muito no mundo ocidental.
(ler mais...)


O embondeiro de cada um »  2015-05-31  »  Maria Augusta Torcato

O embondeiro é uma árvore fabulosa. Pela grandeza física e pela grandeza interior. Mesmo em condições adversas, consegue reservar, dentro de si, o que é essencial à sua sobrevivência.

A literatura, por exemplo, tem recorrido à imagem do embondeiro para nos levar a refletir sobre alguns assuntos que dizem respeito a cada um de nós e a todos.
(ler mais...)


o medo de correr riscos »  2015-05-31  »  Jorge Carreira Maia

As últimas sondagens mostram que continua a haver um amplo consenso nacional relativamente às políticas que têm sido seguidas pela União Europeia. Quase 3/4 dos inquiridos dizem ir votar no PS ou na coligação PSD/CDS.
(ler mais...)


Ribatejo de volta »  2015-05-31  »  João Carlos Lopes

Durante anos fomos uma espécie de voz quase única a clamar no deserto: a destruição do Ribatejo, com a criação dessas palhaçadas que são o “Médio Tejo” e a “Lezíria”, foi um crime contra o património histórico e cultural da nossa região e o espartilhar de um território, o vale do Tejo e suas margens, que é dotado de uma identidade sólida, inegável e inultrapassável por quantas engenharias político-administrativas que queiram pôr em prática.
(ler mais...)


O mapa cor de rosa »  2015-05-31  »  José Ricardo Costa

Costuma-se dizer que todos os caminhos vão dar a Roma. A frase está relacionada com a magnífica rede de estradas construídas durante o império romano. Mas podemos também aplicá-la ao mundo dos valores a partir do momento em que a Igreja Católica passou a ser grande referência da cultura ocidental.
(ler mais...)


Espinafre: uma riqueza de nutrientes para a saúde »  2015-05-08  »  Juvenal Silva
O Espinafre tem a reputação de ser um alimento rico em ferro, mas também é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, ácido fólico, beta-caroteno, lutéina e minerais, tornando-o um alimento poderoso no combate da fadiga, anemia, os efeitos do stress e, protetor de doenças oncológicas, pela atividade de desintoxicação devida á sua grande riqueza em clorofila.
(ler mais...)

Mãe, palavras para ti… (todos os dias são dias das mães) »  2015-05-08  »  Maria Augusta Torcato
Com três letrinhas apenas

se escreve a palavra MÃE.

É das palavras mais pequenas

a maior que o mundo tem.


Mãe, eu e o meu irmão, muitas vezes, gostaríamos de dizer-te coisas.
(ler mais...)


Socialistas, para quê? »  2015-05-08  »  Jorge Carreira Maia
Alevantou-se um grande alvoroço com a apresentação de um documento de economistas ligados ao Partido Socialista. Os socialistas de vários tons, a comunicação social e até o governo, por motivos diversos, exultaram. Em linha gerais o documento limita-se a confirmar as actuais políticas europeias.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-02-05  »  Carlos Paiva Hill Street Blues - carlos paiva
»  2021-02-20  »  Inês Vidal PSD: a morte há muito anunciada - inês vidal
»  2021-02-05  »  Jorge Carreira Maia O estranho caso das vacinas - jorge carreira maia
»  2021-02-18  »  Hélder Dias Vacina
»  2021-02-22  »  José Ricardo Costa Na mouche - josé ricardo costa