• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 13 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 28° / 15°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 16°
Períodos nublados
Sex.
 28° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


O mãos largas »  2015-01-22  »  Hélder Dias

No centro das intenções »  2015-01-22  »  Adelino Pires
1. No passado sábado, com pompa e circunstância qb, foi feita na Biblioteca Municipal, a apresentação pública do URBnovas, Projeto de Reabilitação Urbana de Torres Novas.

Trata-se de um momento histórico para o centro histórico e, espero, que no meio das ”ARU”, ”PIDU” e ”GURU” lá anunciadas, não seja esquecido o «aeiou».
(ler mais...)


Coração »  2015-01-22  »  Inês Vidal
Sempre que visito uma cidade que não conheço, é o centro histórico que mais me atrai. Normalmente, o coração de uma localidade, onde a história e a modernidade naturalmente se entrelaçam, espaço único de lazer e fruição cultural. Em Torres Novas, o cenário natural e patrimonial dão o mote para que o centro da nossa cidade seja um desses espaços de onde não queremos sair.
(ler mais...)

Desintoxicar para viver em forma »  2015-01-16  »  Juvenal Silva
Assim como é poluído o ambiente, também o nosso organismo sofre o mesmo efeito, quando não exercemos práticas ou hábitos amigos do nosso corpo.

De fato, quando são ingeridas grandes quantidades de substâncias tóxicas e, se limita a capacidade ao organismo de se livrar dos seus resíduos, estamos poluídos, estamos intoxicados, estamos exilados e, enclausurados num processo doentio.
(ler mais...)


"Toc’a música" »  2015-01-16  »  Afonso Borga
Lembro-me de estar sentado numa cadeira, balançando os pés, junto à lareira e ver o meu avô derramar uma lágrima ao ouvir uma banda filarmónica que tocava na televisão. Das poucas memórias que tenho dele, essa foi uma das que ficou…

Sei bem como ele amava a banda.
(ler mais...)


Um racismo subtil »  2015-01-16  »  Jorge Carreira Maia
Na sequência dos acontecimentos no Charlie Hebdo, surgiu um discurso desculpabilizante dos terroristas. Esse discurso tem vindo ou de alguns sectores ocidentais conotados com a esquerda ou de alguns sectores islâmicos. Utilizo o pronome indefinido alguns propositadamente, pois houve muitos sectores de esquerda e islâmicos que tiveram uma posição clara de repúdio.
(ler mais...)

Natural... »  2015-01-16  »  Hélder Dias

Desafios gregos »  2015-01-09  »  Jorge Carreira Maia
A crise política grega desembocou na convocação de eleições para o próximo dia 25 de Janeiro. Aconteça o que acontecer, essas eleições vão ter repercussões na União Europeia e também em Portugal. Neste momento, há um jogo de aparências marcado pelo tom ameaçador exibido pela direita europeia e a esperança ansiosa da esquerda.
(ler mais...)

5. O Partido Republicano em Alcanena (1906) »  2015-01-09  »  Gabriel Feitor
Nacional

Em Maio de 1906, é exonerado o governo regenerador que dá lugar a um governo, desta vez, fora do rotativism renegador-liberal, presidido por João Franco. As eleições de 19 de Agosto de 1906 dão vitória aos governamentais, aliança formada por regeneradores-liberais e progressistas.
(ler mais...)


As ofertas dos Magos »  2015-01-09  »  Carlos Ramos
Os três reis magos, ou simplesmente reis magos ou magos na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado o menino Jesus logo após o seu nascimento. Foram mencionados apenas no Evangelho de S. Mateus, onde se afirma que teriam vindo ”do leste” para adorar o Deus Menino, ”nascido Rei dos Judeus”.
(ler mais...)
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-07-18  »  Jorge Carreira Maia E se António Rodrigues?
»  2020-07-18  »  José Mota Pereira TORRES NOVAS EM 1985: parabéns, cidade! - josé mota pereira
»  2020-07-18  »  João Carlos Lopes Uma cidade à espera de si própria - joão carlos lopes
»  2020-07-27  »  José Mota Pereira As nossas vozes - josé mota pereira
»  2020-07-18  »  Mariana Varela Refugiados: cooperação e sentido de humanidade - mariana varela