• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 16° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Rui Anastácio

 

Nicolau III - rui anastácio »  2021-02-22 

Dizia-se do último czar da Rússia, Nicolau II, que a sua opinião era a opinião da última pessoa com quem tinha falado. Cem anos depois, Nicolau II reencarnou em alguma daquela rapaziada que tomou conta dos principais partidos da nossa democracia.

Em tempos foram boys e agora, já crescidos, são Nicolau III. Não confundir com São Nicolau, bispo de Mira e taumaturgo (fazedor d... (ler mais...)


Développé - rui anastácio »  2021-02-07 

Passo de ballet, movimento em que a bailarina estica graciosamente a perna, tem diferentes níveis de dificuldade consoante a direcção da perna e a altura a que chega o pé, requer um grande equilíbrio e um elevado nível de concentração.

Em francês, a palavra développé é também usada para algo que está a ser desenvolvido ou que deve ... (ler mais...)


Funambulista - rui anastácio »  2021-01-23 

O funambulismo é uma arte circense que consiste em equilibrar-se, caminhando, saltando ou fazendo acrobacias sobre uma corda bamba ou um cabo metálico, esticados entre dois pontos de apoio. Ao funambulista cabe a difícil tarefa de chegar ao segundo ponto de apoio sem partir o pescoço.

Vivemos com o funambulista Costa à frente dos destinos da nação desde 26 de Novembro de 2015. Homem apar... (ler mais...)


Peixoto - rui anastácio »  2021-01-10 

Há uns meses, em circunstâncias que não vêm ao caso, tive o prazer de privar com José Luís Peixoto e a sua mulher, Patrícia Pinto. Foram dias muito agradáveis em que fiquei a conhecer um pouco da pessoa que está por trás do escritor.

Não tinha lido muita coisa do José Luís, mas tinha gostado muito do pouco que tinha lido. Desde logo, o magní... (ler mais...)


Sushi 2.0 - rui anastácio »  2020-12-06 

Com o advento do “menu criança”, prefiro chamar-lhe “ração para crianças”, algo entre hambúrguer, pizza, bolonhesa e filetes capitão iglo, inaugurámos uma nova era. A “era principezinho”, que nada tem a ver com “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, antes pelo contrário, foi iniciada algures na década de noventa pela m... (ler mais...)


Gatos »  2020-11-21 

A “Rosa dos Gatos” foi uma das personagens que habitou a minha infância. Na verdade a minha infância foi habitada por uma miríade de personagens. Escolhi a Rosa não sei bem porquê.

A Rosa alimentava vinte gatos, tinha muito mau feitio para as crianças mas um imenso amor pelos gatos. Na “estação das fisgas”, os pobres gatos sofriam muito connosco. Havia uma est... (ler mais...)


Terra - rui anastácio »  2020-11-06 

Nas nossas aldeias e pequenas vilas, as escolas estão a fechar uma após outra. É um movimento imparável, fruto do nosso gravíssimo problema demográfico. Se as escolas devem ou não devem fechar e em que circunstâncias devem fechar, é uma longa e difícil questão. Muitos pais da minha geração viveram ou vivem esse dilema.

Muitas vezes pergunto de ond... (ler mais...)


A bicicleta - rui anastácio »  2020-10-09 

No meu concelho há uma terra onde tenho alguns bons amigos. Essa terra chama-se Vila Moreira. Foi lá que encontrei o meu primeiro trabalho. Tinha então 15 anos e uma bicicleta amarela que me levava a quase todos os sítios onde queria ir.

Naquela manhã de Junho, tinha decidido que iria comprar a máquina fotográfica que tinha visto no Sr. Fernando da papelaria, custava 60 contos, uma peque... (ler mais...)


Boys - rui anastácio »  2020-09-28 

A palavra parece ser inglesa, mas é apenas aparência. É uma palavra portuguesa, com certeza. Foi proferida, pela primeira vez, nos idos anos 90 pelo actual secretário-geral das nações unidas. “No jobs for the boys”.

Os boys aparecem em todo o lado, são assim como moscas em Setembro. Com a diferença que se mantém activos todo o ano. Manterem-se activos é, a... (ler mais...)


A mesa - rui anastácio »  2020-09-12 

Tenho um certo fascínio por mesas. Ao longo da minha vida já mandei fazer algumas. Quase sempre mesas grandes e robustas. Onde se possam sentar muitas pessoas. Onde se possa beber um bom vinho, comer muito, conversar muito, discutir muito, praguejar, gritar, lutar por ideias e ideais.
Dizem que à mesa não se envelhece. Estou tentado a acreditar nisso. Parece que o tempo pára quando estamos entre bons ami... (ler mais...)


Agricultores - rui anastácio »  2020-09-01 

Falámos em Inglês. Não sei de onde vinham, vinham de bicicleta de bem longe, pela sua tez seriam originários do centro da Europa. Uma das bicicletas estava furada, com o pneu destroçado. Ofereci-lhes o meu spray antifuro. Recusaram.
Andariam 4 ou 5 km até à povoação mais próxima e eu teria uma longa estrada florestal pela frente, “o piso estava em muito mau estado&... (ler mais...)


NÓS NÃO PODÍAMOS SER ASSIM? Utreque - rui anastácio »  2020-08-19 

Fica na Holanda, uma pequena cidade onde se cruzam as principais linhas de caminho de ferro do país.

Num país que, tal como o nosso, é pequeno, e os holandeses terão pensado que Utreque talvez fosse a cidade ideal para construir a FIL lá do sítio. Não em Amesterdão, não em Roterdão, nem sequer em Haia.

Imaginem que há 20 anos atrás, aquando da c... (ler mais...)


530 mil - rui anastácio »  2020-07-18 

É o número de jovens que abandonaram o país nos últimos 10 anos.

Perante este número, é impossível não concluir que somos um país falhado. Não somos só um país falhado. Somos um país miserável. Um país de homens e mulheres que expulsou os seus jovens.

É fácil responsabilizar os políticos. Essa classe abo... (ler mais...)


Velhos - rui anastácio »  2020-06-18 

Passaram por guerras, ditaduras, fome, e por tudo o que de bom e de mau a vida teve para lhes oferecer nos últimos 80 anos. Não podem beijar nem abraçar os netos. Há limites para o paternalismo.

Percebo que numa situação de potencial colapso do nosso SNS se possa apelar a cuidados especiais. Não percebo que se peça ao velhos que deixem de viver os últimos anos das suas vida... (ler mais...)


Roçadora - rui anastácio »  2020-06-07 

Não simpatizo com generalizações. Tenho para mim que as generalizações estão na génese de todos os populismos. Em todas as tribos existem pessoas decentes e bem formadas. Há no entanto uma subespécie das pessoas que vivem em meio urbano, que eu designaria por “urbanoides”, que aparentemente se tem dado bem no nosso ecossistema, uma vez que parece haver cada vez mais ind... (ler mais...)


Sinais de Fogo - rui anastácio »  2020-05-25 

Por vezes, penso que Portugal é uma obra-prima inacabada, tal como o romance “Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena.
Portugal é um país maravilhoso com um povo também, razoavelmente maravilhoso. Um povo com uma enorme sabedoria, mas desconfiado e invejoso por natureza. Quanto mais conheço o mundo, mais me convenço que Portugal é dos melhores países para se viver tranquilamen... (ler mais...)


2 beijos »  2020-05-09 

Peúgas escuras, peúgas brancas, peúgas escuras. Um beijo, 2 beijos, um beijo vs 2 beijos.
Tinha três anos no dia 25 de Abril de 1974.

Sou um amante da liberdade e um amante incondicional da liberdade de expressão. Não quero parecer ingrato, mas uma vez que tive a felicidade de crescer em democracia, não me lembro de nada relevante que tenha mudado desde a minha infância.

<... (ler mais...)

Vergel »  2020-04-17 

Lugar arborizado com plantas de horta ou de jardim.
Gosto de árvores, por isso acabei por me formar em engenharia florestal. Gosto muito de árvores, de florestas, de jardins, podem até ter patinhos, e repuxos de água, e peixes vermelhos. Bom, pensando bem, peixes vermelhos é que não. Muito menos agora, que o Sporting não perde um jogo há mais de um mês.
Voltando ao assunto... (ler mais...)


Extraordinário »  2020-03-19 

A Henriqueta tem 14 anos, é minha filha e teve a delicadeza de me informar que quem diz extraordinário são os velhos. Claro está, que eu do alto dos meus 49 anos não me considero um velho e vivo sobretudo a pensar no futuro, frequentemente não vivendo o presente e sendo por isso extraordinariamente estúpido.

Ainda ontem. caminhando de mãos atrás das costas e falando sozinho... (ler mais...)


Carso, por Rui Anastácio »  2020-03-09 

Ao que parece, a CIM do Médio Tejo iniciou a colocação de sinalização da “Grande Rota do Carso”. Hoje, as grandes rotas podem ser um importante instrumento de desenvolvimento turístico. Em Portugal, temos o extraordinário exemplo da Rota Vicentina, que leva todos os anos muitos milhares de turistas, de todo o mundo, ao sudoeste alentejano e à costa vicentina.

A Rota Vi... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira