• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 7°
Céu muito nublado com chuva moderada
Sex.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  17° / 10°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


A SAGA / FUGA DE FRANCISCO DUARTE MENDES »  2020-03-07  »  José Alves Pereira

O título deste texto é uma adaptação, a partir de uma obra de ficção, do escritor galego Gonzalo Torrente Ballester, A Saga e Fuga de J.B. Como veremos, seria difícil encontrar um título que melhor correspondesse aos factos aqui reportados, sendo que são já poucos os viventes que de tal guardam memória.
(ler mais...)


Fabrióleo »  2020-03-07  »  Acácio Gouveia

As notícias sobre processos intentados pela Fabrióleo contra Pedro Triguinho merecem algumas reflexões. Pedro Triguinho, recorde-se, havia acusado a Fabrióleo de ser causadora de cancros na população vítima da poluição produzida por aquela empresa.
(ler mais...)


Um vírus abre uma fresta »  2020-03-06  »  Jorge Carreira Maia

Nos acontecimentos ligados à emergência do coronavírus, podemos dizer que há duas realidades ligadas acidentalmente. A primeira diz respeito à eventual pandemia, à facilidade do contágio que proporciona um mundo aberto e no qual toda gente viaja para todo o lado.
(ler mais...)


Terminal 3 em Tancos? Sim, era mesmo isto. »  2020-03-06  »  Jorge Salgado Simões

Portugal precisa de uma solução aeroportuária para Lisboa. O aeroporto Humberto Delgado está saturado, a sofrer obras que vão permitir aumentar ainda mais o tráfego aéreo na capital e que dão muito jeito à concessionária da ANA, mas que não resolvem o problema de base: aquela localização, no centro da cidade, não tem futuro, não tem capacidade, não é aceitável do ponto de vista da segurança ou da qualidade de vida dos milhares de residentes próximos.
(ler mais...)


Retratos, por Inês Vidal »  2020-03-03  »  Inês Vidal

Matilde é filha de um alfaiate que costurava togas para juízes em Coimbra e de uma modista de alta costura, responsável pelas criações que a mulher de Carmona vestia. Filipe é alentejano e foi atrás de Cristina, que chegou a Torres Novas.
(ler mais...)


Pau de dois bicos »  2020-02-22  »  AnabelaSantos

Como sabemos, um pau de dois bicos tem dois lados, o positivo e o negativo. É normalíssimo que, ao longo da vida, se encontrem várias situações que consideramos trazerem, ao mesmo tempo, vantagens e desvantagens por variadas razões.
(ler mais...)


Ulmeiros »  2020-02-22  »  Rui Anastácio

O nosso Ulmeiro (Ulmus minor) encontra-se distribuído por quase toda a Península Ibérica, aceitando-se hoje o seu carácter autóctone nesta região. No país vizinho diz-se: “Não peças pêras aos Ulmeiros”.
(ler mais...)


O CINECLUBE QUE CONHECI »  2020-02-22  »  José Alves Pereira

«Muitas referências se fizeram já acerca do papel do CineClube na vida torrejana. Eu, que vivi algum desse tempo, aqui deixo, em registo de memória pessoal, alguns apontamentos. Dada a perspectiva cultural que ali se abria num país tão obscuro e falho de liberdades, em 1965, pelos meus 16 anos fiz-me sócio.
(ler mais...)


A besta mostrou-se em Guimarães »  2020-02-22  »  António Gomes

Não posso fugir a esta temática, não tenho direito a ignorar o que se passou no jogo de Guimarães, é demasiado grave fingir que nada se passou, ou que não aconteceu, ou reduzir a coisa a uns malucos que se lembraram de gritar para o Marega que tinha acabado de marcar o golo.
(ler mais...)


Teremos de voltar ao básico? »  2020-02-21  »  Jorge Carreira Maia

Portugal é uma democracia liberal alicerçada num Estado de direito, isto é, num Estado em que todos estão submetidos à lei. Todos somos iguais perante essa mesma lei. Todos somos cidadãos, isto é, indivíduos que têm um conjunto de direitos e deveres especificados na lei.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira