• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


A Cruz, o Crato e os corninhos do Pinho »  2014-10-10  »  Jorge Carreira Maia
Portugal é um país curioso. Talvez o leitor esteja lembrado de Manuel Pinho, antigo ministro da Economia, num governo de Sócrates. Acabou a carreira política numa troca de galhardetes com a bancada do PCP. No calor da disputa, não se conteve e fez uns terríveis corninhos para o deputado Bernardino Soares, salvo erro.
(ler mais...)

Má digestão e flatulência »  2014-10-10  »  Juvenal Silva
A má digestão e flatulência são um desconforto no aparelho digestivo, que normalmente provocam gazes e azia.

A causa pode estar associada a excesso de alimentos, má mastigação, podem desencadear refluxos gástricos ou azia, que provoca uma sensação de ardor.
(ler mais...)


Iducassão »  2014-10-10  »  Hélder Dias

"Ser-se líder hoje é ser-se superior à bisbilhotice" »  2014-10-10  »  Carlos Ramos
Ser-se líder, hoje, passa por ser-se um educador de virtudes, de valores humanos e cristãos, acreditando que poderá fazer-se a diferença num mundo hipócrita que nos rodeia. Ser-se líder é fazer a diferença no bem, na procura da verdade e na sua promoção.
(ler mais...)

Talvez desse um livro, talvez... »  2014-10-10  »  Adelino Pires
Nascera em Moçambique, nos confins do antigo Império Colonial Português. Lá, onde viera ao mundo, próximo de Tete nas margens do Zambeze, o seu pai (meu avô) havia sido chefe de posto. Homem bom, justo, a quem os nativos recorriam para ouvir conselhos, dirimir contendas ou apenas desabafar.
(ler mais...)

O quartel das laranjeiras »  2014-10-10  »  João Carlos Lopes
O actual quartel dos bombeiros está efectivamente próximo de uma zona urbana, mas desgraçadamente com uma baixa densidade e a caminhar para nula na sua maior parte. Está fisicamente atravancado por trás e pela frente e nunca passará de um quartel de aldeia ou de vilória: é ver-se os quartéis de bombeiros construídos recentemente.
(ler mais...)

Sonha mas não te aleijes! »  2014-10-03  »  Afonso Borga
2.ª Carta a Lisboa

Começou. Após dois meses de pausa, chegou a hora de voltar à rotina (chamemos-lhe assim). Recordo-me perfeitamente da minha primeira semana aqui em Lisboa, parece que foi ontem. Como tudo era novo e diferente. Mas, desde então, um ano se passou…

Tens, em cada lugar teu, um sonho meu.
(ler mais...)


Ai que memória a minha!... »  2014-10-03  »  Juvenal Silva
Esta é uma expressão muito comum e, cada vez mais se ouvem queixas de jovens e adultos. Porque será?

Distúrbios da memória e concentração podem ocorrer em qualquer idade e ocasião. As dificuldades de aprendizagem entre os jovens, os lapsos de memória durante períodos de fadiga ou stress nos adultos, a concentração mais baixa após as refeições, ou a redução de desempenho intelectual em pessoas de idade avançada.
(ler mais...)


Os (con)Vencidos da Vida »  2014-10-03  »  Adelino Pires
Nos finais do século XIX, mais precisamente entre 1887 e 1894, ficou célebre um grupo de onze intelectuais da nossa praça que, desencantado com as tentativas infrutíferas de transformação de um país decadente e moribundo, resolveu assumir o seu papel tertuliano, entre longas e apimentadas jantaradas no Tavares ou no Bragança, nessa Lisboa ainda monárquica mas já conspiradora e pré-republicana.
(ler mais...)

O Partido Republicano (1) »  2014-10-03  »  Gabriel Feitor
É a primeira vez que colaboro com um periódico. Saúdo-vos, leitores e interessados na história local. Ao longo do tempo, tenho desenvolvido trabalho de investigação sobre a história de Alcanena e do seu actual termo. Apresento hoje uma introdução ao estudo que irá ser publicado semanalmente nesta crónica do Jornal Torrejano, acerca do impetuoso início do Partido Republicano Português (PRP) em Alcanena.
(ler mais...)
 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2018-09-13  »  Jorge Carreira Maia O quarto milagre de Fátima
»  2018-09-12  »  José Mota Pereira Poesia nos posters
»  2018-09-12  »  Anabela Santos Rentrée