• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Jorge de Sena »  2016-12-01  »  Jorge Carreira Maia

A vocação literária, talvez toda e qualquer vocação, possui sempre uma dimensão misteriosa, a qual está muito para além das aparências quotidianas. Jorge de Sena não foge a esta regra.
(ler mais...)


Toda a gente dá, toda a gente tira. Será? »  2016-11-30  »  Maria Augusta Torcato

Nós cuidamos do mundo e o mundo cuida de nós. Tão simples. Tão linear. Então por que não é assim? Então por que é que o mundo está como está? E nós estamos como estamos? Nem nós nem o mundo estamos bem.
(ler mais...)


A banha da cobra »  2016-11-29  »  Helder Simões

Yo no creo en brujas, pero que las hay las hay! – Diz el Pueblo. Ao formular este raciocínio, o povo admite que todos os fenómenos devem ter uma explicação lógica, e que as justificações baseadas em conceitos mágicos devem ser consideradas um último recurso.
(ler mais...)


Hasta nunca comandante »  2016-11-29  »  João Carlos Lopes

Mesmo sem termos lido ensaios e sebentas que caracterizavam o comunismo soviético como uma deriva histórica dos despotismos asiáticos (e como estávamos nós longe dessas subtilezas ideológicas, que queríamos era uma revolução interior de festa, alegria, música e miúdas), não deixávamos de pressentir, contudo, que aquele comunismo desbotado plasmado nas imagens tristonhas e sombrias da “Vida Soviética” e dos relatos calados feitos tabu dos camaradas que visitavam a pátria do socialismo e voltavam mudos, não deixávamos de pressentir que “aquilo” nunca seria o socialismo que um dia nós e Portugal escolheríamos.
(ler mais...)


Cancro: a doença maldita »  2016-11-29  »  Juvenal Silva

As doenças cancerosas representam um grave problema de saúde a nível mundial e, não se vislumbra retrocesso…
Em 2015, a Organização Mundial de Saúde estimou que no ano de 2030 poderão existir 27 milhões de pessoas cancerosas, 17 milhões de mortes por cancro e 75 milhões de casos cancerosos.
(ler mais...)


A saúde ao natural »  2016-11-28  »  Juvenal Silva

Desde o início da humanidade o homem sempre se tratou de uma forma muito eficaz, utilizando apenas métodos e meios naturais.

Hoje discute-se muito sobre a autoridade ou eficácia das Terapêuticas Não Convencionais, também denominadas de Complementares ou Alternativas, mas que de fato, tem uma única denominação: Medicina Natural.
(ler mais...)


Fidel... »  2016-11-26  »  Hélder Dias

Apoio um nadinha racista... »  2016-11-19  »  Hélder Dias

W. G. Sebald »  2016-11-17  »  Jorge Carreira Maia

Winfried Georg Sebald morre nos finais de 2001, com apenas 57 anos. Quando, há anos, o descobri fiquei fascinado pela sua escrita. Li de enfiada, sem conseguir parar, todas as traduções das suas obras.
(ler mais...)


American dream »  2016-11-09  »  Jorge Carreira Maia

A eleição de Donald Trump tem pelo menos uma virtude. Mostra a natureza do fenómeno político. E a política tem como única finalidade a conquista do poder. Por muito que os corações benevolentes achem que a política é o lugar onde se trabalha para o bem comum, a realidade nunca se ajustou a tal benevolência.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia