• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Dom.
 16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Prisão de ventre »  2016-07-17  »  Juvenal Silva

A prisão de ventre é um problema que cada vez mais afeta as pessoas e muitas são as que diariamente utilizam laxantes, sem antes verificarem a causa dessa desordem.

A prisão de ventre está relacionada com a espécie e qualidade dos alimentos, visto que alguns ativam os movimentos do intestino grosso, enquanto outros prejudicam esses movimentos e, produzem obstipação intestinal.
(ler mais...)


Eis a questão? »  2016-07-10  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Ser ou não ser? Eis a questão” é um dos mais famosos aforismos da literatura mundial, da autoria de William Shakespeare. Quando se questiona sobre a integração de emigrantes portugueses em Mo- çambique há uma questão que se coloca inevitavelmente: é difícil?

Não, não é.
(ler mais...)


Calimero »  2016-07-09  »  Hélder Dias

A bandeira na lapela »  2016-07-08  »  Jorge Carreira Maia

Uma trilogia ou, melhor, uma troika. Maria Luís Albuquerque, Passos Coelho e Assunção Cristas. A direita portuguesa perdeu o decoro. A rábula das sanções a Portugal é o exemplo acabado do que é a política na Europa.
(ler mais...)


Sandochas »  2016-07-06  »  João Carlos Lopes

Há coisas que, nunca por nunca, deveriam ser entregues ao mercado e à iniciativa privada actuando à vara larga. Não há volta a dar: o interesse público é incompatível com os interesses do “mercado”, da “competividade”, da “livre iniciativa”, por mais mecanismos de regulação que existam, que no caso são uma fraude ao serviço do lucro e do roubo organizado, aos cidadãos e ao Estado.
(ler mais...)


E se lessem os trágicos gregos? »  2016-06-30  »  Jorge Carreira Maia

O estilo é o próprio homem, dizia o conde de Buffon. E há estilos que são particularmente irritantes. Por exemplo, o de Catarina Martins, a coordenadora - seja lá isso o que for - do Bloco de Esquerda.
(ler mais...)


A União Europeia – essa inimiga! »  2016-06-26  »  Acácio Gouveia

O euroceticismo está na hora do dia. Em Portugal a contestação tem como protagonista assumido o próprio governo, em razoável sintonia com partidos da esquerda. De uma maneira generalizada os comentadores e oponion-makers, seguem esta tendência crítica, embora com tonalidades diferentes, e os meios de comunicação social, uns mais que outros, são eurocéticos.
(ler mais...)


Bad feelings »  2016-06-24  »  Jorge Carreira Maia

Tinha-me deitado quase às duas da manhã. Acordei por volta das sete. A primeira coisa que fiz foi consultar os jornais online. O Brexit tinha vencido. Pensava que a permanência venceria, embora quando me deitei, tendo em conta as reacções no The Guardian, mas também da cotação da libra, aos resultados de Sunderland e de Newcastle, tinha a sensação de que a saída podia ganhar.
(ler mais...)


Onde raio está o dinheiro? »  2016-06-19  »  Jorge Salgado Simões

Eu já nem quero saber como foram gastos os milhões de euros de lucros que nos fomos habituando a ouvir em apresentações de resultados da Caixa ao longo de vários anos. E também já não me interessam para nada aquelas análises que se referiam recorrentemente ao facto da banca portuguesa ser toda espetacularmente inovadora, um exemplo de modernidade, boa gestão e um sem fim de coisas maravilhosas.
(ler mais...)


Desafios »  2016-06-17  »  Jorge Carreira Maia

O que tem de interessante a actual situação política é o desafio que coloca às forças de esquerda. Fundamentalmente, ao BE e ao PCP. Se a actual maioria servir como tampão aos desmandos da direita não será mau.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira