• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


A virtude da humildade »  2016-05-20  »  Jorge Carreira Maia

Não quero deixar passar em claro a oportunidade, oferecida pela conquista do 35.º campeonato pelo Sport Lisboa e Benfica, para reflectir numa virtude que, no actual contexto cultural, parece ter sido completamente desvalorizada: a humildade.
(ler mais...)


O respeito pela dignidade do homem »  2016-05-14  »  Jorge Carreira Maia

Trabalhadores obrigados a usar fraldas por não poderem ir à casa de banho. Não acredita? É o que se passa, imaginem, nos EUA, com quem trabalha em aviários (ver (ler mais...)


Somos do Inferno »  2016-05-12  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Um dos sonhos com que eu cresci desde tenra idade era o de conhecer aquele que eu considero o último grande herói da humanidade: Nelson Mandela. Outros terão uma opinião diferente sobre ele, mas Nelson Mandela era o meu herói.
(ler mais...)


Poesia, para quê? »  2016-05-06  »  Jorge Carreira Maia

A poesia, quando entendida ao nível do senso comum, é vista ou como expressão de sentimentos ou como arma de transformação do mundo. Ela, porém, nada tem a ver com a expressão de sentimentos pessoais.
(ler mais...)


Um desejo no 25 de Abril »  2016-04-25  »  Jorge Carreira Maia

Com o passar do tempo, as datas de ruptura política vêem o seu significado banalizar-se e a própria linguagem que fala sobre o acontecido corre sempre o risco – talvez inevitável – de se tornar num conjunto de metáforas mortas.
(ler mais...)


O varrasco »  2016-04-21  »  João Carlos Lopes

Em boa hora, a maioria socialista engendrou um momento cívico à altura das comemorações do 25 de Abril, designadamente a oferta de um porco no espeto à população, motivo que incendiou o debate ideológico em redor dessa data tão longínqua, mas assaz presente na nossa memória.
(ler mais...)


Far west »  2016-04-20  »  Hélder Dias

Crónicas de África: Moçambicanês »  2016-04-20  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Das coisas mais hilariantes que existe no convívio com o povo moçambicano é tentar perceber o “moçambicanês”. Não, não é nenhum dos inúmeros dialectos que existe aqui mas simplesmente a forma que tenho de caracterizar o calão deste povo.
(ler mais...)


A importância das combinações alimentares »  2016-04-20  »  Juvenal Silva

Os alimentos mal combinados provocam dificuldades digestivas com consequentes obstáculos para uma boa assimilação e, favorecem a ocorrência de distúrbios do aparelho gastrointestinal, como dilatações abdominais, digestões prolongadas e difíceis, ardores no estômago, obstipação e flatulência.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo »  2016-04-20  »  António Gomes

É sabido, os jornais já fizeram notícia, a empresa pública Águas do Ribatejo teve um saldo positivo em 2015 de 1,5 milhões de euros. É sempre agradável saber destas contas, destes resultados. A Águas do Ribatejo, 100% pública, é responsável pelo abastecimento de água e pelo tratamento do saneamento em 7 concelhos do distrito de Santarém, incluído o município de Torres Novas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia