• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 13° / 2°
Períodos nublados
Dom.
 13° / 2°
Períodos nublados
Sáb.
 14° / 5°
Claro
Torres Novas
Hoje  16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Denis Hickel

 

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E A CULTURA LOCAL »  2017-12-13 

Há uma resistência geral na sociedade e especialmente no âmbito político para implementar agendas que tornem o tema das alterações climáticas parte da cultura geral, da economia, do planeamento e do empreendedorismo. Parte disso deve-se a dificuldade de compreensão da amplitude e complexidade do tema pelo fato de que ainda é necessário uma abstração para o entend... (ler mais...)


TRANSIÇÃO EM CURSO »  2017-11-29 

Nos dias que correm, quando falamos sobre o futuro das cidades, devemos acrescentar à lista dos problemas ambientais em curso o futuro robótico que se avizinha e o impacto geral que a tecnologia poderá trazer para as nossas vidas. Os Robôs já podem carregar coisas, dar saltos e fazer movimentos finos similares aos nossos. Soma-se aos movimentos complexos a inteligência artificial, e teremos todas as pess... (ler mais...)


QUE FUTURO PARA TORRES NOVAS? »  2017-11-15 

Há poucos anos atrás facilitei diversas oficinas junto à comunidade escolar do concelho e que trazia o questionamento de como seria a escola diante de todos os problemas globais que enfrentamos. A gravidade destes temas são difíceis de abordar em toda a sua amplitude por trazerem uma complexidade e uma interdependência difíceis para nossa forma linear de pensamento; o que invariavelmente leva os ... (ler mais...)


Porto cede primeiros pontos »  2010-10-07 
PORTO e Vitória de Guimarães defrontaram-se no estádio D. Afonso Henriques num jogo que se previa muito difícil para o líder do campeonato, exactamente perante a mesma equipa que derrotou o campeão em título e que originou a encomenda de tanta polémica. O Porto entrou forte no jogo, dominando a seu belo prazer e não permitindo que a equipa vitoriana se aproximasse da sua área, ao mesmo tempo que ia criando sucessivas oportunidade... (ler mais...)

Sporting a derrapar »  2010-10-01 
SPORTING concede mais um empate no seu próprio estádio, desta vez perante o Nacional da Madeira, no terceiro jogo consecutivo para a Liga Zon Sagres sem conseguir a vitória e depois de batido no estádio da Luz pelo rival encarnado.

Agora com dez pontos de atraso em relação ao líder Futebol Clube do Porto, nem os próprios dirigentes leoninos acreditam que o Sporting seja um candidato ao título. O atraso na classificação, mas... (ler mais...)


Benfica forte. Sporting fraco »  2010-09-24 
BENFICA e SPORTING disputaram no estádio da Luz um derby intenso, nem sempre bem jogado, principalmente da parte do Sporting, que culminou numa exibição francamente melhor do Benfica que venceu categoricamente por 2-0 a equipa do Sporting que se mostrou muito frouxa, incapaz de ombrear com a equipa do Benfica.

Foi gritante a intranquilidade da equipa do Sporting que, em todo o jogo, não mostrou classe, com muitos jogadores a evide... (ler mais...)


Porto 12; Benfica 3 »  2010-09-17 
PORTO recebeu e venceu o Braga por 3-2 num jogo que foi um excelente espectáculo de futebol, bem jogado, de elevada intensidade, com grande emoção dentro e fora do relvado e muitos golos.

Duas grandes equipas de futebol, com destaque para o Braga que provou no Dragão, frente ao Porto, ser uma das melhores equipas a disputar a Liga Sagres Zon e que justifica, por si só, a sua participação na UEFA Champions League.

Porto e B... (ler mais...)


Piloto automático »  2010-09-10 
SELECÇÃO de Portugal seguiu a convicção de Gilberto Madaíl, presidente da esgotada direcção da Federação de Portuguesa de Futebol (FPF), ao empatar 4-4 no confronto com a débil selecção do Chipre, que se deslocou a Portugal para disputar o primeiro jogo da fase de apuramento para o campeonato Europeu de futebol.

A propósito da condenação do seleccionador Carlos Queirós em seis meses pela Adop, entidade que contr... (ler mais...)


Porto líder isolado »  2010-09-03 
BENFICA conquistou os primeiros pontos neste campeonato ao vencer, sem nenhuma dificuldade, a frágil equipa do Vitória de Setúbal, demasiado ingénua e sem ambição para defrontar, no estádio da Luz, o campeão nacional em título.

Os encarnados começaram bem a partida e aos quatro minutos inauguravam o marcador, aproveitando muito bem a deficiente marcação da defesa sadina, fazendo um golo muito consentido.

Os setubalens... (ler mais...)


Benfica sem rumo »  2010-08-27 
BENFICA soma quatro derrotas consecutivas, o que deixa os seus adeptos apreensivos quanto à prestação da sua equipa. Nesta jornada, na Choupana frente ao Nacional da Madeira, o Benfica somou nova derrota, a segunda seguida na Liga Zon Sagres e zero pontos na classificação de uma prova em que defende o título que ostenta.

Com uma entrada forte no jogo, os encarnados dominaram durante a primeira parte, conseguindo algumas jogadas ... (ler mais...)


Liga começa. Benfica derrotado »  2010-08-20 
O SPORTING, depois de uma pré-época com altos e baixos e de exibições nem sempre convincentes nos jogos particulares e de apuramento para a Liga Europa, entrou a perder na deslocação que fez ao campo da Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira na jornada inaugural da Liga Zon Sagres. Um golo na segunda parte da equipa do Paços derrotou a formação leonina que na segunda parte foi uma sombra de si própria, depois de na primeir... (ler mais...)

Sporting em grande »  2010-07-30 
SELECÇÃO

Agora é um processo disciplinar em que é arguido, nem mais nem menos, o seleccionador nacional Carlos Queirós. Só faltava isto para trazer para a ribalta, de novo pelos piores motivos, o homem que conduz os destinos da selecção nacional de futebol.

Aquele processo está relacionado com alegada falta de respeito (insultos) do seleccionador nacional para com os médicos da ... (ler mais...)


Pré-época »  2010-07-23 
A participação da selecção de Portugal no campeonato do Mundo terá rendido à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) cerca de sete milhões de euros. De acordo com notícias vindas a público nalguns meios da Comunicação Social, aquele valor não terá chegado para pagar as despesas com a selecção, as quais foram prontamente desmentidas pelo presidente da FPF que garantiu exactamente o contrário.

Também de acordo com informaçõe... (ler mais...)


Estrutura amadora »  2010-07-15 
Publicou o jornal ”Sol” uma entrevista do seleccionador nacional Carlos Queirós em que este terá afirmado, a certo passo : ”Tendo em conta a estrutura amadora da Federação, as coisas correram muito bem à Selecção”.

Esta frase, em grande parangona na primeira página, provocou uma violenta reacção de Carlos Queirós que brindou o jornalista do ”Sol”, através das televisões, com os mais variados e violentos e... (ler mais...)


Maçã podre »  2010-07-08 
Escreveu Vasco Pulido Valente (in jornal Público, de 03/07/2010): ”Quando falamos de Portugal (a propósito de economia, de política ou de futebol) esquecemos sempre o Portugal de que falamos”.

A selecção de Portugal, depois de uma fase de apuramento que se mostrou decepcionante, foi participar no campeonato do Mundo de futebol na África do Sul com uma fasquia muito alta, fixada com a responsabilidade maior da generalidade da Comuni... (ler mais...)


Nem aos quartos chegámos »  2010-07-01 
Depois de ter empatado a zero com a selecção do Brasil, num jogo em que a selecção de Portugal surgiu disposta num sistema claramente defensivo, numa preocupação de não perder o jogo e de tentar ganhá-lo num golpe de sorte a aproveitar eventual erro dos brasileiros, o que não sucedeu, Carlos Queirós mostrou neste jogo as suas preocupações defensivas, não arriscando um milímetro que fosse, enquanto a selecção canarinha tentava cheg... (ler mais...)

Saco cheio »  2010-06-25 
Na cidade do Cabo, África do Sul, a selecção de Portugal disputou o segundo jogo desta fase de grupos do Campeonato do Mundo de Futebol, frente à selecção da Coreia do Norte, cujo seleccionador declarou querer vingar a célebre derrota por 5-3 no ano de 1966, na prova que foi disputada em Inglaterra, depois de ao intervalo os asiáticos baterem a selecção portuguesa por 3-0 e que terminou com a vitória da selecção lusa com Eusébio em ... (ler mais...)

Desilusão! »  2010-06-17 
No primeiro jogo que disputou nesta fase de grupos do campeonato do Mundo em futebol, a selecção de Portugal não foi além de um empate a zero frente à selecção da Costa do Marfim, qualificada como a melhor no continente africano.

Com excepção de um remate de Cristiano Ronaldo de fora da área, que embateu no poste da baliza da selecção africana, a selecção de Portugal fez uma exibição pobre, decepcionante para os portugueses q... (ler mais...)


Vuvuzela »  2010-06-10 
a vuvuzela é uma corneta de plástico, que emite sons semelhantes ao de elefantes e outros animais, muito popular nos adeptos de futebol da África do Sul, que enchem os estádios naquele país africano. Pensa-se que a vuvuzela poderá ter tido origem no chifre de kudu (um antílope) e serviria para chamar os habitantes das aldeias para reuniões.

Com a disputa do campeonato do Mundo de futebol na África do Sul, a vuvuzela divulgou-se e fa... (ler mais...)


Selecção anima »  2010-06-04 
O tema central da comunicação social desportiva tem sido a selecção nacional, a estagiar na Covilhã, a par da ascensão de Mourinho a treinador do Real Madrid depois das peripécias que envolveram a rescisão do seu contrato com o Inter de Milão, e do elevado e proibitivo salário que vai auferir – 28.000 euros por dia.

Em segundo plano, continua a saga das entradas e saídas de jogadores e treinadores, com a novidade de se ficar a s... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-12-13  »  Jorge Salgado Simões Torres Novas 2018, mais um ano sem IMI Familiar
»  2017-12-13  »  José Ricardo Costa O Derbi
»  2017-12-12  »  Anabela Santos Falar por falar